domingo, 12 de setembro de 2021

TIRINHA: DOLCE FAR NIENTE - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Dolce far niente

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVFxZ6u8LnwixFKTdWXQQuqbS7aEbkPHjKyJxstax3O9XuqHVwU_L3Y9_-cvFEYNWkIE6f7cuGYq297toTwVp-uJ1_jbsShmSMBWfwa4hV9igH9u6aUnWdJFR427BoL6_uWqHKAYCfHkU/w401-h214/DOLCE.jpg


Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 108.

Entendendo a tirinha:

01 – Em que consiste o humor dessa tirinha?

      Consiste no uso ambíguo do verbo fritar, associado ao termo cérebro no último quadrinho e relacionado à fala do segundo quadrinho, quando o personagem afirma que vai assistir aos canais de culinária.

02 – O termo fritar, empregado pelo personagem no último quadrinho, está em sentido denotativo ou conotativo? Que sentido tem esse verbo nessa fala?

      Sentido conotativo. O verbo fritar, pode ser interpretado como “enfastiar, saturar-se, entediar, chegar aos limites da resistência ou tolerância”.

03 – Identifique e copie da tirinha a expressão em que se verifica o emprego da crase e justifique o uso desse acento grave que marca na escrita a contração da preposição a com o artigo a.

      Expressão à toa. Trata-se de uma locução adverbial que contém a (contração da preposição a com o artigo a).



Nenhum comentário:

Postar um comentário