quarta-feira, 14 de julho de 2021

TEXTO(FRAGMENTO): PUBLICIDADE INFANTIL: 8 REGRAS QUE PRECISAM SER OBEDECIDAS - ROCK CONTENT

 Texto: Publicidade infantil: 8 regras que precisam ser obedecidas


Por Redator Rock Content

Publicado em 7 jan. 2017

Atualizado em 2 ago. 2017

        7. Desmerecimento de pais e de educadores

        Propagandas que apresentam qualquer conteúdo desmerecendo o papel de pais e de educadores são proibidas.

        A explicação é bastante lógica, visto que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.

        Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.

        Qualquer tipo de publicidade que leve ao desmerecimento dos responsáveis e dos professores acaba encorajando as crianças a fazerem o mesmo.

        Outro elemento importante é o fato de a criança, ao se sentir mais autossuficiente, considerar que está apta a decidir sobre a compra de determinado produto.

        8. Condicionamento de vendas

        A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.

        A questão é tão complexa que já levou à condenação de uma renomada marca de alimentos. Em sua propaganda, ela condicionava a compra do relógio de um icônico personagem infantil à apresentação de embalagens de produtos da marca e mais um valor em dinheiro.

        As crianças são consideradas presas fáceis para vendas que tenham condicionamentos, por isso essa proibição existe. Ao desejar adquirir o produto final, muitas vezes o público infantil não tem noção do custo total do processo – especialmente quando ele apresenta verbos como “ganhar”, dando a entender que aquilo não é uma compra, e sim um brinde.

        [...]

Publicidade infantil: 8 regras que precisam ser obedecidas. Marketing de conteúdo, 7 jan. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2BfOEDD. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 256-7.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvermelho.org.br%2F2016%2F10%2F22%2Fpublicidade-infantil-e-os-efeitos-danosos-as-criancas-ate-quando%2F&psig=AOvVaw0pNHVOet5XkajgtXSSfaYg&ust=1626379221654000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLitlPSs4_ECFQAAAAAdAAAAABAb


Entendendo o texto:

01 – Releia o trecho abaixo:

        “Qualquer tipo de publicidade que leve ao desmerecimento dos responsáveis e dos professores acaba encorajando as crianças a fazerem o mesmo.”

a)   Você concorda com essa ideia? Justifique sua posição.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Você já foi vítima de verbos como ganhar, dando a entender que não se tratava de uma compra, mas sim de um brinde?

Resposta pessoal do aluno.

02 – Releia mais trecho do texto:

        “A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”

a)   O pronome isso retoma que expressões empregadas nesse trecho?

Retoma as expressões “venda condicionada” e “venda casada”.

b)   O uso desse pronome estabelece uma coesão referencial ou sequencial entre as orações do trecho?

Coesão referencial.

03 – Que relação de sentido as conjunções subordinadas destacadas abaixo estabelecem com outras orações dos trechos em que estão inseridas?

a)   “A explicação é bastante lógica, visto que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.”

Visto que: causa, motivo.

b)   Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”

Por mais que: concessão.

c)   “A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”

Se: condição.

04 – Reescreva o período a seguir substituindo a conjunção subordinada destacada por outra que expresse o mesmo sentido e que também não altere a relação sintática entre as orações.

       Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”

      Ainda que/ Embora/ Mesmo que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.

05 – De que maneira a conjunção por mais que contribui para a coesão textual nesse período?

      Essa conjunção contribui para que as partes e as informações do texto possam estar articuladas e relacionadas, além de permitir a progressão temática, ou seja, permite o texto avançar, apresentando novas informações sobre o tema.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário