quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

POEMA: NOME DA GENTE - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

 POEMA:  Nome da gente


            
        Pedro Bandeira

 

Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?



Eu não gosto

do meu nome 
Não fui eu

quem escolheu. 
Eu não sei

por que se metem 
com um nome

que é só meu!


O nenê

que vai nascer 
vai chamar

como o padrinho,

vai chamar

como o vovô, 
mas ninguém

vai perguntar
o que pensa

o coitadinho.


Foi meu pai quem decidiu 
que meu nome fosse aquele. 
Isto só seria justo 
se eu escolhesse

o nome dele.


Quando eu tiver um filho, 
não vou pôr nome nenhum. 
Quando ele for bem grande, 
ele que procure um!

 Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1984.

Livro: Português – 5ª série – Palavra Aberta – Isabel Cabral – Atual Editora – p.47.


ATIVIDADE ESCRITA

Pense e responda:
1) Quem escolheu seu nome?

    Resposta pessoal.

2) Se você não se chamasse ________ que nome gostaria de ter?     

    Resposta pessoal.

3) Qual o assunto principal do poema?

    O poema fala sobre o nome das pessoas.

4) Quem escolheu o nome da pessoa do poema?

     Foi o pai que escolheu o nome.

5) O que o menino diz sobre o seu nome?

     Que não gosta de seu nome, porque não foi ele que escolheu.

6) O que ele vai fazer quando tiver um filho?

     Não vou por nome nenhum.

 

2 comentários: