domingo, 24 de janeiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): ANTIGA VIOLA - TONICO E TINOCO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Antiga Viola

                                                       Tonico e Tinoco

A minha antiga viola
Feita de pau de pinheiro
É minha eterna lembrança
Do meu tempo de violeiro
A saudade do catira
Do meu sertão brasileiro

Corta-jaca recortado
Alembro dos mutirão
O xote alembro as gaucha
O churrasco no galpão
As moda de viola é triste
Faz sofrê quem tem paixão

O baião é lá do Norte
Paulista é o cateretê
Quando escuto a Cana Verde
Alembro de Tietê
Numa festa do Divino
Que eu me encontrei com você

A valsa é uma serenata
Na janela da morena
O rasqueado faz lembrá
O cantar das siriema
Do tempo de boiadeiro
Nas madrugada serena

Cantei muitos desafio
Já fui cabra fandangueiro
Na congada já fui rei
Em todo sertão mineiro
Hoje só canto a saudade
Do folclore brasileiro

Composição: Tonico.

Entendendo a canção:

01 – A letra da canção revela que, entre tantas funções da língua, ela contribui para a preservação da identidade nacional sertaneja. No texto, o que caracteriza linguisticamente essa identidade?

a)   O uso de adjetivos qualificadores das experiências do enunciador.

b)   O emprego de palavras contrárias à destruição da natureza.

c)   As escolhas lexicais caracterizadoras da fala coloquial.

d)   As palavras sugestivas do caráter romântico do homem sertanejo.

e)   A marca pronominal indicativa de um interlocutor feminino.

02 – Que ritmos de músicas são citados na canção?

      Recortado, catira, fandango, xote, baião, cateretê, valsa, rasqueado e congada.

03 – Como foi feita a antiga viola?

      Feita de pau de pinheiro.

04 – O poeta fala de que povo brasileiro?

      Gaúcho, nordestino, paulista e mineiro.

05 – Transcreva o verso que lembra as tradições do gaúcho.

      “O xote alembro as gaúchas / O churrasco no galpão...”.

06 – De que o poeta tem saudades?

      Do tempo de violeiro, dos fandangos, do sertão brasileiro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário