quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PROJETO "VIAJANDO PELA LEITURA, EU ESCREVO MINHA HISTÓRIA"

 PROJETO “Viajando pela leitura, eu escrevo minha história”

JUSTIFICATIVA

 Considerando que a interatividade e conectividade relacionadas ao uso excessivo de ferramentas como computadores, videogames, TV,  acabam criando uma realidade que afasta cada vez mais nossos alunos do ato de ler; bem como o acesso restrito à leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo; além do baixo interesse pela leitura demonstrado por nossos alunos ao longo dos últimos anos; resultando, por consequência, na dificuldade de produzir bons textos, dificuldades essas representadas no vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como       ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKl8ARjoLOkKfxkRY5hMqu1Bsq_khUsFyWRoHor4pa-D0mKIynrf0WHyppDmWUTnfkoy497k6NwF8xvFcFw63fl7odBBpkLXcX7bRKYtiHE4NrPma5kV2WCZRYIaBe9TXeB0qL6_vV0jQV87ZSlNsbxUD4-DGbBFcnwnWotFvn-kBFH_hdjmnHjTiYVu0/s320/ler.jpg

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, a própria BNCC diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.”

É através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos, expor e vivenciar emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, é dever da escola, professores e equipe pedagógica, propiciar aos  educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Sabemos que, do hábito de leitura depende outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.

Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.


OBJETIVOS

 

       Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

       Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

       Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

       Estimular o desejo de novas leituras;

       Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

       Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

       Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

METAS

Promover aos alunos momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e atraentes que serão responsáveis pela formação leitora e escritora dos educandos.

METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

A cada bimestre um título será indicado para a leitura dos alunos, em sala de aula, durante as aulas de língua portuguesa, em dia a ser definido, ao mesmo tempo em que os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia, como revistas, jornais, gibis ou outros.

Um trabalho voltado à biografia dos autores também será desenvolvido paralelamente, a fim de aproximar o leitor ao criador.

Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso semestral de produções com o tema: “Viajantes na leitura”, da seguinte forma: 6º a 9º anos, de acordo com os gêneros trabalhados nos bimestres: premiação para os três melhores.

Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com profissionais capacitados e amantes da leitura, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura, além de visitas à biblioteca municipal no intuito de trazer ao conhecimento o acervo local.

Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Arte,  ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.

A criação de um blog complementará a interação com a tecnologia presente no cotidiano de nossos alunos.

A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização, se necessário, destes trabalhos.

Sugestões de trabalhos complementares: Seminários de leitura,  Saraus e apresentações musicais.

RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a   participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.

Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, Datashow, notebook, etc..

SUGESTÃO DE OBRAS 

6º ano

Felpo Filva ( Eva Furnari)

Toda a gente carece de um Norte (Célia Chueire)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/atividades-do-livro-toda-gente-carece.html

Alice no País das Maravilhas ( Lewis Carroll)

O segredo do Tio Iberê (Célia Chueire)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/livroatividades-o-segredo-do-tio-ibere.html

As aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi)

Memórias das Coisas (Marília Lovatel)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2023/01/livroatividades-memoria-das-coisas.html

O mágico de Oz ( L. Frank Baum)

O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

Lola e Ervilha (Tradutora: Claudia Abeling)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/11/livroatividades-lola-e-ervilha.html

 

 7º ano

O corvo e outros contos (Edgar Allan Poe)

Polyanna ( Eleannor H. Porter)

A Face Oculta (Maria Tereza Maldonado)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/09/livroatividades-face-oculta-autora.html

Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)

Alice no País da Mentira (Pedro Bandeira)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/06/livroatividades-alice-no-pais-da.html

A megera domada (William Shakespeare)

O pequeno príncipe (Anoine de Saint-Exupéry)

Doze reis e a moça no Labirinto do Vento (Marina Colasanti)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/10/livroatividades-doze-reis-e-moca-no.html

 

8º ano

Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)

O olho do lobo (Daniel Penna)

Anne de Green Gables (Lucy Maud Montgomery)

A megera domada (William Shakespeare)

Orgulho e Preconceito (Jane Austin)

 

9º ano

O olho do lobo (Daniel Penna)

Orgulho e Preconceito (Jane Austin)

Extraordinário (R.J. Palácio)

A arte da guerra(Sun Tzu)

O diário de Anne Frank (Anne Frank)

 

CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá de março a novembro de 2022, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá nos meses de junho e novembro,  durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.

AVALIAÇÃO

 A cada obra lida, uma proposta de produção fará parte da avaliação, atendendo a diferentes gêneros, de acordo com o plano anual de ensino de cada ano/série.

CULMINÂNCIA

Os textos produzidos ao longo do projeto comporão um livro que será disponibilizado ao aluno, ao final do projeto, em tarde de assinatura, além da  publicação no blog.

 REFERÊNCIAS

 

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

  

 

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO: ESPAÇO, A FRONTEIRA MAIS HUMANA - JOSÉ JONAS LEON - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Espaço, a fronteira mais humana

Cientistas descobrem novos planetas que podem abrigar vida, mas o que fazer com o nosso?

No último dia 22, a agência espacial dos EUA – NASA – anunciou a descoberta de um sistema solar com 7 planetas que, assim como o nosso, tem crosta rochosa. Três deles estão na região que os cientistas chamam de “zona habitável”, uma região com a proximidade ideal do Sol para a existência de vida.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibj1R0ooYnUB4N0cSGM01ulsIs0vuf3GJkn4moQlV6jU21yN8uK-TlQcKvuO7pYHOx7fdS8t5HYX49D5drLAekobVuhtnPvypQOkps48FL8pvl411mmlw5xA6dpsIW95dTwhK3o9pJ9_Fp-ynRYt_Sv2iSV2uVb2v1S0J1tCtrWI_pQ9G6untul-tzFWc/s320/nasa.jpg

A descoberta foi anunciada com empolgação pela agência americana em uma coletiva de imprensa. Isso porque é a primeira vez que se encontram tantos planetas com essas características juntos. E o sistema solar encontrado está relativamente perto: há apenas 39 anos luz de nós.

Com essa descoberta, os astrônomos não falam mais em “se” vão achar vida alienígena, mas sim “quando” isso ocorrerá, dando esperanças a toda uma geração que cresceu ouvindo as lendas e histórias sobre a corrida espacial e suas conquistas para a humanidade. Saber que nós não estamos a sós no universo gera sentimentos diversos, mas reforça ainda mais nossa esperança em novos tempos.

Mas, será que vale mesmo a pena todo esse esforço para descobrir novos mundos quando o nosso próprio, o único que temos por enquanto, sofre tanto nas mãos dos ricos e poderosos? Vale embarcar numa viagem pelo Cosmos enquanto milhões, bilhões até, passam fome e sofrem as mazelas do capitalismo?

Pode parecer loucura, mas, desde os primeiros homens a passarem nessa terra, nós sempre buscamos algo além do que nos rodeia. Ao desenvolvermos nossa mente e começarmos a imaginar algo para além de nossa sobrevivência, começamos a ter uma ideia sobre como deveria ser o nosso futuro. Desde então, nós sempre olhamos para o horizonte, e além dele, para o céu, em busca de algo além da nossa própria existência.

É essa capacidade de sonhar, de imaginar, que nos possibilitou atravessar os maiores perigos e desenvolver tantas e tantas ideias que acabaram culminando no que a humanidade é hoje. Entre elas, o pensamento marxista e na necessidade da revolução socialista. É a capacidade de imaginar uma sociedade livre da exploração e de toda forma de opressão que nos possibilita imaginar como chegaremos a novos mundos, e o que os “seres” desses mundos pensariam de nós?

Sim, amigos… Devemos sonhar, pesquisar e desenvolver as ferramentas para nossas viagens pelo universo o quanto antes, pois isso é inerente a condição humana. Ao mesmo tempo, temos que lutar por um mundo que realmente seja para aqueles que produzem a riqueza dele. Sabemos que o capitalismo nos poda e nos tira a substância, por isso, todo sonho é, em si, uma revolução em progresso!

Por isso, cabe a essa geração preparar o terreno para um novo mundo, onde nós estejamos audaciosamente indo aonde ninguém jamais foi.

Por José Jonas Leon - In: http://www.pstu.org.br/espaco-a-fronteira-mais-humana/

Entendendo o texto

01-Qual descoberta científica motivou a produção desse artigo?

A descoberta de um sistema solar com 7 planetas, sendo 3 deles na zona habitável, anunciada pela NASA, foi o gatilho para a reflexão presente no artigo. Essa descoberta reacendeu a discussão sobre a busca por vida extraterrestre e, ao mesmo tempo, levantou questões sobre a situação do nosso próprio planeta.

02-Cite reflexões e propostas que foram feitas pelo sujeito-autor em relação ao nosso próprio planeta.

O autor faz diversas reflexões sobre a situação do planeta Terra, destacando:

  • A desigualdade social e a exploração dos recursos naturais pelo capitalismo.
  • A necessidade de lutar por um mundo mais justo e igualitário para todos.
  • A importância de sonhar e imaginar um futuro melhor, livre de opressão.
  • A relação entre a exploração espacial e a luta por transformações sociais na Terra.

03-A conjunção MAS usada em “Cientistas descobrem novos planetas que podem abrigar vida, mas o que fazer com o nosso?” é ADVERSATIVA, pois:

a- relaciona a comemoração de uma descoberta positiva antes do MAS e depois faz-se uma pergunta também positiva e otimista;

b- relaciona o lamento de uma descoberta  negativa antes do MAS e depois faz-se uma pergunta levantando uma problemática angustiante;    

c- relaciona a comemoração de uma descoberta positiva antes do MAS e depois faz-se uma pergunta levantando uma problemática angustiante.

04-Em “Com essa descoberta, os astrônomos não falam mais em “se” vão achar vida alienígena, mas sim “quando” isso ocorrerá”, as conjunções SE e QUANDO foram destacadas entre aspas, sugerindo respectivamente:

a- causa e tempo;

b- adversidade e tempo;

c- hipótese e tempo;

d- finalidade e tempo.

05- Que visão apresenta o texto?

O texto apresenta uma visão otimista e esperançosa em relação ao futuro da humanidade, mas também alerta para os desafios que precisamos enfrentar. A combinação de ciência, filosofia e política presente no artigo o torna um material rico para reflexão sobre o nosso lugar no universo e nosso papel na construção de um mundo mais justo e igualitário.

 

MANIFESTO: CARTA DOS(AS) TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO AOS ESTUDANTES, PAIS E COMUNIDADE! - SIND-UTE - COM GABARITO

 MANIFESTO: CARTA DOS(AS) TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO AOS ESTUDANTES, PAIS E COMUNIDADE!

 

Fizemos um mês de greve nas escolas públicas de Minas Gerais, principalmente contra a Reforma da Previdência do governo Temer, que quer destruir o direito à aposentadoria de toda classe trabalhadora brasileira. Em um primeiro momento, nossa greve foi importante, porque o governo foi forçado a não aprovar essa perniciosa reforma nos dias 28 de março e 06 de abril, conforme pretendia.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz_JmaWhhYjnUSS1WLjZAOFxNDZxd63UMd2Wn9Sqt_s8qp9_zRga58HgSYu4Sbh391nOuZVaWsU6QoB4rSPQosnfnjxXAyRgnTalwjAp9mvO0w1O3viHZ10jSU71NTIWJ5joP21Fqbfi9SgkS665SnkbMx3xIxHW5ldrNoHKk_NY4zYcwxuUeUErVikIQ/s1600/APOSENTA.jpg


A luta, porém, ainda não acabou. O governo Temer continua insistindo com propagandas e pressões junto ao povo e aos deputados para que aceitemos essas mudanças desastrosas no nosso direito de se aposentar. Ao mesmo tempo em que tenta destruir a aposentadoria, o governo ainda tenta impor a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita que na prática também irão achatar os direitos e os salários de todos e todas que trabalham nesse país. Para entender um pouquinho as reformas:

Como fica a idade mínima da aposentadoria? A idade mínima para o(a) trabalhador(a) se aposentar aumenta para 65 anos para homens e mulheres.

Como fica o valor do benefício? Para receber 100% do salário é preciso contribuir 49 anos.

Como fica a situação da mulher? Todas passam a se aposentar somente aos 65 anos.

Como fica o tempo mínimo de contribuição para ter acesso à aposentadoria? Aumenta de 15 para 25 anos o tempo de contribuição para ter acesso ao benefício aos 65 anos de idade.

Como fica a integralidade do salário? O(a) trabalhador(a) perde, pois só receberá 76% do salário quando atingir a idade de 65 anos.

O que muda com a reforma trabalhista? O negociado vai valer mais do que o legislado, ou seja, a lei (CLT) não garantirá mais nenhum direito ao trabalhador e à trabalhadora, valerá a combinação trabalhista que o patrão fizer com os seus trabalhadores(as). Ou seja, quem trabalha vai sair perdendo nessa negociação, pois é o elo mais frágil nessa relação de poder.

O que muda com a terceirização irrestrita? Empresas vão demitir os trabalhadores que ganham mais ou possuem mais direitos e vão contratar empresas terceirizadas que pagam salários menores, sem direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro, carteira assinada, licença maternidade, etc.

O QUE PODEMOS FAZER PARA BARRAR ESSAS REFORMAS?

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL – MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA ISMENE MENDES (ANTIGA TUBAL VILELA), ÀS 16h!!!            

Por: Comando de Greve do Sind-UTE Uberlândia


Entendendo o texto

01-Em relação ao texto-discurso acima, marque (V) efeitos de sentidos pertinentes e (F) para efeitos de sentidos impertinentes:

a-( V ) percebe-se que a greve conseguiu barrar a votação da reforma da previdência nos dias 28 de março e 06 de abril;

b-( F )percebe-se que o governo Temer desistiu completamente de tentar aprovar a reforma da previdência;

c-( V ) percebe-se que o governo quer estabelecer 65 anos como idade mínima para homens e mulheres se aposentarem;

d-( V  ) percebe-se que o governo quer impor 49 anos de contribuição para a população se aposentar;

e-( F  ) percebe-se que a reforma trabalhista colocará mais justiça na relação entre patrões e trabalhadores;

f-( V ) percebe-se que a terceirização vai diminuir os direitos dos trabalhadores;

g-( V  ) percebe-se um chamado aos estudantes, pais e comunidade para fazerem greve geral contra as reformas no dia 28 de abril

02-A que ou a quem se referem as palavras grifadas no texto-discurso?

perniciosa: Refere-se à reforma da previdência.

negociado: Refere-se à negociação entre patrões e empregados sobre as condições de trabalho.

legislado: Refere-se às leis trabalhistas (CLT).

03- Em “o governo foi forçado a não aprovar essa perniciosa reforma”, o adjetivo grifado:

a-   possui valor positivo e refere-se ao governo;

     b- possui valor negativo e refere-se ao governo;  

     c- possui valor positivo e refere-se à reforma;

     d- possui valor negativo e refere-se à reforma.

04-Qual o convite realizado no final do texto-discurso?

       O convite é para uma greve geral no dia 28 de abril, com concentração na Praça Ismene Mendes, às 16h, em protesto contra as reformas propostas pelo governo.

05- O texto-discurso demonstra a preocupação dos trabalhadores em educação com quê?

      Com as reformas propostas pelo governo, que, segundo eles, prejudicam os direitos da classe trabalhadora como um todo. A mobilização e a organização de uma greve geral demonstram a tentativa de construir uma força opositora a essas mudanças.

 

 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

NOTÍCIA: ATO EM UBERLÂNDIA REÚNE TRABALHADORES CONTRA ATAQUES À APOSENTADORIA - JOANA TAVARES - COM GABARITO

 NOTÍCIA: Ato em Uberlândia reúne trabalhadores contra ataques à aposentadoria

Manifestação foi organizada pelo comitê regional contra a reforma da previdência social Uberlândia, 24 de Fevereiro de 2017 às 18:26

 

Dezenas de entidades se reuniram no centro de Uberlândia na quinta (23) / Frente Brasil Popular Uberlândia

Na tarde de quinta-feira (23) manifestantes se encontraram na Praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, para um ato de repúdio à reforma da previdência social. A concentração foi marcada para as 16h e contou com a presença de diversas entidades como sindicatos, movimentos populares, coletivos de juventude, centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e a Povo Sem Medo. O ato seguiu em marcha pelas ruas do centro, dialogando com os trabalhadores do comércio e por quem mais transitasse pelo local.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkODgGUwxPaPrTyIjl2NhPStJlydexBe3EP2pyGCDz725oi3h2u25KSZ_f5BaJAkbfm6uyK8c4tp-bVMTlr28AqyUuTD53FN41gm9ihfYeDsP93cxCJcwbhQ44ra3W7vP4zWj_EhH97FFnFi8QISlmngQOnZeNQa9bV8EtCw5RpRvXJCx5FSsEmA36kQo/s320/aposenta.jpg

Os manifestantes divulgaram materiais que buscam desconstruir a ideia de um “rombo na previdência”. O ato também denunciou que relator da PEC 287 (reforma da previdência), o deputado Arthur Maia (PPS), teria recebido quase R$ 1,3 milhão de instituições financeiras e de seguros. Karla Teixeira, técnica administrativa da Universidade Federal de Uberlândia, também alertou para o fato de as mulheres serem as mais atingidas por essa proposta.

“No caso das mulheres a reforma é ainda mais injusta porque coloca 65 anos de idade para pleitear a aposentaria igual aos homens. Isso faz com que o Estado deixe de reconhecer a jornada dupla e até tripla que as mulheres têm no cuidado com a família, com os doentes, com as crianças e na jornada também dentro de casa já que, infelizmente, na nossa sociedade, ainda as tarefas domésticas são atribuídas as mulheres”, destaca.

Karla aponta também para a importância do Comitê para criar unidade na luta. “O nosso chamado é para mais entidades e mais grupos de militantes se somem ao comitê para que a gente possa garantir uma mobilização em bairros, em escolas, em igrejas, para que a gente consiga mobilizar a maioria da população”, afirma.

Edição: Joana Tavares In: https://www.brasildefato.com.br/2017/02/24/ato-em-uberlandia-reune-trabalhadores-contra-ataques-a-aposentadoria/

 Entendendo o texto

01-O que disseram que aconteceu?

    Houve uma manifestação contra a reforma da previdência social em Uberlândia.

 02-Onde aconteceu o fato?

      Na Praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia.

03-Com quem aconteceu o fato?

      Trabalhadores, sindicatos, movimentos populares, coletivos de juventude, centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

04-Quando aconteceu o fato?

     Na tarde de quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017.

 05-Por que disseram que aconteceu o fato?

    Em repúdio à reforma da previdência social, que os manifestantes consideram injusta, especialmente para as mulheres.

06-Como disseram que aconteceu o fato?

      Com uma manifestação pacífica, com faixas, cartazes e discursos, além da divulgação de materiais informativos.

07-Qual discurso direto de uma trabalhadora que foi citado para explicar a perda de direitos previdenciários das mulheres?

"No caso das mulheres a reforma é ainda mais injusta porque coloca 65 anos de idade para pleitear a aposentaria igual aos homens. Isso faz com que o Estado deixe de reconhecer a jornada dupla e até tripla que as mulheres têm no cuidado com a família, com os doentes, com as crianças e na jornada também dentro de casa já que, infelizmente, na nossa sociedade, ainda as tarefas domésticas são atribuídas as mulheres".

08-A escolha do numeral “R$ 1,3 milhão” não foi casual na notícia. Ao contrário, serviu como argumento para:

     a- valorizar o deputado relator da Reforma da Previdência;

  b- denunciar propina recebida pelo deputado relator da Reforma da Previdência;

    c- detalhar a quantia de rombo na Previdência;

    d- demonstrar doações de instituições financeiras para a previdência.

 

09-A escolha do numeral 65 não foi casual na notícia. Ao contrário, serviu como argumento para:

a-      mostrar a idade exata que os homens se aposentam;

b-      mostrar o pequeno tempo mínimo necessário para se aposentar no Brasil;

c-   mostrar que as mulheres brasileiras vão sofrer perdas, pois se aposentarão mais tarde, caso seja aprovada a reforma da previdência;

d-     mostrar que homens e mulheres terão finalmente direitos iguais

10-Em No caso das mulheres a reforma é ainda mais injusta...”, a trabalhadora Karla Teixeira:     

     a- relata um fato relacionado à reforma;

     b- emite uma opinião sobre a reforma;

     c- não faz qualquer atribuição de valor à reforma.

11-Em Na tarde de quinta-feira (23) manifestantes se encontraram na Praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia”, o jornal:

     a- relatou um fato;

     b- emitiu uma opinião;

     c- fez uma especulação;

     d- provocou humor.

12-A que ou a quem se referem as palavras ou expressões sublinhadas no texto-discurso?

As palavras sublinhadas se referem a: Uberlândia: cidade onde ocorreu a manifestação.

Praça Tubal Vilela: local da manifestação.

PEC 287: Proposta de Emenda Constitucional que trata da reforma da previdência.

Arthur Maia: Deputado relator da PEC 287.

Karla Teixeira: Técnica administrativa da Universidade Federal de Uberlândia.

65 anos: Idade mínima para aposentadoria proposta na reforma.

 13-Escreva um texto-discurso argumentando se você acha justo ou injusto aumentar o tempo para as mulheres se aposentarem (65 anos).

Aumento da idade mínima para aposentadoria das mulheres: um debate complexo

Aumentar a idade mínima para aposentadoria das mulheres é um tema controverso e que suscita diversas opiniões.

Argumentos a favor:

  • Igualdade de gênero: Defensores argumentam que a igualdade de gênero exige que homens e mulheres tenham as mesmas regras para a aposentadoria.
  • Sustentabilidade do sistema previdenciário: A medida seria necessária para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, que enfrenta desafios financeiros.

Argumentos contra:

  • Desigualdade de gênero: As mulheres, historicamente, enfrentam desigualdades no mercado de trabalho, como menor remuneração e maior dificuldade em conciliar trabalho e família. Aumentar a idade mínima para aposentadoria aprofundaria essas desigualdades.
  • Jornada dupla: As mulheres, em média, dedicam mais tempo a tarefas domésticas e cuidados com a família, o que as sobrecarrega e pode prejudicar sua saúde e sua carreira profissional.
  • Impacto social: A reforma da previdência pode levar à insegurança financeira de muitas mulheres, especialmente as mais pobres e menos qualificadas.

 

FÁBULA: A MENINA DO LEITE - COM GABARITO

 FÁBULA: A MENINA DO LEITE

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.
Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.”

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaH7-w3hnPGcxPegmXDZ1siq2FXuix4nAl0ymvbtg1JE9wpsHj8jz3sI1INJiB69L6xBE8oBC-DqroEjGowqTe4bq74at5zJ1PyzLPDA9cXVo54tzl_D3o6OsC9KEpx7AhyB352euRgFF9Vo3-r1kCaXxwNDamRDqndmDAsr2NZF-_21SLxpD71Z4cP6U/s320/MENINA.jpg


“Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

Entendendo o texto

01-Qual a tese defendida nesse texto-discurso?

a- é preciso ter sonhos para ser feliz;            

b- não se deve lamentar as coisas perdidas;

c- não se deve contar com algo antes obtê-lo de verdade;

d- podemos perder tudo de uma hora para outra.

02-Analise e assinale (V) para os efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para os efeitos de sentidos não adequados:

a-( V ) percebe-se o discurso da demonstração de ingenuidade na figura da personagem;

b-( V ) percebe-se o discurso da demonstração da ambição na figura da personagem;

c-( V ) percebe-se o discurso da primazia das fantasias e dos  sonhos em detrimento da razão;

d-( F ) percebe-se o discurso muito realista e pé no chão por parte da personagem;

e-(  V ) percebe-se o discurso da perda dos sonhos;

f-( F ) percebe-se o discurso da facilidade da realização dos sonhos; 

g-(V ) percebe-se o discurso de que é preciso analisar bem as situações antes de cantar vitória

03-A finalidade principal desse texto-discurso é:

    a- informar;

    b- provocar humor;

    c- aconselhar;

    d-ensinar uma morar.

04- Os discursos, citados entre aspas, a exemplo de “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” / “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”, são:

a-   discursos diretos e representam a fala da personagem menina;

b- discursos diretos e representam a série de pensamentos da personagem menina;

b-   são falas do narrador em destaque para chamar atenção dos leitores;

     c- são discursos diretos e representam todas as realizações econômicas conseguidas pela personagem menina

05- O trecho “Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.” funcionou na narrativa como sinal de que:

     a- a menina estava atenta ao que fazia;

c-   os sonhos da menina iam se concretizar;

     c- um desfecho desastroso poderia acontecer;

    d- os pensamentos da narrativa estavam corretos.

06-A interpretação parafrástica que traduz de modo mais aproximado o trecho “Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.” é:

     a- com o tombo da menina caíram o leite e os animais que possuía;

     b- com o tombo da menina caíram o leite e os seus bens;

     c- com o tombo da menina caíram o leite e o seu sonho de se dar bem nos negócios;

    d- com o tombo da menina ela percebeu a realidade.

07-A moral “Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.” faz oposição contra qual ideologia:

a-   não precisa trabalhar com atenção, no final tudo dá certo;

     b- é preciso trabalhar com atenção para colher os frutos do trabalho;

     c- não basta ter fé que vai dar certo, é preciso esforço e atenção;                   

     d- não conte com os ovos dentro da galinha.

08- A que ou a quem se referem as palavras sublinhadas no texto-discurso?

        As palavras sublinhadas geralmente se referem a elementos do texto como a menina, o leite, os animais, etc.

 09-No trecho “A menina estava tão distraída...”, a palavra grifada sugere:

      a- negação;

      b- quantidade;

      c- intensidade;

      e- modo.

 10-Faça uma reflexão e escreva se você está mais para a menina do leite ou se age diferente.

A fábula da menina do leite nos ensina a importância de sermos realistas e a não nos deixarmos levar por sonhos que podem nos levar a perder o que já temos. É importante ter objetivos e planejar o futuro, mas também é fundamental viver o presente e aproveitar as oportunidades que surgem.

ARTIGO DE OPINIÃO: TODO CORPO É ÍMPAR, SINGULAR, ÚNICO.PADRONIZAR - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Todo corpo é ímpar, singular, único. Padronizar corpos vai contra a natureza das coisas. Serve ao capitalismo!

 

É comum os seres sociais ficarem se comparando uns com os outros e, a partir dessas comparações sem raciocínio, tirarem conclusões precipitadas. Quais conclusões precipitadas? Começam a achar que existem alguns corpos que são bonitos e outros feios. E pior, carregam essas conclusões precipitadas pelo resto da vida. Passam a acreditar que o corpo bonito e o corpo feio são produtos da natureza, acham que esse julgamento precipitado é a verdade, é o natural, é o incontestável. A mídia, as agências de modelo, as ditas “revistas de beleza”, a indústria pornográfica, as clínicas estéticas, as pílulas farmacêuticas “mágicas”, os salões de beleza, a indústria de depilação, as agências de moda, etc., no intuito de comercializar imagens e ganhar dinheiro, reforçam essa visão destorcida na mente das pessoas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0v1IQg6-jVVIz4QSZ90pVgXuuxZBtMyQ09aaoSm3kZdnNZsQdcfXrs3fsC_66ZWzpltnQRzSbFYrNFyn9fQ-aZ1Lv2MR05aOw-0k_9RRu0LK0ZVD9RkPh8RDr-P56qM2t_5RUzN8O1SNgXJ3nr_PqYfdJg8hN-6RAzgL7r5zAvGCfw5RTVqifYLtVzeM/s320/CORPO.jpg


Queremos aqui, portanto, contestar essa prática ideológica preconceituosa de diversos seres sociais que, por sua vez, é estimulada pelos vários ramos da indústria capitalista. Comparar os corpos filhos da natureza para rotular uns corpos como bonitos e outros corpos como feios é uma prática social excludente. A natureza não compara a forma dos corpos e não os classifica como belos e feios. A natureza simplesmente cria corpos ímpares, únicos, singulares. E é assim que deveríamos apreciar e observar os corpos humanos filhos da natureza. Sem rótulos.

O mundo possui variadas formas vivas: as árvores possuem uma diversidade muito grande de corpos; os mamíferos possuem uma diversidade muito grande de corpos; os insetos possuem uma diversidade muito grande de corpos; os peixes, os répteis, os anfíbios, os pássaros possuem uma diversidade muito grande de corpos; os minerais possuem uma diversidade muito grande de corpos; os humanos possuem uma diversidade muito grande de corpos. Portanto, assim é a natureza. A beleza da natureza está em não fazer corpos iguais. Existe uma infinidade de corpos naturais e cada qual é ímpar, singular, único: este é o belo natural.

Portanto, comparar uns corpos com outros corpos, e propagandear alguns modelos como sendo os corpos bonitos e outros como sendo os corpos feios serve para promover a “vaidade superficial” dos corpos promovidos como “belos” e a respectiva exclusão dos corpos que foram eleitos como “feios”, bem como serve para render lucros aos que comercializam imagens corporais ditas ideais ou vendem produtos e cirurgias mágicas na indústria estética. Lamentavelmente, essa prática não contribui para a felicidade da coletividade humana. Ao contrário, tal prática gera insatisfação.

Cada um, em nossa opinião, deveria aceitar com alegria o corpo que a natureza nos deu, bem como apreciar a beleza ímpar, singular e única de cada corpo. Esta deveria ser a educação de uma humanidade consciente, fraterna, generosa e socialista. Essa mania de rotular corpos como bonitos e feios é, no fundo, uma prática totalmente equivocada, sem raciocínio, uma falta de compreensão da natureza das coisas, uma falta de generosidade com a própria natureza humana. E as coisas e os infinitos corpos vivos filhos da natureza sempre foram e sempre serão diferentes, únicos, ímpares, singulares. Classificar uns corpos como belos e outros corpos como feios, no fundo, é uma prática preconceituosa. Nós, socialistas livres, somos críticos dessa prática social.

É necessária essa padronização de corpos? Inevitável? Legítima? Natural? Achamos que não. E vocês, o que acham?

https://socialistalivre.wordpress.com/2012/09/28/todo-corpo-e-impar-singular-unico-padronizar-corpos-vai-contra-a-natureza-das-coisas-serve-ao-capitalismo/

 Entendendo o texto

01-Qual a tese central defendida nesse texto-discurso?

a- é correto padronizar os corpos como belos e feios;

b- é um preconceito padronizar os corpos como belos e feios;

c- é inevitável a classificação dos corpos como belos e feios.

02-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

a-(  V ) Percebe-se o discurso de crítica à padronização estética das pessoas como belas e feias

b-( V ) Percebe-se o discurso de crítica à indústria estética e às práticas sociais que instituem padrão de beleza

c-( F  ) Percebe-se o discurso de que a natureza não produz corpos únicos e singulares, logo é próprio da natureza a produção do feio e do belo

03-O autor do site tenta convencer o leitor a fazer o quê?

a- pensar que o belo e feio existem;

b- dar menos valor à beleza estética e mais valor ao caráter de cada um;  

c- parar de julgar as pessoas como belas e feias.

04-Como você interpreta o argumento: A beleza da natureza está em não fazer corpos iguais.”

Essa frase destaca a diversidade como uma característica intrínseca da natureza. A beleza, nesse contexto, não está em um padrão único, mas na variedade de formas e características que a vida apresenta. Ao afirmar que a beleza da natureza está em não fazer corpos iguais, o autor celebra a singularidade de cada indivíduo.

05-Em: “Todo corpo é impar, singular, único.”, os adjetivos grifados caracterizam qual palavra?

“Todo corpo é ímpar, singular, único.”, os adjetivos grifados caracterizam qual palavra? Os adjetivos "ímpar", "singular" e "único" caracterizam a palavra "corpo", enfatizando sua individualidade e exclusividade.

06-REDAÇÃO: qual a sua opinião sobre a ideia comum que distingue os corpos como belos e feios?

Exemplo de resposta:

"Acredito que a ideia de classificar corpos como belos e feios é extremamente prejudicial e limitante. Essa padronização, perpetuada pela mídia e pela indústria da beleza, cria um ideal de corpo perfeito que é inalcançável para a maioria das pessoas, gerando sentimentos de inferioridade e insatisfação. A diversidade é a marca da natureza, e cada corpo é único e belo à sua maneira. Ao nos compararmos constantemente a padrões irreais, negligenciamos nossas próprias qualidades e fortalezas. É fundamental que promovamos uma cultura que valorize a diversidade corporal e a autoestima, para que todos se sintam bem consigo mesmos, independentemente de qualquer padrão estético."