Texto: Publicidade infantil: 8 regras que precisam ser obedecidas
Por Redator Rock Content
Publicado em 7 jan. 2017
Atualizado em 2 ago. 2017
7. Desmerecimento de pais e de educadores
Propagandas que apresentam qualquer
conteúdo desmerecendo o papel de pais e de educadores são proibidas.
A explicação é bastante lógica, visto
que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que
faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.
Por mais que o público infantil se
mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha
compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua
vida.
Qualquer tipo de publicidade que leve
ao desmerecimento dos responsáveis e dos professores acaba encorajando as
crianças a fazerem o mesmo.
Outro elemento importante é o fato de a
criança, ao se sentir mais autossuficiente, considerar que está apta a decidir
sobre a compra de determinado produto.
8.
Condicionamento de vendas
A chamada venda condicionada ou venda
casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a
publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.
A questão é tão complexa que já levou à
condenação de uma renomada marca de alimentos. Em sua propaganda, ela
condicionava a compra do relógio de um icônico personagem infantil à
apresentação de embalagens de produtos da marca e mais um valor em dinheiro.
As crianças são consideradas presas
fáceis para vendas que tenham condicionamentos, por isso essa proibição existe.
Ao desejar adquirir o produto final, muitas vezes o público infantil não tem
noção do custo total do processo – especialmente quando ele apresenta verbos
como “ganhar”, dando a entender que aquilo não é uma compra, e sim um brinde.
[...]
Publicidade infantil:
8 regras que precisam ser obedecidas. Marketing de conteúdo, 7 jan. 2017.
Disponível em: https://bit.ly/2BfOEDD.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 256-7.
Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvermelho.org.br%2F2016%2F10%2F22%2Fpublicidade-infantil-e-os-efeitos-danosos-as-criancas-ate-quando%2F&psig=AOvVaw0pNHVOet5XkajgtXSSfaYg&ust=1626379221654000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLitlPSs4_ECFQAAAAAdAAAAABAb
Entendendo o texto:
01 – Releia o trecho
abaixo:
“Qualquer
tipo de publicidade que leve ao desmerecimento dos responsáveis e dos
professores acaba encorajando as crianças a fazerem o mesmo.”
a) Você concorda com essa ideia? Justifique sua posição.
Resposta pessoal do aluno.
b) Você já foi vítima de verbos como ganhar, dando a entender que não se tratava de uma compra, mas sim de um brinde?
Resposta pessoal do aluno.
02 – Releia mais trecho do
texto:
“A chamada venda condicionada ou venda
casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a
publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”
a) O pronome isso retoma que expressões empregadas nesse trecho?
Retoma as expressões “venda condicionada” e “venda casada”.
b) O uso desse pronome estabelece uma coesão referencial ou sequencial entre as orações do trecho?
Coesão referencial.
03 – Que relação de sentido
as conjunções subordinadas destacadas abaixo estabelecem com outras orações dos
trechos em que estão inseridas?
a) “A explicação é bastante lógica, visto que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.”
Visto que: causa, motivo.
b) “Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”
Por mais que: concessão.
c) “A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”
Se: condição.
04 – Reescreva o período a
seguir substituindo a conjunção subordinada destacada por outra que expresse o
mesmo sentido e que também não altere a relação sintática entre as orações.
“Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”
Ainda que/ Embora/ Mesmo que o público infantil se mostre cada vez mais independente
no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das
regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.
05 – De que maneira a
conjunção por mais que contribui para a coesão textual nesse período?
Essa conjunção
contribui para que as partes e as informações do texto possam estar articuladas
e relacionadas, além de permitir a progressão temática, ou seja, permite o
texto avançar, apresentando novas informações sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário