Livro: A TROCA(Fragmento)
Lygia Bojunga Nunes Pra mim, livro é vida; desde que eu era
muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora,
livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada;
inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava
pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De
casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes).
Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com
a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a
gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir
novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha
imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia,
comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo
inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro
me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei
com essa troca tão gostosa que no meu jeito de ver as coisas é a troca da
própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas, como a gente tem mania de sempre
querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra
em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai
morar.
BOJUNGA, Lygia.
Livro: um encontro com Lygia Bojunga. 2. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 154-6.
Entendendo o livro:
01 – Por que o depoimento recebeu o nome “A troca”?
A palavra troca foi empregada com o sentido de
retribuição. A autora retribui, devolve o que os livros lhe deram, escrevendo
outros livros, para outros leitores.
02 – Releia a frase:
“Para mim, livro é vida; [...]”.
a) Por que a autora faz essa afirmação?
Porque o livro a constituiu como pessoa, tornou-se
seu sustento e possibilitou que ela ajudasse outras pessoas.
b) Pensando em sua vida, qual palavra você usaria no lugar de livro? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
c) A escritora fez de uma paixão de criança sua profissão. Como você poderia transformar uma paixão de sua vida em profissão? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
03 – Depois de definir livro, o depoimento apresenta, em cada parágrafo,
uma ideia diferente a respeito da importância do livro na vida da autora.
Explique como essas ideias sobre a leitura se formaram em cada período da vida
da escritora:
a) Primeiro período da infância.
Brincando de casinha: livro era tijolo.
b) Segundo período da infância.
Descobrindo o significado dos desenhos e das
palavras.
c) Pré-adolescência/adolescência.
Pegando intimidade com as palavras, alimentando e
imaginação.
d) Jovem, adulta.
Fabricando, ou seja, escrevendo livros para leitura
de outras pessoas.
04 – A escritora realiza um depoimento sobre sua relação com os livros e
a leitura. Responda:
a) De que tipo de leitura a autora se refere?
A autora está se referindo à leitura literária.
b) É possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural? Explique.
Sim, é possível “alimentar a imaginação” com outras
formas de manifestação cultural, por exemplo: ao assistir a um filme ou a uma
peça teatral, ao jogar videogame, ouvindo ou cantando uma música, entre outras.
Nessas manifestações culturais, é possível imaginar-se como outras pessoas,
vivendo em outros mundos.
c) Além de entretenimento e fruição, que objetivos pode ter a leitura? Explique.
Os objetivos de leitura podem ser estudar, buscar
informações, trabalhar, formar opinião, buscar instruções de uso, entre outros.
05 – Em sua opinião, que valor nossa sociedade dá à leitura de forma
geral? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
Top
ResponderExcluirAs vezes você pega um livroz as vezes o livro te pega a) o que você ver na imagem
ResponderExcluirMe ajudou mto rsrs,tava precisando.
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirAjudou muito MSM MN
ResponderExcluir