segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): A PORTA DA ALEGRIA - OSWALDO MONTENEGRO - COM GABARITO

 Música(Atividades0: A Porta da Alegria

                                                            Oswaldo Montenegro

Cada vez que eu subo ao palco pra cantar

Eu me lembro de você

Será que ainda quero falar?

Ainda há coisas pra contar ou pra dizer?

O vento corta a pele, mas

O coração por dentro resistiu

O sol lá fora é novo, mas você não viu

 

Cada vez que alguém me olha com atenção

Dá vontade de gritar

Que o tempo tá na contramão

E é preciso de algum jeito se apressar

A vida exige sonhos, e o amor, é só um jeito de sonhar

E não há mais segredo se a gente falar.

 

Mas eu sei que fiz as coisas do meu jeito

Não há o que consertar

Cada um tem sua história

Só quem viveu, é que pode contar

E o passado é diferente na memória

E o certo é o que virá

Abre a porta da alegria e deixa entrar!

Abre a porta da alegria e deixa entrar

 

Hoje eu sei só quem tirou a fantasia

Aproveita o carnaval

Apaga o que havia

E comemora o que há de novo no quintal

O amor troca de rosto

Mas mudar não quer dizer que é o final

Se lembra: Toda a nostalgia pode ser fatal

E descansa que a vida dá um jeito

Que for para ajeitar

E o que não foi possível, é possível que ainda esteja lá

 

De repente, em qualquer rua sem aviso

A gente vai se achar

Abre a porta da alegria e deixa entrar

Abre a porta da alegria e deixa entrar

E hoje eu sei que fiz as coisas do meu jeito

Não há o que consertar

Abre a porta da alegria e deixa entrar

Abre a porta da alegria e deixa entrar

           Composição: Oswaldo Montenegro / Arlindo Da Paixão

Entendendo a canção:

01 – De que se trata a canção?

      Fala da esperança de dias melhores, alegres.

02 – O eu lírico diz que quando sobe ao palco lembra de sua amada e faz que questionamento?

      Se ainda que falar, se ainda há coisas pra contar ou pra dizer.

03 – Que mensagem traz o verso: “O sol lá fora é novo, mas você não viu”?

      Que o sol continua brilhando, mas sua amada não percebeu.

04 – Na segunda estrofe o eu lírico fala que se deve correr menos e viver mais; que esse é o segredo válido para todos os tempos. Copie os versos que retratam esse fato.

      “E é preciso de algum jeito se apressar / A vida exige sonhos, e o amor, é só um jeito de sonhar / E não há mais segredo se a gente falar”.

05 – Após analisar a letra da canção, responda: a temática é positiva ou negativa? Em seguida, explique por quê?

      A temática é positiva, pois o eu lírico nos convida a abrir a porta da alegria e deixa-la entrar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário