sexta-feira, 23 de julho de 2021

IMAGEM: OS SUPERPODERES DA LEITURA - FRANCISCA CUNHA RÊGO - COM GABARITO

 Imagem: Os superpoderes da leitura


RÊGO, Francisca Cunha. Os superpoderes da leitura. Disponível em:
https://bit.ly/2RCOYlq. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 158-9.

Entendendo a imagem:

01 – Você já parou para pensar como funciona a leitura em nosso cérebro? O que você acha que acontece?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como a gente consegue entrar em estado tão profundo de imersão nos nossos pensamentos durante a leitura?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Como será que criamos, em nossa imaginação, outras identidades para nós mesmos?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que é mostrado na imagem? Que sentido é produzido?

      Na imagem, é possível ver um menino com aparência de surpresa ao ler um livro e as partes do cérebro ilustradas com cores diferentes, sobrepostas à cabeça, com a indicação das funções das cores: rosa, marrom, azul, verde e amarela. A sobreposição da imagens e as cores diferentes produzem efeito de atividade cerebral durante a leitura.

05 – Releia a frase a seguir:

        “Um cérebro que lê, brilha”

a)   Qual é a relação dessa frase com a imagem e as cores usadas nas partes do cérebro?

A elação é a de que o cérebro aciona suas diferentes partes durante a leitura.

b)   Nessa frase, são usadas as figuras de linguagem metonímia e metáfora. Procure esses conceitos na internet e explique os efeitos de sentido criados pelo seu uso.

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com a imagem, cada parte do nosso cérebro é responsável por determinados processos. Reproduza a tabela e preencha-a com as informações do texto.

      Cor: rosa; Parte do cérebro: lóbulo frontal; Atividades cerebrais: emoções, raciocínio e fala.

      Cor: marrom; Parte do cérebro: lóbulo parietal; Atividade cerebral: leitura.

      Cor: verde; Parte do cérebro: lóbulo temporal; Atividades cerebrais: compreensão da linguagem, memória e audição.

      Cor: azul; Parte do cérebro: lóbulo occipital; Atividades cerebrais: visão e percepção da cor.

      Cor: amarela; Parte do cérebro: amígdala; Atividades cerebrais: ativada quando há estímulos emocionais fortes, sejam eles positivos ou negativos.

07 – Você já tinha conhecimento dos lóbulos do cérebro e sua relação com as atividades cerebrais? Sabia que o cérebro regula e controla as emoções, o raciocínio, a aprendizagem, a memória e o pensamento? Com base nessas informações e com a ajuda do professor(a), reúna-se com mais dois colegas e pesquisem na internet sobre os lóbulos do cérebro e como seu funcionamento está relacionado às atividades diárias de vocês. Coloquem essas informações em um quadro e, antes de expô-lo para os demais colegas de turma, conversem com o professor(a) de Ciências para tirar eventuais dúvidas.

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário