segunda-feira, 23 de março de 2026

NOTÍCIA: À BEIRA-MAR - REVISTA RETRATOS - COM GABARITO

 Notícia: À beira-mar

        Paisagens litorâneas mudam com o avanço do turismo

        Quando olhamos para uma paisagem é difícil imaginar como ela era no passado. Foi esse o exercício que fizemos em nossa matéria de capa: produzimos uma foto da Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), a partir do mesmo ponto em que se posicionou o fotógrafo Wolney Texeira, em 1945. A reportagem mostra os impactos do crescimento do turismo em quatro cidades costeiras: Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Balneário Camboriú e Itapema, em Santa Catarina. 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBM0TZkWSj-s0Wvy0KfR7Qc1nGJjnlwP7wDMmwJ1TpHkLXcu6OerCI3kMlfQPnkfSHtGvtXD-pal77t_g02eOVKf2IYZr8yarLEkkuQ9KWN3qYdQF2dRPusrLM9lZI0CS316Oj7Y9mW2HX_Tyii55CRayTwuFxMO2yKMnoOmAHFtxbE04igqDD8QW7IwY/s1600/PRAIA.jpg


        Em ano de realização da coleta de dados do Censo Agropecuário, diversas vertentes do rural brasileiro vêm sendo realçadas nas páginas da Retratos. É nesse sentido que a segunda parte da reportagem sobre aspectos das atividades agrícolas na Amazônia ganha destaque nesta edição.

        A Retratos nº 5 também dá continuidade à série de entrevistas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujos indicadores que irão mensurar o cumprimento de um conjunto de metas até 2030 estão em fase de elaboração. Dessa vez, o tema escolhido foi o ODS 16: paz, justiça e instituições eficazes.

        O que significa ter uma geladeira, um celular ou uma máquina de lavar? Essa é a pergunta que a matéria sobre bens duráveis no domicílio vai responder. Texto e gráficos vão mostrar para o leitor a importância que esses e outros itens ganharam ao longo do tempo nos lares do país. Boa leitura.

Revista Retratos, n. 5 nov. 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/be148cc41e68e2e5fe9b53867c0221a1.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

Fonte: Coleção Rotas. Língua Portuguesa. Ensino fundamental. Anos finais. 8º ano/Sandra Moura Severino (org.) – Brasília – Editora Edebê Brasil, 2020. p. 210.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi o exercício comparativo realizado pela reportagem de capa na Praia do Forte?

      A reportagem produziu uma foto atual da Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), a partir do mesmo ponto de vista de uma fotografia tirada pelo fotógrafo Wolney Texeira no ano de 1945, permitindo visualizar as mudanças na paisagem ao longo do tempo.

02 – Quais cidades são citadas como exemplos dos impactos do crescimento do turismo?

      O texto menciona quatro cidades costeiras: Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Balneário Camboriú e Itapema, em Santa Catarina.

03 – Além do turismo litorâneo, qual outro tema geográfico e econômico ganha destaque nesta edição da revista?

      O texto destaca o Censo Agropecuário e as atividades agrícolas na Amazônia, reforçando a análise das diversas vertentes do meio rural brasileiro.

04 – Sobre qual Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a edição traz uma entrevista?

      A revista traz uma entrevista sobre o ODS 16, que trata dos temas: paz, justiça e instituições eficazes, visando o cumprimento de metas até o ano de 2030.

05 – Qual é o objetivo da matéria que aborda bens duráveis (como geladeira e celular) nos domicílios?

      O objetivo é responder ao significado de possuir esses itens e, por meio de textos e gráficos, mostrar ao leitor a importância que esses bens ganharam ao longo do tempo nos lares brasileiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário