quinta-feira, 27 de abril de 2017

SIMULADO DE PRONOMES PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

SIMULADO DE PRONOMES

1)   Quais pronomes abaixo são exemplos dos classificados como INDEFINIDOS?
a)   Vossa Senhoria, Vossa Alteza
b)   Vós e eles
c)   Algum, quaisquer, pouco
d)   Cada, isso, aquilo
e)   Eu, assaz, alhures, atalho

2)   Assinale o pronome relativo que completa a frase: “O garoto _______a cobra picou, passa bem”.
a)   a quem;
b)   cuja;
c)   o qual;
d)   em quem;
e)   cuja a.

3)   Marque a única frase abaixo que NÃO tem o pronome interrogativo.
a)   Quem entende essa criança?
b)   Nosso povo está despertando.
c)   Você já leu este livro?
d)   Ninguém vai entender esse problema?
e)   Qual é a atriz principal da peça?

4)   Assinale a frase onde o pronome é indefinido.
a)   Esses livros aí não devem sair da biblioteca.
b)   Aquele jornal é bom?
c)   Ninguém quer discutir a questão.
d)   Ela sempre gostou de ler.
e)   Os estudantes participaram da festa.
  
5)   Coloque (x) na única frase que tem pronome relativo.
a)   Ontem encontrei Camila, a quem dei flores.
b)   Quando você vai trazer meus cds?
c)   Meu tio foi ao parque com minha tia.
d)   Você mora no meu coração.
e)   João vai comigo ao supermercado.

6)   O indefinido nada significa nenhuma coisa. Contudo, em qual das frases a seguir o pronome ganha o sentido de alguma coisa?
a)   Não compreendi nada do que a professora falava.
b)   O senhor não quer comer nada antes de viajar?
c)   Nada do que aconteceu importa.

7)   Complete as lacunas com o pronome demonstrativo adequado:
1)   “_______ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?”
2)   “A estrada do mar, larga e oscilante ________ sim, o tentava.”
3)   “Na traseira do caminhão lia-se _____frase: Tristeza não paga dívida.”
4)   “Cuidado, mergulhador, _________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
a)   esse – esse – esta – estes;
b)   este – esta – esta – estes;
c)   este – esta – essa – esses;
d)   esse – essa – essa – esses;
e)   este – esta – essa – estes.

8)   O pronome de tratamento usado para o papa é :
a)   Vossa Excelência
b)   Vossa Magnificência
c)   Vossa Eminência
d)   Vossa Santidade
e)   N.D.A.

9)   Suponha que você deseje dirigir-se a personalidades eminentes, cujos títulos são: papa, juiz, cardeal, reitor e príncipe. Assinale a alternativa que contém a abreviatura certa da “expressão de tratamento” correspondente ao título enumerado:
a)   Papa....... V.Sª
b)   Juiz..........V.
c)   Cardeal ......V.Exª
d)   Reitor ........V.A
e)   Príncipe ...... V.A.

10)                Marque (x) na alternativa que NÃO tem pronome possessivo.
a)   O meu boné é azul e o seu é vermelho.
b)   Ela fez boas provas e suas notas foram ótimas.
c)   Seu chapéu é de palha e o meu é de pano.
d)   Aquela bicicleta é minha.
e)   N.D.A.


“Grandes resultados requerem grandes ambições.” (Heróclito)


Um comentário: