sábado, 4 de março de 2017

TEXTO: GENÉTICA HUMANA - COM GABARITO


TEXTO: GENÉTICA HUMANA

     Cientistas da Grã-Bretanha anunciaram ter identificado o primeiro gene humano relacionado com o desenvolvimento da linguagem, o FOXP2. A descoberta pode ajudar os pesquisadores a compreender os misteriosos mecanismos do discurso – que é uma características exclusiva dos seres humanos. O gene pode indicar por que e como as pessoas aprendem a se comunicar e a se expressar e por que algumas crianças têm disfunções nessa área. Segundo o professor Anthony Monaco, do Centro Wellcome Trust de Genética humana, de Oxford, além de ajudar a diagnosticar desordens de discurso, o estudo do gene vai possibilitar a descoberta de outros genes com imperfeições. Dessa forma, o prosseguimento das investigações pode levar a descobrir também esses genes associados e, assim, abrir uma possibilidade de curar todos os males relacionados à linguagem.

                                                                   Disponível em http://www.bbc.co.uk
                                                                   Acesso em: 4 maio 2009 (adaptado).

I – Para convencer o leitor da veracidade das informações contidas no texto, o autor recorre à estratégia de:

a)     Citar autoridade especialista no assunto em questão.
b)    Destacar os cientistas da Grã-Bretanha.
c)     Apresentar citações de diferentes fontes de divulgação cientifica.
d)    Detalhar os procedimentos efetuados durante o processo da pesquisa.
e)     Elencar as possíveis consequências positivas que a descoberta vai trazer.


RESOLUÇÃO: Das estratégias mencionadas nas alternativas, a única utilizada no texto com o objetivo de “convencer o leitor da veracidade das informações” é a citação de um especialista. Embora elenque “as possíveis consequências positivas que a descoberta vai trazer”, isso não é feito para “convencer o leitor da veracidade das informações”. Resposta: A

CRÔNICA ESCRITA - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

CRÔNICA ESCRITA
Machado de Assis

         Suponha o leitor que possuía duzentos escravos no dia 12 de maio e que os perdeu com a lei de 13 de maio. Chegava eu ao seu estabelecimento e perguntava-lhe:
     - Os seus libertos ficaram todos?
     - Metade só; ficaram cem. Os outros cem dispersaram-se; consta-me que andam por Santo Antônio de Pádua.
     - Quer o senhor vender-nos?
     Espanto do leitor; eu, explicando:
     - Vender-nos todos, tanto os que ficaram, como os que fugiram.
     O leitor assombrado:
     - Mas, senhor, que interesse pode ter o senhor...
     - Não lhe importe isso. Vende-nos?
     - Libertados não se vendem.
     - É verdade, mas a escritura de venda terá a data de 29 de abril; nesse caso, não foi o senhor que perdeu os escravos, fui eu. Os preços marcados na escritura serão os da tabela da lei de 1885; mas eu realmente não dou mais de dez mil réis por cada um.
     Calcula o leitor:
     - Duzentas cabeças a dez mil réis são dois contos. Dois contos por sujeitos que não valem nada, porque já estão livres, é um bom negócio.
     Depois refletindo:
     - Mas, perdão, o senhor leva-os consigo?
     - Não, senhor: ficam trabalhando para o senhor; eu só levo a escritura.
     - Que salário pede por eles?
     - Nenhum, pela minha parte, ficam trabalhando de graça. O senhor pagar-lhes-á o que já paga.
     Naturalmente, o leitor, à força de não entender, aceitava o negócio. Eu ia a outro, depois a outro, depois a outro, até arranjar quinhentos libertos, que é até onde podiam ir os cinco contos emprestados; recolhia-me a casa e ficava esperando.
     Esperando o quê? Esperando a indenização, com todos os diabos! Quinhentos libertos, a trezentos mil réis, termo médio, eram cento e cinquenta contos; lucro certo: cento e quarenta e cinco.
                                                                        (Machado de Assis, Crônica escrita
                                                                          Em 26/06/1888. Obra Completa.)

I – A frase – Quer o senhor vender-nos? – poderia ser reescrita, segundo uma perspectiva contemporânea e coloquial, da seguinte maneira:
a)     O senhor quer me vender esses libertos?
b)    O senhor quer-me os vender?
c)     O senhor quer me vender-lhes?
d)    O senhor nos quer vender os libertos?
e)     Quer o senhor me os vender?
RESOLUÇÃO: A frase da alternativa a é a única que corresponde ao emprego “contemporâneo e coloquial” do Português do Brasil. No teste, não se teve a preocupação de distinguir o coloquial brasileiro do português. Neste último, porém, a próclise em “me vender” seria substituída por ênclise em “quer-me”. Resposta:  A

II – No processo argumentativo, o trecho - ...mas a escritura de venda terá a data de 29 de abril... – tem a função de:
a)     Criar uma falsa analogia.
b)    Desfazer uma incompatibilidade.
c)     Estabelecer uma negociação justa.
d)    Valorizar a perda de uma da partes.
e)     Abrir caminho a uma renegociação.
RESOLUÇÃO: A oração “mas a escritura de venda terá a data de 29 de abril” sugere uma falsificação que desfaz a incompatibilidade de vender escravos após a Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que extinguia a escravidão no Brasil. Resposta: B

III – A frase – Nenhum, pela minha parte, ficam trabalhando de graça. – pode ser reescrita, sem mudança de sentido, da seguinte maneira:
a)     Nenhum, com a minha parte, fica trabalhando d graça.
b)    Nenhum pagamento da minha parte, ficam trabalhando de graça.
c)     Nenhum, pela minha parte fica trabalhando de graça.
d)    Nenhum deles, pela minha parte, fica trabalhando de graça.
e)     Nenhum pagamento, pela minha parte, ficam trabalhando de graça.
RESOLUÇÃO: No pronome adjetivo nenhum, empregado na resposta, está implícito o substantivo “salário”, que era o núcleo da pergunta. Resposta: E.

IV – Os pronomes seu em – Chegava eu ao seu estabelecimento... – (no início do texto) e outro em – Eu ia a outro, depois a outro, depois a outro... – (no final do texto) têm como referência, respectivamente:
a)     Libertos, libertos.
b)    O leitor, ex-donos de escravos.
c)     Local de comércio, libertos.
d)    O leitor, títulos de posse.
e)     Local de comércio, valores.

RESOLUÇÃO: Em “seu estabelecimento”, o pronome possessivo refere-se a “leitor” (“Suponha o leitor”). A reiteração de “outro” refere-se a ex-donos de escravos que seriam contatados pelo narrador. Resposta: B

sexta-feira, 3 de março de 2017

CRÔNICA: O SENHOR - RUBEM BRAGA - COM GABARITO

         CRÔNICA:  O SENHOR


     Carta a uma jovem que, estando em uma roda em que dava aos presentes o tratamento de você, se dirigiu ao autor chamando-o “o senhor”:
     Senhora:
     Aquele a quem chamastes senhor aqui está, de peito magoado e cara triste, para voz dizer que senhor ele não é, de nada, nem de ninguém.
     Bem sabeis, por certo, que a única nobreza do plebeu está em não querer esconder sua condição, e esta nobreza tenho eu. Assim, se entre tantos senhores ricos e nobres a quem chamáveis você escolhestes a mim para tratar de senhor, é bem de ver que só poderíeis ter encontrado essa senhoria nas rugas de minha testa e na prata de meus cabelos. Senhor de muitos anos, eis aí; o território onde eu mando é no país do tempo que foi. Essa palavra “senhor”, no meio de uma frase, ergueu entre nós um muro frio e triste.
     Vi o muro e calei: não é de muito, eu juro, que me acontece essa tristeza; mas também não era a vez primeira.
                                                                           (BRAGA, R. A borboleta amarela.  
                                                                           Rio de Janeiro: Record, 1991.)
Entendendo o texto

I – A escolha do tratamento que se queira atribuir a alguém geralmente considera as situações específicas de uso social. A violação desse princípio causou um mal-estar no autor da carta. O trecho que descreve essa violação é:
a)     “Essa palavra, SENHOR, no meio de uma frase ergueu entre nós um muro frio e triste.”
b)    “A única nobreza o plebeu está em não querer esconder a sua condição.”
c)     “Só poderíeis ter encontrado essa senhoria nas rugas de minha testa.”
d)    “O território onde eu mando é no país do tempo que foi.”
e)     “Não é de muito, eu juro, que acontece essa tristeza; mas também não era a vez primeira.”

RESOLUÇÃO: A “violação” do princípio em questão – de que o tratamento que se dá às pessoas deve levar em conta a situação social – ocorreu porque a interlocutora, com sua forma cerimoniosa de tratamento, excluiu o autor do grupo de homens a que ela se dirigia de maneira informal e, portanto, mais calorosa e alegre (em oposição ao “muro frio e triste” do tratamento formal). Resposta: A.


                      

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

FILME(ATIVIDADES): "QUASE DEUSES" - SINOPSE E ATIVIDADES COM GABARITO

  FILME(ATIVIDADES) “QUASE DEUSES”- QUESTÕES DE ANÁLISE 

Análise de Ética: Filme "Quase Deuses"

Segue abaixo uma análise do ponto de vista ético e histórico do ótimo filme "Quase Deuses" que narra a trajetória dos médicos que efetuaram a primeira cirurgia cardíaca da história. Vale a pena conferir o filme e compreender o contexto em que ele se passa com o texto apresentado.

ATIVIDADES DISSERTATIVAS

1) Qual é o período da história humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?

Quebra da bolsa de valores de Nova York, provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.
Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)
Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica). 

2) Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme: 

Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme, podendo ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, no ônibus os lugares eram divididos. A maioria aceitava essa condição pois eles mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Raras exceções de negros que se destacaram e tiveram coragem de engajar na lutas por igualdade de condições, seja social ou econômica. 
Violação da Lei da Natureza: Cirurgia cardíaca, contra os desígnios de Deus, dono da vida segundo análise da igreja e do padre do filme junto à família.
A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.

3) O que a ciência médica considerava intocável na época? Como essa regra foi rompida e qual o princípio revolucionário que surgiu?

Na época do filme o coração humano era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), desafiando as leis medicas e as leis de Deus para mais tarde salvar milhões de vidas humanas.

4) No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?

Nenhum princípio deve ser rompido. Escolhemos como tema a Clonagem Humana. Acreditamos que, apesar de todos os avanços tecnológicos a sociedade não está preparada para a clonagem de seres humanos. A técnica de clonagem ainda está em aperfeiçoamento. A alta taxa de mortalidade em experimentos com animais, alarmam para o fato de ninguém saber, determinar a normalidade dos embriões. “do ponto de vista científico a clonagem humana é inevitável, mas não sabemos se a sociedade como um todo vai permitir que isso aconteça, porque a ciência avança e não pensa nas consequências, o avanço é feito. Mas quem impõe os limites é a sociedade. Os aspectos jurídicos, morais religiosos vão ser determinados pela sociedade”.

ATIVIDADES OBJETIVAS

1) Qual a doença estudada no filme? 
 a) Síndrome do pânico
 b) Síndrome do bebê azul
 c) Anemia
 d) Câncer

2) Qual órgão a doença atinge? 
  a) estômago
 b) Intestinos
 c) Sangue
 d) Coração

3)Qual era a função que Vivien tinha quando entrou para trabalhar no laboratório? 
  a) Médico
  b) Pesquisador
  c) Faxineiro
  d) Auxiliar de laboratório

4)Qual era o sonho de Vivien? 
 a) Ser Médico
 b) Ser Veterinário
 c) Ser Biólogo
 d) Pesquisador

5)Por que outros personagens do filme achavam que Vivien não poderia trabalhar no laboratório? 
  a) Porque ele não sabia ler
  b) Porque ele era faxineiro
  c) Porque ele era negro
  d) Porque ele era sujo

6)Como a sociedade da época encarava a presença dos negros nas atividades do dia a dia?
  a) Com desprezo
 b) Como algo superior
 c) Como algo normal
 d) Como algo bom

7) Que animais eram utilizados nas experiências cirúrgicas?
  a) Gatos
  b) Porcos
  c) Cães
  d) Macacos

8) Quem foi o autor da frase: "Eu tenho um sonho"?
  a) Dr. Alfred Blalock
  b) Vivien Thomas
  c) Martin Luther King
  d) Barack Obama, Sr

9) Quem foi o autor da frase: "I have a dream"?
  a) Dr. Alfred Blalock
  b) Vivien Thomas
  c) Martin Luther King
  d) Barack Obama, Sr

TEMAS PARA PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - III

TEMAS PARA PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA 


01. Ruído é música?
Examine as características do sistema auditivo humano que nos permitem identificar os sons.

02. Alavancas da ciência.
Examine com a garotada os estudos e invenções feitos por Arquimedes, que formam a base de nosso desenvolvimento científico.

03. O funcionamento de pilhas e baterias.
Pesquise  sobre a importância do lítio para a sociedade moderna.

04. A importância da energia para o emagrecimento.
Pesquise  sobre a importância da energia no processo de emagrecimento.

05. Reflexão e refração do som
Pesquise os princípios que explicam o funcionamento de um sonar.

06. Culinária científica.
Seus alunos vão entender porque arroz e feijão dão certo no prato do brasileiro.

07. Quanto vale a biodiversidade?
Explique como a extinção de uma espécie afeta a biodiversidade.

08. Sede de quê?
Explique como se buscam comprovações de existência de vida em outros planetas.

09. Regeneração à vista.
Discuta os usos e as polêmicas em torno das células-tronco.

10. O vento e o tempo. 
A economia brasileira pode usar a natureza para ir de vento em popa.

11. Inodora e sem micróbios.
Faça a turma ver que a filtração interfere no gosto da água.

12. O laboratório chamado nariz.
Ensine a turma a valorizar o olfato, pois ele pode detectar doenças.

13. O segredo dos cremes.
Explique porque pode valer a pena ficar com a cara empapada.

14. O que ameaça os corais?
Mostre a importância da preservação dos recifes.

15. Conceitos repartidos.
Faça seus alunos verem que a biologia pode explicar comportamentos sociais.

16. Vida e (ou é?) gravidade.
Analise a relação entre a força gravitacional e a evolução biológica humana.

17. Lavagem capilar eletrostática.
Mostre a composição química dos xampus e suas reações com a constituição do fio de cabelo..

18.Cheiros milenares.
Ensine a turma a usar processos químicos para obter bons aromas.

19.Esse remédio é o bicho.
Mostre a seus alunos que a cura de doenças pode estar no reino animal.

20. Café com ciência.
Apure o gosto da turma avaliando o que faz ou não um café ser gostoso.

21. Bloqueio nervoso.
Faça seus alunos verem como a tecnologia pode ajudar na reabilitação de pacientes.

22.O cérebro em busca de euforia.
Explique que o prazer é uma questão de química.

23. De hidrogênio em popa.
Ele está na água, mas também no ar: o hidrogênio vira combustível de avião e muito mais.

24. Sal nosso de cada dia.
O lanche do intervalo vira tema de discussão na sala de aula.

25. Em busca das origens.
Especial sobre a origem do Universo vai ajudar seus alunos a entender um pouco mais de Física.

26. No equilíbrio do salto alto.
Pesquise  sobre as forças físicas envolvidas no equilíbrio de uma mulher sobre saltos altos.

27. Vermes literalmente chatos.
Ensine a evitar a barriga d'água.

28. Velocidade é tudo.
O novo supercomputador pode fazer a garotada perceber que tamanho não é documento.

29. O tripé de controle do diabetes.
Ajude os jovens a entender o problema da diabetes e ajudar a combatê-lo.

30. Sono científico.
Explique à turma o que interfere no sono.

31.Afinal, o que é tempo?
Faça seus alunos verem a diferença entre a hora real e a do relógio.

32. Sol e ondas para salvar o planeta.
A partir das novas promessas de energia alternativa, a moçada vai entender alguns conceitos de Física.

33.  Problema é pressão baixa.
Analise em sala de aula a circulação no corpo humano e o que acontece quando a pressão arterial aumenta.

34. O preço da adolescência.
Mostre que a adolescência é fundamental para a fase adulta.

35. Eva mitocondrial, nossa mãe africana.
Leve a turma a perceber que métodos de pesquisa, como a do material genético, permitem ao homem conhecer a evolução da espécie.

36. Uma semente de ilusão?
Mostre que alimentos derivados perdem parte do valor nutricional.

37. Dieta deprimente.
Mostre a seus alunos que a dieta interfere no humor.

38. Pranchas domadas.
Explique para a turma como se formam as ondas e os princípios físicos que permitem surfá-las.

39. Bebê a bordo.
Use um carrinho de bebê para ensinar conceitos físicos.

40. Quando o ar vira água... na boca!
Ensine a química por trás do sabor do sorvete.

41. Infinitésimos sem fim.
Mostre como calcular o limite de progressões matemáticas.

42.Vegetais engordam, a vaca que o diga...
Relacione ingestão e consumo calórico a manutenção ou alteração do peso corpóreo.

43. O equilíbrio na conta dos saltos.
Calcule com os alunos qual o tamanho máximo que um salto de sapato pode ter.

44. O que é público é bom?
Estimule a discussão sobre a necessidade de redes urbanas de internet sem fio e esclareça sobre o funcionamento desta tecnologia.

45. A difícil sobrevivência dos animais em extinção. 
Enumere as espécies de mamíferos brasileiros que estão em risco de extinção e apresente as causas deste problema à turma.

46.Drible na seleção natural humana.
Analise as adaptações evolutivas humanas e o uso de artefatos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida.

47. Crueldade em nome da gula.
Discuta com os alunos sobre os limites éticos da criação de animais para alimentação e pesquisa.

48. Hormônios à tona.
Explique as mudanças de humor e físicas causadas pelos hormônios da tensão pré-menstrual.

49. Engarrafada e turbinada.
Examine a composição química das águas minerais.

50. Ferramentas para decisões.
Proponha à turma uma análise sobre os índices obtidos na avaliação da qualidade de ensino no Brasil.

TEMAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA- II


TEMAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA- I



01. Noções de matemática financeira.
Pesquisar sobre noções de matemática financeira.

02. Transplante: no coração do problema.
Pesquise sobre o funcionamento do sistema cardíaco humano e as questões envolvidas em um transplante de coração.

03. Viver melhor para viver mais.
Mostrar como o avanço da ciência está ajudando o homem a viver mais e melhor.

04. Se liga: você pode ajudar a evitar o câncer!
Pesquisa e  debate sobre o câncer, seu funcionamento e os agentes cancerígenos descobertos pela ciência.

05. Uso de cobaias: inevitável discussão.
Pesquise  sobre as questões éticas envolvidas no uso de animais em pesquisas científicas.

06. A Física dos raios laser.
Pesquise  sobre os tratamentos a laser.

07. A variabilidade da pressão sanguínea.
Pesquisar  e  explicar o funcionamento do sistema circulatório e debater hipertensão arterial.

08. A importância do bipedalismo na evolução humana.
Pesquisar e  abordar a evolução da postura humana rumo ao bipedalismo, suas causas e consequências.

09. Radiação nuclear e os riscos à saúde humana.
Pesquisar e  comentar os efeitos da radiação no corpo humano e as consequências que a exposição prolongada causa.

10. Quais os efeitos das vacinas no corpo humano?
Pesquisar  e  discorrer sobre o funcionamento das vacinas no corpo humano e sobre os efeitos e reações adversas que levam o assunto à polêmica sobre sua obrigatoriedade.

11. A ação das drogas no organismo humano.
Pesquise  sobre abuso de drogas e o funcionamento destas substâncias no organismo.

12. Genética: como surgem os gêmeos.
Pesquise  sobre os mecanismos que levam à formação de gêmeos.

13. Muita informação e pouco efeito... O que fazer com a dengue?
Pesquisar  sobre o que fazer para resolver o problema da dengue.

14. Como se produz a energia nuclear?
Pesquise  sobre o funcionamento das usinas nucleares.

15. Composição química do sol.
Pesquise  sobre a composição química do sol e as reações que nele ocorrem.

16. A importância ecológica e econômica dos microorganismos.
Pesquisar  sobre fungos e bactérias.

17.Imposto de renda e porcentagem.
Pesquise  sobre imposto de renda e porcentagem.

18. Óculos para míopes e hipermetropes.
Pesquise  sobre ótica.

19. Mecanismos de defesa e doenças autoimunes.
Pesquisar sobre os fundamentos do sistema imunológico e a resposta imune.

20. Vazamento de petróleo no Golfo do México
Pesquisar sobre os impactos do vazamento de petróleo no Golfo do México.

21. Conservação dos predadores de topo da cadeia alimentar.
Pesquisar  sobre a importância dos predadores na cadeia alimentar.

22. Colesterol: benéfico ou maléfico?
Pesquisar  sobre a síntese e a estrutura dos diferentes tipos de colesterol.

23.Contra a anorexia: informação!
Pesquisar  sobre anorexia e outros distúrbios alimentares.

24.Vírus e mutações.
Pesquise  sobre a grande capacidade de mutação dos vírus.

25. Quais os efeitos das vacinas no corpo humano?
Pesquisar e  discorrer sobre o funcionamento das vacinas no corpo humano e sobre os efeitos e reações adversas que levam o assunto à polêmica sobre sua obrigatoriedade.

26. Cicatrização e regeneração da pele.
Pesquise sobre cicatrização e regeneração da pele.

27.Nutrição: a importância de uma alimentação saudável.
Pesquise  sobre a importância de uma alimentação saudável e os distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia.

28.Acidentes com carros de Fórmula 1.
Pesquise  sobre aceleração e desaceleração em uma pista de Fórmula 1.

29. O efeito das bebidas energéticas.
Pesquise  sobre os os efeitos das chamadas bebidas energética.

30. O uso da porcentagem no cotidiano.
Pesquise  sobre o conceito de porcentagem e sua aplicação na prática.

31. Eficiência dos diferentes combustíveis.
Pesquise  sobre as vantagens e desvantagens do uso de diferentes tipos de combustível.

32. A biologia dos vírus.
Pesquise sobre o conceito de coevolução dos vírus e a dificuldade em extinguí-los.

33. Ecossistema em crise.
Pesquise  sobre os efeitos da extinção da flora e da fauna no Brasil.

34. Biodiversidade marinha.
Discutir sobre a biodiversidade marinha e os desafios para conservá-la.

35. Leitura e Interpretação de gráficos.
Pesquise sobre conceitos de estatística, em especial leitura e interpretação de gráficos.

36. Wireless: a difração em baixa frequência.
Pesquise sobre fenômenos físicos associados à tecnologia.

37.Vida em outros planetas.
Pesquise  sobre as condições necessárias para a existência de vida em outros planetas.

38. Prevenção do câncer de pele.
Pesquise  sobre as causas do câncer de pele e as alternativas para prevení-lo.

39. Biologia das emoções.
Pesquise  sobre as funções cerebrais responsáveis pelas emoções.

40. Desvendando as drogas.
Pesquise  sobre os efeitos das drogas no organismo e o uso de testes anti-drogas em processos seletivos de empresas.

41. Nosso cérebro pede atenção!
Pesquise  sobre as consequências das atividades simultâneas para o cérebro humano.

42. Viajando nos celulares.
Pesquise  sobre o uso de celulares em aviões.

43. O resgate dos mineiros chilenos.
Pesquise sobre o desabamento da mina de San José, no Chile.

44. Os caminhos dos lipídios dentro do corpo.
Pesquise  sobre a importância da gordura subcutânea.

45. Variações climáticas.
Pesquise  sobre alterações de temperatura.

46. Controle remoto.
Pesquise  sobre o funcionamentos dos controles remotos.

47.Uma viagem ao passado.
Pesquise  sobre a velocidade da luz.

48.O funcionamento dos genes: jogos e metáforas.
Pesquise sobre a estrutura do código genético e seu funcionamento.

49. Incontinência urinária ou inconsciência?
Pesquise  sobre a composição química da urina e suas reações no contato com metais.

50. Vídeos em câmera lenta.
Analisar o porquê dos vídeos em câmera lenta.

51. Velocidade e energia em um lançamento de foguete.
Pesquise  sobre lançamento de foguetes.

52. A mudança evolutiva humana.
Pesquise  sobre fatores evolutivos.

53. Cobrança de impostos no Brasil.
Exercitar a interpretação de gráficos e tabelas discutindo como funcionam impostos e taxas.

54. Hidratação e proteção para a pele.
Pesquise  sobre hidratação e proteção para a pele.

55. O papel do sal no organismo.
Pesquise  sobre o papel do sódio em nosso organismo.

56. A oxitocina e as relações de confiança entre seres humanos.
Pesquise sobre a atuação da Oxitocina no cérebro humano, molécula responsável pela relação de confiança.

57.Sistema nervoso e tetraplegia.
Pesquise sobre tetraplegia.

58.Força e desaceleração em uma colisão de automóvel.
Pesquise sobre os impactos de uma colisão de automóvel.

59. Os carros verdes e a emissão de gás carbônico.
Pesquise  sobre reações de síntese e combustão.

60.Que atitude tomar na altitude?
Pesquise   sobre os impactos das mudanças de altitude no corpo humano.

61. O funcionamento do sistema respiratório.
Pesquise sobre o sistema respitarório humano.

62. Como são feitos os filmes em 3D?
Pesquise   sobre cinema em 3D.

63. Maneiras de combater a dengue.
Pesquise sobre a  Dengue.

64. O futebol em números.
Pesquise  sobre o cálculo de médias e desvio padrão em um jogo de futebol.

65. Salto de paraquedas.
Pesquise  sobre o movimento realizado por alguém que pula de paraquedas.

66. Por dentro do chocolate.
Pesquise  sobre as propriedades do chocolate.

67. Monitoramento de aviões via radar.
Pesquise  sobre monitoramento de aviões via radar.

68. Caça predatória de elefantes.
Pesquise  sobre extinção de elefantes.

69. Sistema nervoso central e o estado de coma.
Pesquise  sobre o funcionamento do sistema nervoso e o estado de coma.

70. Física nas pistas de Fórmula 1.
Pesquise  sobre o deslocamento vetorial de um piloto em uma pista de Fórmula 1.

71. Massa, volume e porcentagem.
Pesquise   sobre volume, massa e porcentagem.

72. Veículos Leves sobre Trilhos.
Pesquise  sobre movimento, força e energia dos Veículos Leves sobre Trilhos.

73. Doença de Chagas nas grandes cidades.
Pesquise  sobre a doença de Chagas.

74. A química dos aditivos automotores.
Pesquise  sobre propriedades coligativas, ebulição e solidificação.

75. O mundo nos dados.
Exercite com a garotada a realização de estimativas e discuta a importância delas para os levantamentos estatísticos.

76. Minha vida de cachorro.
Examine em sala de aula as características do melhor amigo do homem – que o tornam tão parecido e ao mesmo tempo diferente de nós.

77. Cozimento ou cardápio?
Proponha o debate em torno da teoria de que a cocção dos alimentos foi determinante na evolução humana.

78. De olho no olho.
Examine com a garotada o funcionamento desse órgão que representa um ganho evolutivo para os animais que o desenvolveram.

79. A arte de torturar os dados.
Discuta com a garotada as estatísticas que explicam como evoluem nossas descobertas de astros no universo e espécies no planeta.

80. O nó da questão do cordão umbilical.
Explique aos alunos a origem das células-tronco e discuta com eles o valor e as limitações do armazenamento delas.

81. Os benefícios da cerveja.
Discuta com a garotada a respeito da composição química da cerveja que explica os benefícios e prejuízos dessa bebida à saúde.

82. Aproprie-se de seu corpo e prepare-se para o desafio atlético.
Mostre aos alunos como a construção e a natureza dos tecidos estruturais do corpo contribuem para seu desempenho motor.

83. Equilíbrio sobre rodas.
Mostre para a garotada os princípios da mecânica que explicam o movimento das “magrelas.”

84. O difícil acesso ao reino de Morfeu.
Examine com a garotada o papel do ácido gama aminobutírico nos casos de insônia.

85. Profissões em números.
Mostre à moçada que a escolha de uma profissão não é algo cartesiano e aproveite para discutir probabilidades, estimativas e princípios de Física.

86. Visões de mundos distantes.
Examine com a garotada as descobertas feitas com o telescópio Kepler e como é possível detectar a existência de exoplanetas.

87. Guerra dos mundos.
Convide seus alunos a realizar uma pesquisa sobre os benefícios e prejuízos de trocar o mundo real pelo digital.

88. Se Deus não joga dados, jogue você com seus alunos.
 Mostre a eles, por meio de raciocínios e experiências práticas, a importância do acaso tanto nas ciências quanto na vivência diária.

89. Minimáquinas dentro do seu corpo.
Mostre aos alunos os mecanismos biológicos envolvidos com a nanotecnologia aplicada à saúde humana.

90. Invasões de formigas.
Discuta as causas desse fenômeno.

91. Churrasco termodinâmico.
Explique para a garotada por que a forma de transmissão do calor modifica a consistência dos alimentos.

92. Café à flor da pele.
Mostre para os alunos por que alguns ácidos presentes no grão de café são usados pela indústria de cosméticos para retardar o envelhecimento cutâneo.

93. Check-up em cheque.
Como esse método é realizado nas academias? Envolva os alunos num procedimento de pesquisa para responder a essa questão.

94. Reações explosivas?
Analise com a turma os mitos e as verdades a respeito dos efeitos provocados pela mistura de medicamentos.

95. E aí gene? Tá ligado?
Aprofundar os conhecimentos sobre os mecanismos relacionados à ativação e desativação de genes e à genética do comportamento.

96. Megahertz acelerados.
Discuta a evolução da telefonia e analise a relação de proporcionalidade entre as grandezas em jogo nesse percurso.

97. Salva-vidas magnético.
Mostre para a garotada como funciona o fenômeno da ressonância e discuta sua aplicação na medicina.

98. Naturais também têm química.
Analise com a garotada como atuam os produtos caseiros usados para limpeza de peças manchadas.

99. Campo de batalha.
Mostre na sala de aula quem são os agentes envolvidos na batalha travada diariamente entre o nosso organismo e os agentes invasores.

100. Saúde aos "bezerrões".
Discuta com a garotada a qualidade dos diversos tipos de leite e examine os processos de conservação do produto.

TEMAS PARA PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - II


 PESQUISA NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 


01.Pesquisar  sobre o uso de capim-elefante para a geração de energia.

02. Diamantes cobertos de sangue.
Pesquisar e debater sobre a guerra e tráfico ilegal de diamantes na Libéria e em Serra Leoa.

03. Demografia: o mundo salvo pelas mulheres.
Discutir sobre demografia e o controle da taxa de fecundidade.

04. Chuvas na Zona da Mata nordestina.
Pesquisar e debater sobre as chuvas no nordeste brasileiro.

05. Cavernas brasileiras.
Pesquisar  sobre cavernas.

06. A importância do ouro na Economia.
Discutir sobre a importância do ouro na Economia.

07. Do marketing verde à economia sustentável?

Pesquisar  sobre sustentabilidade.

08. A internet de 32 milhões de brasileiros.
Pesquisar  sobre o aumento do acesso das classes CDE à internet no Brasil.

09. Tradições e mudanças no Afeganistão.
Pesquisar  sobre as tradições e mudanças no Afeganistão.

10. Jogos olímpicos e problemas urbanos.
Pesquisar  sobre as propostas de revitalização urbana das cidades que sediaram jogos olímpicos.

11. O envelhecimento da população brasileira.
Pesquisar sobre aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

12. África: um olhar contemporâneo.
Pesquisar  sobre a África contemporânea.

13. Rotas marítimas e exploração econômica do Ártico: vale a pena?
 Examine com a turma os possíveis impactos da abertura de nova rota marítima e fronteiras econômicas no polo Norte.

14. De espécie exótica a praga invasora.
 Analise com a turma os efeitos da dispersão de espécies exóticas no Brasil e em outras partes do mundo.

15. Com saúde não se brinca!
 Convide a garotada a refletir sobre o sistema de saúde pública nacional a partir da questão do acesso a medicamentos.

16. Uma questão de tolerância.
Contextualize com os alunos a implementação de uma severa política de segurança urbana.

17. Ideias sem sotaque.
Examine com a turma algumas propostas para o desenvolvimento brasileiro lançadas por Roberto Mangabeira Unger.

18. Nuvens encobrem a Terra do Sol Nascente.
Convide a turma para analisar impasses e perspectivas do Japão diante da crise financeira mundial.

19. Admirável mundo novo.
Mostre à turma que uma pitada de otimismo vai bem com a análise rigorosa das tendências econômicas.

20. A força da natureza.
Convide a turma para saber mais sobre como os seres humanos podem se preparar para as catástrofes naturais.

21. Estádios verdes.
Mostre à turma como é a produção de energia no Brasil e no mundo, e aproveite para debater a adoção de medidas ecologicamente corretas em estádios de futebol.

22. África Subsaariana: quando o futuro bate à porta.
Mostre que a dura realidade vivida hoje pelos africanos pode piorar  muito.

23. Crise financeira e meio ambiente.
Convoque a turma para discutir esta relação: em que medida a desaceleração econômica contribui para atenuar problemas socioambientais?

24. Um país engarrafado.
Ajude a turma a entender os prejuízos da opção pelo transporte rodoviário no Brasil.

25. Caiu na rede é peixe?
Avalie com os estudantes as práticas, problemas e perspectivas da pesca comercial no Brasil.

26. Terra em transe.
Debata com a classe sobre a posse de terra por estrangeiros no Brasil.

27. Sopro de energia.
Faça seus alunos verem que as correntes de ar podem ser alternativas de fontes de energia.

28. As dores do crescimento.
De olho no vizinho: Convide a turma a entender porque o Chile enriqueceu.

29. A fé move carreiras.
Discuta em sala de aula as motivações de quem dá guinadas espirituais públicas.

30. Terreno minado.
Faça a moçada discutir sobre as relações internacionais do Brasil.

31. Os amigos do rei.
Explique como boas relações enriqueceram algumas famílias nos primórdios do moderno capitalismo.

32. Solidariedade a toda prova.
Mostre a seus alunos que momentos dolorosos a qualquer sociedade servem para exercitar a cidadania.

33. Tolerância zero.
Dá para legislar sobre a gordura alheia? Leve o tema para discussão na sala de aula.

34. O mundo sob rodas.
Se é verdade que o mundo se desenvolve na velocidade dos carros, debata o que fazer diante da praga dos congestionamentos.

35. Estradas dos oceanos.
Mostre como as mudanças climáticas afetam as correntes marítimas.

36. Desafio olímpico... para o povo
Veja as mudanças nos hábitos dos chineses para causar boa impressão nos Jogos Olímpicos.

37. Terráqueos em ação.
Convide a garotada a viajar pelo espaço e conhecer o planeta vermelho.

38. Filhos, por que tê-los?
Investigue com a turma a relação entre pobreza e natalidade

39.O mapa da dor.
A partir do mapa da dor no país, a garotada vai ver que em lugares populosos nem sempre a quantidade de quem cuida da saúde é suficiente.

40. A mata que morre.
Discuta com os alunos sobre a expansão da agricultura na Amazônia.

41. Álcool: consumo com ou sem moderação?
Discuta com os alunos as promessas e problemas ligados à produção de etanol.

42. Aprendizes de feiticeiro.
Mostre que as abordagens econômicas determinam o modo de examinar situações cotidianas de economia.

43. A hora é agora.
Convide seus alunos a pensar em como buscar soluções para o problema do aquecimento global.

44. Lixo: plasticamente inviável.
Revele as conseqüências ambientais do descarte inapropriado de embalagens plásticas.

45. Riqueza não põe mesa.
Mostre que alguns produtos agrícolas são matérias-primas de alimentos.

46. Os juros e as crises.
Trace um paralelo entre o comportamento das economias do Brasil e dos EUA em momentos de crise.

47. Todos os caminhos levam à urbe.
Leve a turma a refletir sobre as conseqüências da concentração populacional nas cidades.

48. O mundo na palma da mão.
Mostre o impacto das tecnologias de localização e rastreamento na sociedade.

49. O futuro da humanidade em questão.
Estimule o debate entre os alunos sobre a má utilização dos recursos naturais nas sociedades contemporâneas.

50 . A melhor idade?
Analise as mudanças demográficas do Brasil nos últimos anos.

51. Muito além do jardim.
Promova um debate sobre o crescimento, no Brasil, dos condomínios de luxo fechados.

52. Ao lixo, com carinho.
Analise o nível de conscientização da sociedade sobre a importância da reutilização e reciclagem de materiais.

53. Nação emergente.
Apresente a história da recente da Colômbia e analise a ação das Farc no país.

54. A ameaça das geleiras.
Apresente os danos ambientais causados pelo degelo nas altas montanhas do planeta.

55. Quanto mais quente, melhor?
Promova uma reflexão sobre as mudanças na paisagem global causadas pelas alterações climáticas.

56. A Shangri-lá do golfo.
Apresente à turma os Emirados Árabes e os paraísos artificiais de Dubai.

57. Um mundo cada vez menor.
Informe aos alunos sobre a crescente procura por turismo em lugares inóspitos.

58. Conexões distantes.
Promova uma discussão a respeito do alargamento dos limites de interação social possibilitado pelas tecnologias de comunicação.

59. Da Amazônia para o mundo.
Discuta em sala de aula a exploração econômica da Amazônia.

60. Caixinha de surpresas.
Analise com a classe as transformações globais possibilitadas pelas inovações no sistema de transporte.

61. Pequenos notáveis.
Mostre que os carros compactos ganham mercado no mundo e discuta se essa é a solução para o problema do trânsito nas grandes cidades.

62. Corrida globalizada.
Revele a relação entre PIB, Índice de Desenvolvimento Humano e democratização da internet.

63. Contra o relógio.
Mostre que as tecnologias de comunicação e o mundo globalizado mexeram com a nossa noção de tempo e espaço.

64. Retrato do gigante.
Leve seus alunos à China através dos dados geográficos, históricos e socioeconômicos.

65. Educação é o negócio da China.
Relacione o estímulo chinês à educação ao desenvolvimento tecnológico do país.

66. Nem tudo são flores.
Discuta com a turma sobre os impostos cobrados no Brasil e compare-os as taxas com as de outros países.

67. Onde a política muda a paisagem.
Explique o papel dos canais do Panamá e de Suez nas disputas territoriais das regiões onde foram criados.

68. Batalha naval não é só um jogo.
Relembre em sala de aula as grandes batalhas navais do século XX.

69. O que o índio quer: respeito, terra e apoio.
Promova um debate sobre as políticas indigenistas brasileiras.

70. Devemos usar menos papel ou derrubar mais árvores?
Debata os prejuízos ambientais causados pela silvicultura.

71. O Brasil está ficando cada vez mais quente. Mostre  por quê.
Explique os motivos do aumento de temperatura em algumas regiões do Brasil.

72. Mostre que não basta ter matas e rios, é preciso preservá-los.
Informe aos alunos sobre a responsabilidade humana pelos desequilíbrios ambientais.

73. Visite com a turma as ilhas oceânicas da costa brasileira.
Apresente as ilhas brasileiras do extremo leste e sua diversidade biológica.

74. Ainda há natureza intacta no Brasil. Conte à moçada.
Apresente aos alunos o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

75. Conte que acreditar em vários deuses não é coisa do passado.
Mostre aos alunos a diversidade religiosa mundial.

76. A mata que morre.
Inclua os alunos num debate fundamental para o Brasil: como crescer economicamente sem destruir a Amazônia.

77. Examine os milenares conflitos que assolam o Continente Negro.
A aula abre o debate sobre as guerras e conflitos étnicos comuns na África a partir da situação da Etiópia. Além disso, estimula a reflexão sobre o papel da colonização européia na formação desses conflitos.

78. O futuro da humanidade em questão.
Os usos que as comunidades humanas fazem dos recursos naturais determina o caminho que elas seguirão e os problemas que podem enfrentar. A aula discute as diferentas entre bons e maus usos e alternativas aos problemas já enfrentados pelas populações.

79. É possível aliar desenvolvimento e preservação?
Problematize as consequências da expansão do agronegócio e da instalação de polos industriais em regiões de ecossistemas ameaçados.

80. Todos os caminhos levam à urbe.
A projeção do crescimento da população urbana feito pela ONU é assustador. Mas será que, com a queda freqüente das taxas de natalidade, essa previsão não seria um tanto exagerada? A aula discute as causas e consequências da maior concentração de pessoas nas cidades.

81. Ilha aqui em cima, montanha lá embaixo.
Explique à turma como nascem as ilhas e a importância da preservação destes ecossistemas.

82. Choques de vida e de morte.
Discuta em sala o impacto que o choque de meteoritos contra a Terra pode ter no meio ambiente e aproveite para falar sobre as mudanças que o planeta sofreu ao longo do tempo.

83. As faces da Terra e de Marte.
Examine com os alunos as semelhanças entre o relevo de Marte e o da Terra e ajude-os a entender o processo de formação da crosta terrestre.

84. A globalização farpada.
Discuta com os alunos a discriminação contra imigrantes em países desenvolvidos e as tentativas de barrar esses processos migratórios. Será que isso é possível? Aproveite para analisar as maneiras como a globalização contribui para o problema.

85. Museus subterrâneos.
Explique à turma os processos de formação de cavernas e a importância de sua preservação.

86. Por que a riqueza está no Sul?
Utilize a análise da economia agrária e da distribuição de renda no Rio Grande do Sul para debater em classe a reforma agrária  e a concentração de terras no Brasil.

87. Uma cidade fora deste mundo.
Discuta com a turma o planejamento da cidade de Brasília e seu funcionamento na prática.

88. Pesquisa de alto risco.
Pode-se considerar que existe raça? Discuta em sala de aula as noções de raça entendidas como compartilhamento e manutenção de características genéticas ao longo do tempo, aliadas a um isolamento cultural. Como a descoberta da tribo de negros judeus coloca essa ideia em questão?

89. Fábrica de gelo nas nuvens.
Explique para os alunos a formação da neve, do granizo e das precipitações atmosféricas em geral.

90. Preservar é lucrar.
Desperte os alunos para as vantagens econômicas que o país pode ter por preservar a natureza.

91. Navegar era impreciso.
Como os antigos navegadores se localizavam em alto mar? Mate a curiosidade dos alunos e explique o funcionamento de instrumentos como a bússola.

92. Vestígios na noite.
Fale com a turma sobre a urbanização da região da Floresta Amazônica e sua relação com o desmatamento.

93. Pedras que contam histórias.
Mostre aos alunos a importância do estudo das cavernas para compreender a formação da terra e a vida dos homens pré-históricos.

94. Bons ventos para estudar as propriedades de clima e tempo.
Por que é tão difícil acertar a previsão do tempo? Tire as dúvidas dos alunos sobre climatologia com este plano de aula.

95. Para a turma fazer um Raio X da economia ligada ao tráfico.
O mercado de drogas se vale de diversos fatores, como miséria e relações ilícitas com autoridades, para crescer.

96.Sua classe vai descobrir a China.
Pesquisar a história chinesa do século XX é um modo de desvendar a origem dos problemas sociais daquele país.

97. Explique os valores que estão por trás dos mapas.
Mostre que a cartografia não é uma representação neutra de territórios. Ela expressa visões de mundo.

98. Desviar ou não o rio? Investigue com a classe.
Discuta as vantagens e os prejuízos que a canalização do São Francisco pode trazer para a economia e o ambiente.

99. Para cada casal, um herdeiro. Essa tendência rende uma lição.
Revele à turma as atuais tendências de crescimento populacional do Brasil e suas conseqüências na vida dentro de casa.

100. Oriente a turma sobre os rumos do transporte metropolitano.
Discuta em sala de aula o problema do transporte público e da circulação em metrópoles e examine as soluções tentadas em algumas cidades.