sábado, 1 de abril de 2017

TEXTO: HÁ INCERTEZA NA MUDANÇA - ALDEBARAN L. DO PRADO JÚNIOR - COM GABARITO

TEXTO– HÁ INCERTEZA NA MUDANÇA

         O FILÓSOFO Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável” mas o processo é uma questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A certeza se refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida nos atinge quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
          Vivemos num universo dinâmico e as mudanças climáticas, junto aos ciclos dos movimentos aparentes dos astros, criando dias e noites, talvez sejam as provas mais evidentes disso. É interessante perceber como este dinamismo permeia a vida do homem, não só individualmente, mas também socialmente. Impérios são criados, conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo lugar a outros. As formas de vida também sofrem alterações através do tempo (teoria da evolução das espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos à erosão e à ação oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras substâncias.
          Correto está o filósofo, ao afirmar que “a mudança é indubitável”. Porém a questão do progresso, ou seja, uma mudança positiva, deve ser analisada com mais cuidado. A partir da definição de progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar “positiva sob qual ponto de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina: males de origem”, associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais justa. Por outro lado, a revolução industrial, período de significativo progresso tecnológico, condenou mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca de salários miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança positiva apenas para o capitalista.
          Passando da sociologia para a ecologia, podemos perceber, pelo texto “Bad evolution” de Alamma Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser alterado em função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na temperatura média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”, aumentando a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o aumento da temperatura média do planeta deve ser considerado uma mudança positiva ou negativa?
          Deve ficar claro que, muitas vezes, o ser humano não tem condições de avaliar o impacto causado por suas atividades. Sabemos que a instalação de uma usina termoelétrica provoca o aumento da acidez nas chuvas da região onde se encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente devido a todas as outras atividades humanas? A aplicação de um determinado projeto social pode melhorar a vida de algumas pessoas em detrimento de outras. Como avaliar se isso é benéfico ou maléfico?
          As palavras de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez nunca percam a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre, sem nunca saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar mudando, sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu extermínio.
          Talvez Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas parte da natureza humana.
                                     Aldebaran L. do Prado Júnior. In: Vestibular Unicamp -
                                     Redações 2003. Campinas: Editora da Unicamp, p. 51.

INDUBITÁVEL: sobre o que não pode haver dúvida; incontestável.
1 – O texto dissertativo escolar geralmente apresenta uma estrutura organizada em três parte: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese, o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal, e a conclusão.
a)     Identifique os parágrafos que constituem essas partes:
A introdução é constituída pelo 1º parágrafo; o desenvolvimento, pelos 2º, 3º, 4º e 5º parágrafos; a conclusão, pelo 6º parágrafo.

b)    Qual é a ideia principal, ou a tese, defendida pelo autor na introdução?
A ideia de que o mundo em que vivemos muda com certeza, mas não temos como saber se essa mudança é ou não benéfica.

2 – O desenvolvimento é construído em quatro parágrafos.
a)     Que aspecto da tese é desenvolvido no primeiro desses quatro parágrafos?
O dinamismo é característica do universo, do planeta e da vida humana.

b)    Que aspecto é abordado nos outros três parágrafos?
A dificuldade de saber se a mudança é benéfica ou não.

3 – Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparações, dados históricos, dados estatísticos, pesquisas, causas sócio econômicas ou culturais, depoimentos – enfim, tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. Quais desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um dos parágrafos do desenvolvimento?
       No 1º parágrafo do desenvolvimento, o autor utilizou exemplo e alusão histórica; no 2º, citação e alusão histórica (revolução industrial); no 3º, citação e exemplo (a lagoa); no 4º, exemplo e relações de causa e efeito.

4 – Observe a conclusão do texto. Trata-se de uma conclusão do tipo síntese ou do tipo proposta?
      Uma conclusão do tipo síntese.

5 – Observe o título do texto. Você o considera adequado ao texto? Por quê?
      Resposta pessoal.

6 – Observe a linguagem do texto:
a)     Que variedade linguística foi empregada?
Uma variedade de acordo com a norma-padrão.

b)    Que pessoa gramatical dos verbos e pronomes predomina?
A 3ª pessoa do singular.

c)     A linguagem tende à pessoalidade ou à impessoalidade? Tende à objetividade ou à subjetividade?
Tende à impessoalidade e à objetividade.


7 comentários: