Tirinha: Menino Maluquinho na biblioteca
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.157.
Entendendo a tirinha:
01 – Que emoção expressa a fala da personagem do primeiro quadrinho?
Expressa surpresa, admiração.
02 – Por que ela teve reação? Que ideia a personagem tem sobre o valor
que as crianças dão à leitura?
A personagem acha que as crianças dão
pouco valor à leitura, por isso fica surpresa ao ver os estudantes lendo livros
nas férias. A interlocutora diz que um garoto está na biblioteca porque é
japonês, isto é, alguém considerado estudioso, que leva os estudos a sério;
outro vai a biblioteca para ter uma atitude diferente da de outros de sua
idade, porque é “do contra”; e o terceiro está na biblioteca porque é maluco,
fazendo referência ao personagem Menino Maluquinho.
03 – Em sua opinião, que preconceitos estão expressos na fala da segunda
bibliotecária?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Você acha que os alunos só leem por obrigação? É possível associar
prazer ao ato de ler? Explique e dê exemplos.
Resposta pessoal do aluno.
05 – Se você fosse um escritor e entra-se na biblioteca, e vise os
meninos lendo em plenas férias, o que você pensaria?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente,
elogiaria e os incentivaria, porque dá muita importância a leitura.
06 – Em sua opinião, o que poderia ser feito em sua escola para
incentivar o hábito de leitura de mais alunos?
Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário