quarta-feira, 14 de julho de 2021

CARTA DO LEITOR: VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE LIVROS IMPRESSOS E DIGITAIS - MATHEUS HENRIQUE - COM GABARITO

 Carta: Vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais

Postado por: Matheus Henrique Em: Estudantes 

        Olá, leitores!

  Livros Digitais ou Livros Impressos é um debate que vem crescendo desde o início da popularização dos aparelhos digitais.

        Muitas vezes é até difícil acompanhar a tecnologia, pois ela está sempre evoluindo, sempre trazendo novidades. Foi assim com o VHS, vinil e celulares antigos, porém o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital. Muito disso se deve a preferência dos leitores pelo livro impresso devido a experiência sensorial que ele traz, mas seria apenas essa a vantagem dos livros impressos? E por outro lado, seriam os livros digitais formas superiores de leitura?  Tudo isso é relativo, depende do que cada um procura e por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um para saber qual escolher.

        As vantagens da mídia digital

·        Não ocupa espaço

        E-books não tem peso, nem ocupam espaço físico, ou seja, você pode carregar apenas um ou uma centena dentro do seu bolso sem preocupações. Além disso, livros digitais são mais práticos até mesmo para serem lidos, já que não é preciso ter uma posição exata para segurar, sem páginas dobrando na hora que não devem.

·        Maior durabilidade

        Os livros digitais também apresentam a vantagem de ter uma durabilidade, tecnicamente, infinita. Eles não podem ser rasgados ou fazer a famosa “orelha”.

·        Nenhuma árvore usada na sua criação

        Atualmente existe uma grande preocupação com o meio ambiente e, nesse quesito, os e-books também vencem, afinal não é necessária uma única árvore para a sua criação e distribuição.

·        Preço

        Cópias digitais são mais baratas para serem produzidas e não precisam de transporte, exportação ou qualquer gasto adicional. Por esse motivo ele é muito mais barato que uma versão física. Geralmente um e-book não custa mais do que 20 reais, alguns podem até custar centavos.

·        Variedade

        Outra grande vantagem dessa mídia é a facilidade de acesso a diversos títulos. Sabe aquele livro que você procura em toda biblioteca e não acha? Provavelmente ele está apenas a alguns clicks de distância no seu smartphone.

·        Interatividade

        Esse tipo de livro apresenta uma interatividade que não pode ser alcançada pelas versões impressas. A interatividade é talvez a maior vantagem do e-book. Você pode ter links funcionais, gráficos animados, pequenos vídeos, GIFs, comentários em áudio, sites de desmembramento. Enfim, uma infinidade de recursos que podem acelerar o processo de aprendizado e otimizar a busca por informações.

        Em suma, o E-book é uma alternativa mais barata, duradoura e com muito mais interatividade que os livros impressos, mas ainda assim não pode ser considerada uma versão superior, principalmente para os leitores que os utilizam com o objetivo de estudar. Nesses casos o livro físico ainda pode ser a melhor opção e isso não parece ser algo passageiro.

        Para entender o porquê dos livros físicos não se tornarem obsoletos, é preciso entender suas vantagens que vão muito além do sensorial.

        As vantagens do livro físico

·        Sensação de algo físico

         A vantagem mais atenuante das versões impressas é justamente a sensação de você ter algo em mãos, o cheiro do livro, a textura na página, tudo isso aumenta o prazer da leitura e a satisfação de comprar um algo novo e excitante que não seja apenas um aplicativo.

·        Concentração

        Apesar dos livros digitais chamarem mais atenção e serem mais interativos, essas duas qualidades podem prejudicar a leitura, principalmente no caso de crianças. Alguns estudos com grupos de teste lendo o mesmo livro nos diferentes formatos tiveram resultados diferentes de entendimento e de retenção de informação, com o livro impresso tendo melhores resultados. Apesar da interatividade ajudar na busca por informação, ela pode atrapalhar se causar muita distração, principalmente em leitores mais novos.

·        Cansaço

        Livros físicos são geralmente menos cansativos do que os digitais, a luz de fundo dos aparelhos celulares e tablets são cansativas para os olhos, podendo assim diminuir o tempo que você passa com um livro.

        Conclusão

        O fato primordial é que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa.  Nessa discussão se encaixa muito o termo “Ferramenta certa para o trabalho certo”. Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.

        Já para os estudantes a recomendação é sim optar por livros físicos por terem menos formas de desviar a concentração. No bom e velho livro impresso não tem o risco da janelinha do WhatsApp chamar a sua atenção, interrompendo assim sua concentração e estudo.

        E para você, qual é a melhor opção e qual a te ajuda a aprender mais?

        Até mais!

MATEUS, Henrique. Saiba as vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais. Ensino: Guia de Educação. Disponível em: https://bit.ly/2ipQUIV. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 177-180.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.estudokids.com.br%2Fcarta-do-leitor-como-usar-esse-genero-textual%2F&psig=AOvVaw2a0YKskMC0fDktYQyjEWnt&ust=1626380454922000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLD5ub6x4_ECFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a carta:

01 – O texto que você acabou de ler é uma carta ao leitor de um blog. Responda:

a)   Qual elemento do texto lembra uma carta pessoal? Explique.

A saudação da carta com certa informalidade: “Olá, leitores!”.

b)   Por que se trata de uma carta ao leitor e não carta do leitor? Explique a diferença desses dois gêneros.

Uma “carta ao leitor”, é o texto produzido pelo editor do blog ou revistas para os leitores. Uma “carta do leitor” é o texto produzido pelos leitores para o blog ou revista, direcionado ao editor ou a outros leitores, sobre textos diversos, publicados por um veículo midiático.

c)   Então, qual é a finalidade de uma carta ao leitor publicada num blog, numa revista e em outros veículos midiáticos?

Uma “carta ao leitor” é o texto produzido pelo editor do blog ou da revista para esclarecer os leitores sobre determinado tema polêmico ou ainda para suscitar a discussão, de modo que o leitor produza comentários ou cartas e os encaminhe ao editorial.

d)   Qual tema é discutido na carta ao leitor que você leu?

As vantagens e desvantagens da leitura em livros impressos e digitais.

02 – Releia um trecho da primeira parte da carta ao leitor.

        “Livros Digitais ou Livros Impressos é um debate que vem crescendo desde o início da popularização dos aparelhos digitais.

        Muitas vezes é até difícil acompanhar a tecnologia, pois ela está sempre evoluindo, sempre trazendo novidades. Foi assim com o VHS, vinil e celulares antigos, porém o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital...”. Responda:

a)   Qual fato gerou o debate sobre a escolha entre livros digitais e impressos?

O avanço das tecnologias de informação e comunicação e a popularização dos aparelhos digitais.

b)   Qual segmento desse trecho expõe uma opinião do editor sobre o debate? Você concorda com ele e com a explicação dada? Justifique.

“[...] o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital”. A segunda resposta é pessoal do aluno.

c)   Você sabe o que são VHS e vinil? Explique. Caso necessite, realize a pesquisa na internet.

VHS são as antigas fitas usadas para filmar e reproduzir em videocassete. Vinil é uma mídia, geralmente de PVC preto, que reproduz a música em toca-discos, com a agulha tocando suas ranhuras.

d)   Os VHS e vinil foram substituídos ou são utilizados até hoje? Explique.

O VHS foi substituído pelo DVD, blu-ray, MP4 e todos os demais formatos digitais. O vinil foi substituído pelo CD e MP3 por um tempo, mas tem voltado, porque, segundo muitos músicos, a qualidade do som é única, muito diferente da dos demais formatos digitais.

03 – O autor faz um levantamento de questionamentos iniciais sobre o assunto. Responda:

a)   Qual questionamento é levantado sobre o livro impresso (físico)?

A experiência sensorial que traz seria a única vantagem dos livros impressos?

b)   E sobre o livro digital?

Seriam os livros digitais formas superiores de leitura?

c)   Além desses dois questionamentos sobre o assunto, qual(is) outro(s) poderia(m) ser levantado(s)?

Pode ser levantados diversos questionamentos, dependendo do que os alunos forem discutir no momento. Como sugestão, duas questões: Que tipos de leitor e leituras o livro impresso constrói? E o livro digital?

04 – Reproduza o quadro a seguir e preencha-o com as vantagens e desvantagens do livro digital.

a)   Vantagens: não ocupa espaço; maior durabilidade; nenhuma árvore é usada na sua criação; mais barato que um livro impresso; variedade e fácil acesso; possibilita a interatividade, por meio dos hiperlinks.

b)   Desvantagens: a luz de fundo dos aparelhos celulares e tablets é cansativa para os olhos; para os leitores que precisam estudar, a interatividade pode causar distrações.

05 – Agora, reproduza o quadro a seguir e preencha-o com as vantagens e desvantagens do livro impresso (físico).

a)   Vantagens: sensação de algo físico; concentração; menos cansativo que o digital.

b)   Desvantagens: uso de árvores na produção de papel; custo com a fabricação, impressão e transporte; ocupa muito espaço.

06 – O autor chega a uma conclusão e apresenta argumentos para justifica-la. Responda:

a)   Que conclusão o autor apresenta sobre o livro impresso e o livro digital? Você concorda com ele?

O autor conclui que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa. A segunda é resposta pessoal do aluno.

b)   Qual justificativa sustenta essa conclusão?

“Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.”

c)   Por que ele faz uma ressalva sobre o uso de livros digitais pelos estudantes? Você concorda com essa ressalva?

Ele afirma que o estudante precisa de concentração e a interatividade do livro digital pode prejudica-la. A segunda é resposta pessoal do aluno.

07 – Se no blog você pudesse acessar o espaço destinado aos comentários de leitores, qual comentário deixaria de concordância ou discordância da opinião em relação ao uso do livro digital pelos estudantes?

      Resposta pessoal do aluno.

14 comentários:

  1. muito obrigado 👏👏👏✌✌👍👍👍💕😆😆voces sao demais

    ResponderExcluir
  2. voces sao muitos espetacular obr 😆😆😆😅😅😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei me ajudou muito...... obrigado pela ajuda na minha atividade 😘🖕🖕🖕👌

      Excluir
  3. Obrigadoooo ����❤ valeuu

    ResponderExcluir
  4. Obrigadoooo 😊😊❤ valeuu

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ajudou muito obrigado 😘😍❤

    ResponderExcluir
  6. Vcs não tem as questões da página 181(questão 1,2,3 e 4)?

    ResponderExcluir