QUINCAS BORBA
--- Não há
morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode
determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida,
porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a
destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador
e benéfico da guerra. Supõe tu um campo da batatas e duas tribos famintas. As
batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças
para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância;
mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a
nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a
destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e
recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações,
recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra
não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de
que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo
racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao
vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
MACHADO DE ASSIS. Quincas
Borba. In: --- Obra completa. 1. v.
Rio de Janeiro, Nova Aguilar, l985. p. 648-9.
3v.
Inanição: enfraquecimento extremo por falta
de alimentação.
Despojos: restos.
Canonizar: louvar, enaltecer.
1 – O texto pode ser dividido em duas partes: a hipótese e o
exemplo. Delimite as partes.
1ª:
De “Não há morte...” até “...guerra.” (Linha 4)
2ª:
De “Supõe tu... “ até o final.
2 – Explique a afirmativa do narrador: “Não há morte”.
Segundo a teoria de Quincas Borba, a supressão de alguma coisa é
necessária à sobrevivência de outra, sempre que duas forças se enfrentam. Logo,
vida = morte.
3 – Que princípio naturalista orienta esta hipótese?
A lei
do mais forte.
4 – No exemplo sugerido pelo narrador, por que uma das tribos
deveria ser necessariamente eliminada?
Porque
as batatas não seriam suficientes para ambas; se a divisão fosse feita em paz,
ambas sucumbiriam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário