sexta-feira, 23 de julho de 2021

LIVRO(FRAGMENTO) - A TROCA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM GABARITO

 Livro: A TROCA(Fragmento)

                                    Lygia Bojunga Nunes

        Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

        Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

        De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

        Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

        Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.

        Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que no meu jeito de ver as coisas é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

        Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

BOJUNGA, Lygia. Livro: um encontro com Lygia Bojunga. 2. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 154-6.

Entendendo o livro:

01 – Por que o depoimento recebeu o nome “A troca”?

      A palavra troca foi empregada com o sentido de retribuição. A autora retribui, devolve o que os livros lhe deram, escrevendo outros livros, para outros leitores.

02 – Releia a frase:

        “Para mim, livro é vida; [...]”.

a)   Por que a autora faz essa afirmação?

Porque o livro a constituiu como pessoa, tornou-se seu sustento e possibilitou que ela ajudasse outras pessoas.

b)   Pensando em sua vida, qual palavra você usaria no lugar de livro? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A escritora fez de uma paixão de criança sua profissão. Como você poderia transformar uma paixão de sua vida em profissão? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Depois de definir livro, o depoimento apresenta, em cada parágrafo, uma ideia diferente a respeito da importância do livro na vida da autora. Explique como essas ideias sobre a leitura se formaram em cada período da vida da escritora:

a)   Primeiro período da infância.

Brincando de casinha: livro era tijolo.

b)   Segundo período da infância.

Descobrindo o significado dos desenhos e das palavras.

c)   Pré-adolescência/adolescência.

Pegando intimidade com as palavras, alimentando e imaginação.

d)   Jovem, adulta.

Fabricando, ou seja, escrevendo livros para leitura de outras pessoas.

04 – A escritora realiza um depoimento sobre sua relação com os livros e a leitura. Responda:

a)   De que tipo de leitura a autora se refere?

A autora está se referindo à leitura literária.

b)   É possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural? Explique.

Sim, é possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural, por exemplo: ao assistir a um filme ou a uma peça teatral, ao jogar videogame, ouvindo ou cantando uma música, entre outras. Nessas manifestações culturais, é possível imaginar-se como outras pessoas, vivendo em outros mundos.

c)   Além de entretenimento e fruição, que objetivos pode ter a leitura? Explique.

Os objetivos de leitura podem ser estudar, buscar informações, trabalhar, formar opinião, buscar instruções de uso, entre outros.

05 – Em sua opinião, que valor nossa sociedade dá à leitura de forma geral? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

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