quarta-feira, 19 de abril de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CAÇADOR DE MIM - MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES) – CAÇADOR DE MIM


Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito à força numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim.
                                     Composição: Sérgio Magrão, Luiz Carlos Sá.
       In: Milton Nascimento. Caçador de mim. Ariola/Polygram, 1997.

Atroz: espantoso, monstruoso, desumano.

1 – Leia em voz alta o trecho da canção que mais chamou a sua atenção.
       Resposta pessoal.

2 – Na sua opinião, o que procura o caçador que fala no texto?
       Resposta pessoal. Resposta possível: O caçador quer se descobrir; está à procura de si próprio, do sentido de sua vida.

3 – Há alguma palavra no texto que você não conheça? Procure descobrir o significado dela pela frase em que foi usada.
       Educador, neste momento, é importante que o aluno desenvolva a habilidade de dedução dos sentidos das palavras e seja orientado para adequá-los ao contexto. Nesta etapa do processo, ainda não desenvolvemos o trabalho com dicionário: o uso sistemático dele e o estudo do gênero verbete serão realizados na unidade 2.
       Educador, converse com os alunos sobre a ideia de oposição, selecionando exemplos do cotidiano deles, como: vida x morte; bem x mal; claro x escuro; partidos de oposição x partidos de situação; justiça x injustiça; entre outras. Essa prévia oral facilitará a compreensão do que o exercício solicita.

4 – Leia os versos a seguir e responda:
      Por tanto amor      A vida me fez assim       Manso ou feroz
 Por tanta emoção      Doce ou atroz                 Eu, caçador de mim
a)   Quais são as palavras de sentidos opostos que aparecem nesses versos?
Doce, atroz, manso, feroz.

b)   Você acha possível que uma pessoa seja ao mesmo tempo doce e feroz? Por quê?
Resposta pessoal. Educador: esta questão permite que os alunos reflitam a respeito dos conflitos e das contradições do ser humano. Será interessante estimulá-los a falar sobre o assunto para ajuda-los a compreender os versos.

c)   O que a canção transmite com o uso dessas palavras?
Na canção, a voz que fala sobre si quer dizer que é possível ter sentimentos, emoções e atitudes diferentes e até mesmo contraditórios, e que se pode reagir a eles de diversas maneiras.

5 – O que você acha que significa o verso “Fugir às armadilhas da mata escura”?
       Respostas possíveis: “Fugir as armadilhas”: escapar, desviar dos perigos, obstáculos, do que pode impedir a procura;
“Da mata escura”: do caminho obscuro, desconhecido, misterioso.

6 – Você se identificou com o que é dito nos versos da canção? Fale sobre isso com seus colegas.
       Resposta pessoal.




4 comentários: