quarta-feira, 14 de julho de 2021

CAMPANHA: CAÇA AO TESOURO DA COMUNICAÇÃO - COM GABARITO

 Campanha: Caça ao Tesouro da Comunicação


Campanha Caça ao Tesouro da Comunicação, Biblioteca de Artes, Comunicação e Design/Cabral, 2015. Disponível em:
https://bit.ly/2SRnHLq. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 161.

Entendendo a campanha:

01 – Qual é o objetivo dessa campanha? Qual é seu slogan?

      O objetivo é encontrar livros da área de comunicação, para que sejam doados à biblioteca da universidade. O slogan da campanha é: Caça ao tesouro da comunicação: grandes exploradores recebem sua recompensa.

02 – Quem são os “exploradores”? Qual é o tesouro?

      Os exploradores são os alunos da Faculdade de Comunicação; o tesouro são os livros.

03 – Que estratégia é usada para persuadir as pessoas a doarem livros?

      A troca do livro por uma camiseta.

04 – Como são formadas as palavras comunicação, recompensa e camiseta?

      Comunicação é um substantivo derivado do verbo comunicar. Nesse caso, há o acréscimo do sufixo –ação. Recompensa é um substantivo derivado do verbo compensar. Esse prefixo reforça a ideia de compensação. Camiseta é um substantivo com acréscimo do sufixo –eta a outro substantivo, camisa.

05 – Forme outras palavras com o mesmo radical das do item 04.

      Resposta pessoal do aluno.

 



7 comentários: