domingo, 12 de setembro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): SUPERTRABALHADOR - GABRIEL, O PENSADOR - COM GABARITO

 Música(Atividades): Supertrabalhador

                                      Gabriel, O Pensador

Quem trabalha e mata fome não come o pão de ninguém
Mas quem come e não trabalha tá comendo o pão de alguém
Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém
Mas quem come e não trabalha tá comendo o pão de alguém
É pra ganhar o pão tem que trabalhar
Missão para os heróis que estão dentro do seu lar
O seu pai, sua mãe, são trabalhadores
São os super-heróis, verdadeiros protetores

A superjornalista, o superdoutor
O supermotorista, o supertrocador
O superguitarrista, o superprodutor
E a superprofessora, é que me ensinou
E o supercarteiro, quê que faz, quê que faz?
Manda carta e manda conta pra mamãe e pro papai
E o supergari, o lixeiro, o quê que faz?
Bota o lixo no lixo que aqui tem lixo demais

Cada um faz o que sabe, cada uma sabe o que faz
Ninguém menos ninguém mais, todo mundo corre atrás
E volta pra casa com saudade do filho
Enfrentando o desafio, desviando do gatilho
Mais uma jornada, adivinha quem chegou?
São as aventuras do supertrabalhador

Sou o supertrabalhador
Alimento minha família com orgulho e amor
Supertrabalhador
São as aventuras do supertrabalhador
Sou o Supertrabalhador
Enfrento os desafios, o perigo que for
Supertrabalhador
São as aventuras do Supertrabalhador
Demorou

Quem trabalha e mata fome não come o pão de ninguém
Mas quem come e não trabalha sempre come o pão de alguém
Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém

E pra fazer o pão tem que colher o grão
Separar o joio do trigo na plantação
O superlavrador falou com o agricultor
Que sabe que precisa também do motorista do trator
Na cidade, o engenheiro precisa do pedreiro
Mas pra fazer o prédio tem que desenhar primeiro
O sonho do arquiteto, bonito no projeto, virando concreto
Vai virando o concreto!

Eu sou o supertrabalhador
Alimento minha família com orgulho e amor
Supertrabalhador
São as aventuras do supertrabalhador
Sou o Supertrabalhador
Enfrento os desafios, o perigo que for
Supertrabalhador
São as aventuras do Supertrabalhador
Demorou

Quero ser trabalhador, quem não é um dia quis
Minha mãe sempre falou, quem trabalha é mais feliz
Mas tem que suar pra ganhar o pão
E ainda tem que enfrentar o leão
O leão quer morder nosso pão
Cuidado com o leão, que ele come o nosso pão
O leão quer morder nosso pão
Cuidado com o leão, não dá mole não

Eu sou o supertrabalhador
Alimento minha família com orgulho e amor
Supertrabalhador
São as aventuras do supertrabalhador
Sou o Supertrabalhador
Enfrento os desafios, o perigo que for
Supertrabalhador
São as aventuras do Supertrabalhador
Demorou

Supertrabalhador
Taxista, motoboy, assistente, diretor
Supertrabalhador
Pipoqueiro, pedagogo, poteiro, pesqisador
Supertrabalhador
Ambulante, feirante, astronauta, ilustrador
Supertrabalhador
Comandante, comissário, caixa, vendedor
Supertrabalhador

Cozinheiro, garçom, bibliotecário, escritor
Supertrabalhador
Maquinista, sambista, surfista, historiador
Supertrabalhador
Marceneiro, carpinteiro, ferreiro, minerador
Supertrabalhador
Telefonista, salva-vidas, bombeiro, mergulhador
Supertrabalhador
Para-quedista, arqueólogo, filósofo, pintor
Supertrabalhador
Sapateiro, boiadeiro, farmaucêtico, cantor
Supertrabalhador

Gabriel, o Pensador. Supertrabalhador. In: Gabriel, o Pensador, para crianças. São Paulo: Abril/Moderna, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2E52Gsx. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 220-3.

Entendendo a música:

01 – As letras de rap tratam de fatos do cotidiano imediato e apresentam crítica social e protesto sobre alguma situação pela qual passam as pessoas mais pobres da população. Responda: 

a)   A quem se dirige o rap “Supertrabalhador”? Que versos podem justificar sua resposta?

Essa música foi composta para dialogar com crianças. Isso se comprova pelo título do álbum que pode ser encontrado na referência e pelos versos: “O seu pai, sua mãe, são trabalhadores / São os supeer-heróis, verdadeiros protetores”.

b)   De que tema trata esse rap?

Trata da supervalorização dos diferentes trabalhadores, nas variadas profissões.

c)   A maior parte da letra apresenta uma palavra e uma lista de palavras. Que palavras são essas? Por que o compositor faz uso de todas essas palavras?

As palavras são nomes de diversas profissões. Ele faz uso dessas palavras para exaltar todas as profissões.

d)   Como essa lista pode ser recebida pelo ouvinte/leitor?

A ideia é que o ouvinte/leitor identifique a profissão dos pais como digna de super-heróis.

02 – Releia este trecho da letra do rap e responda:

        Quem trabalha e mata fome não come o pão de ninguém
         Mas quem come e não trabalha tá comendo o pão de alguém”

        “É pra ganhar o pão tem que trabalhar
         Missão para os heróis que estão dentro do seu lar”

a)   Que tipo de reflexão esses versos do rap estimulam?

Esses versos valorizam quem trabalha e se alimenta do próprio trabalho, não aqueles que sobrevivem à custa de outras pessoas.

b)   Que valores humanos estão sendo defendidos nessa canção?

Os valores da honestidade e do trabalho.

c)   A quem é dirigida a crítica “Mas quem come e não trabalha tá comendo o pão de alguém”? Explique.

A todas as pessoas que, de forma desonesta, exploram u roubam outras pessoas.

d)   Quem são os heróis a quem se refere o eu lírico? Você concorda com essa ideia? Por quê?

São pais e mães que trabalham para sustentar os filhos. Resposta pessoal do aluno.

e)   Quais são as profissões dos heróis de sua casa?

Resposta pessoal do aluno.

03 – O rap é um gênero musical que tem na palavra cantada sua força, para transmitir uma mensagem ao seu público. Releia a letra da canção, observando os recursos sonoros utilizados, e responda:

a)   Na primeira parte da letra de canção, como são formados os pares de rima?

Ninguém / alguém; trabalhar / lar; trabalhadores / protetores; superdoutor / supertrocador / superprodutor; Ensinou / chegou / demorou; faz / atrás; filho / gatilho; supertrabalhador / amor / for.

b)   Como as rimas se organizam ao longo desse trecho? As rimas são paralelas e/ou alternadas? Explique.

São rimas alternadas, muitas vezes, com muitos versos adiante, e paralelas, uma seguida da outra. A distribuição dessas rimas no texto não tem padronização. É feita aleatoriamente, com a liberdade de expressão própria do rap.

c)   Como o rapper organiza o verso, na parte da lista de profissões, para formar a rima com a palavra “Supertrabalhador”?

Termina o verso com uma profissão com o sufixo –or.

d)   Que efeitos sonoros o recurso da rima produz no rap?

A rima possibilita produzir ritmo e melodia aos versos do rap.

e)   Além da rima, que outro recurso sonoro pode ser percebido nesse rap?

Há acentuação da palavra-chave “supertrabalhador”.

04 – Embora o eu lírico apresente uma longa lista de profissões, destaca algumas na primeira parte da música.

a)   Como essas profissões são apresentadas? Que sentido é produzido?

Apresenta as profissões de superjornalista, superdoutor, supermotorista, supertrocador, superguitarrista, superprodutor, superprofessora, supercarteiro, supergari. Todas essas profissões são apresentadas com o prefixo “super”, que indica qualidades superiores a esses trabalhadores.

b)   Como são descritas as profissões de professor, carteiro e gari?

A professora que o ensinou; o carteiro que manda carta e conta para os pais; o gari coloca o lixo no lixo.

05 – Releia os versos:

        Cada um faz o que sabe, cada uma sabe o que faz
         Ninguém menos ninguém mais, todo mundo corre atrás
         E volta pra casa com saudade do filho
         Enfrentando o desafio, desviando do gatilho
         Mais uma jornada, adivinha quem chegou?
         São as aventuras do supertrabalhador.”

a)   Quem é o supertrabalhador? Explique.

Para o eu lírico, o supertrabalhador é aquele que sai para trabalhar e volta para casa passando por várias dificuldades e perigos.

b)   Qual é o argumento defendido pelo eu lírico sobre as profissões? Explique.

Todas as profissões são especiais, sem distinção, pois cada pessoa faz o que sabe e ninguém é inferior ao outro.

c)   Em sua opinião, o que esse argumento pode ensinar aos jovens que estão escolhendo uma profissão? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

4 comentários: