quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

TEXTO: O PRINCIPEZINHO E A RAPOSA - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY - COM GABARITO

 TEXTO: “O PRINCIPEZINHO E A RAPOSA”


E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia – disse a raposa.
- Bom dia – respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui disse a voz – debaixo da macieira...
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa – disse a raposa.
- Vem brincar comigo – propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo – disse a raposa – não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa – disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou.
- Que quer dizer “cativar”?
- Tu não és daqui – disse a raposa. – Que procuras?
- Procuro os homens – disse a raposa têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas
também.  É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
- Não – disse o principezinho – Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida – disse a raposa. – Significa “criar laços...”
- Criar laços?
- Exatamente – disse a raposa – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente
igual  a cem  mil  outros  garotos.  E  eu não  tenho  necessidade  de ti.  E tu não tens também
necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas,
se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu
serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender – disse o principezinho – Existe uma flor..., eu creio que ela me
cativou...
- E possível – disse a raposa – Vê se tanta coisa na Terra...


(O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry. São Paulo: Círculo do Livro, 1992)

Fonte: Livro: Português - 5ª série - Palavra Aberta - Isabel Cabral - Atual Editora - p.108-110.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


1. No início da conversa, o principezinho convida a raposa para brincarem juntos.
a) Como está se sentindo o principezinho?

     Está triste.
b) Por que a raposa recusa o convite do principezinho?

     Porque ainda não foi cativada; não há nada de especial entre os dois.


2) “- Os homens – disse a raposa – têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem.”

a) Por que é incômodo para a raposa que os homens tenham fuzis e cacem?

     Porque homens caçam raposas.
b) Por que, para a raposa, é interessante que os homens criem galinhas?

    Porque raposas comem galinhas.


3) Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida – disse a raposa – Significa “criar laços..”
a) O que significa “criar laços”?

     Fazer amizade, estabelecer uma relação.


b) O que a raposa quis dizer com “É uma coisa muito esquecida”?

     Quis dizer que as pessoas não têm o hábito de fazer amigos de verdade.


c) Você concorda com a raposa? Por quê?

     Resposta pessoal.

4) De acordo com a raposa, quando as pessoas se tornam amigas, elas passam a ter necessidade uma da outra?

    Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário