domingo, 19 de setembro de 2021

TIRINHA: ARMANDINHO IGUALDADE SOCIAL - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Armandinho Igualdade Social

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPaiFpOzUNwvASfN54bh8ACv_JfRBaPA5OQsFGxQFjjKLcuGsmx9Ajt24Q121gVGDjVmf_IXZXuKH09vXs-YyDeqWV2f9fnGV_cw4JitzgoKsg9D7YEqedDz3h584o_uluVtRPppnJo5I/s417/IGUALDADE.png 

                     BECK, Alexandre. Armandinho. 1° jul. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2KzUdya. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 145.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê nas imagens?

      No primeiro quadrinho, Armandinho observa uma pilha grande de tijolos numa plataforma escrita “violência” e apenas um tijolo em “igualdade social”. O segundo quadrinho mostra que ele tirou quase todos os tijolos da violência, deixando apenas um tijolo, e colocando em “igualdade social”.

02 – Que crítica social é feita pelo personagem?

      A crítica de que a desigualdade social constrói a violência. E que, se construirmos um mundo com igualdade social, a violência não se cria.

03 – Qual é a proposta do personagem para diminuir a violência?

      Construir um mundo com igualdade social, assim a violência passa a não existir ou a diminuir a tal ponto que não se percebe.

04 – Em sua opinião, quais medidas poderiam ser imediatas e quais poderiam ser tomadas em longo prazo para eliminar a violência? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário