domingo, 7 de abril de 2024

POEMA VISUAL: PISTA DE DANÇA - WALY SALOMÃO - COM GABARITO

 Poema visual: PISTA DE DANÇA

                           Waly Salomão

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4Yk_8g3CduD9jYFJr8IvxJn2L9X2RKEsQa4HZ2zCFH1YnP_JIRvmS7xY4Uxxua9Jtzv8A3wfU5b81UnLSJ7EFSY39Zf3K0wmb-E4QiMcwatKYFR7o0pipmjKA2mqy067qO9tX6l1W7mosbokgT5qb50I2AIR2M6LedFPnp98KmMNv0a9tt4H2vqc4qyk/s1600/PISTA.jpg


 

Quando criança

me assoprou no ouvido um motorista

que os bons não se curvam

e

      eu

             confuso

aqui nesta pista de dança

perco o tino

espio a vertigem

                 do chão que gira

                                     tal e qual

                                              parafuso

                  e o tapete tira

                  debaixo dos meus pés

giro

piro

nesta pista de dança

curva que rodopia

sinto que perco um pino

                                                          não sei localizar se na cabeça

esqueço a meta da reta

e fico firme no leme

que a reta é torta

rei

      rainha

                bispo

                        cavalo

                                  torre

                                         peão

sarro de vez o alvo

tiro um fino com o destino

e me movimento

 

                                 ao acaso do azar ou da sorte

no tabuleiro de xadrez

extasiado

extasiado

                                  piso

                          hipnotizo

                          mimetizo

                                    a dança das estrelas

debuxo sobre o celeste caderno de caligrafia das constelações

                                e plagio a coreografia dos pássaros e dos robôs

aqui neste point

a espiral de fumaça me deixa louco

e a toalha felpuda suja me enxuga o suor do rosto

aqui nesta rave

narro a rapsódia de uma tribo misteriosa

imito o rodopio de pião bambo

 

Ê Ê Ê tumbalelê

      é o jongo do cateretê,

              é o samba

                          é o mambo

                                      é o tangolomango

                                                   é o bate-estaca

                                                                 é o jungle

                                                                              é o tecno

                                                                                           é o etno

 

é o etno

      é o tecno

             é o jungle

                         é o bate-estaca

                                     é o tangolomango

                                                  é o mambo

                                                               é o samba

                                                                     é o jongo do cateretê

                                                                             Ê Ê Ê tumbalelê

 

redemoinho de ilusão em ilusão

como a lua tonta, suada, e, fria

que do crescente ao minguante varia

                                    e inicia e finda

                                    e finda e inicia

                                                            e vice-versa a pista de dança

 

pista de dança

que quer dizer

pista de mímeses

pista de símiles

pista de faxes

pista de substância físsil

pista de fogos de artifícios

pista de pleonasmo da cera dúctil

           e da madeira entesada dura

pista de míssil

pista de símios

pista de clowns

pista de covers

pista de samplers

pista de epígonos

pista de clones

pista de sirenes

pista de sereias

pista de insones

 

pista do possesso febril

pista de scratches

pista de arranhões

pista de aviões

pista de encontrões

pista de colisões

pista de teco-teco, de telecoteco

pista de queima de óleo fóssil

pista de sinais pisca-pisca

pista de bate-biela

pista do pifa-motor

pista do pirata de olho de gude

              e perna de pau

pista da mulher que engoliu a agulha da vitrola

              e fala pelos cotovelos

pista do menino que come vidro

              e chupa pedra d’água

pista ouriçada

                           irada e sinistra!

 

Pois

pista de dança

quer dizer

Farmácia de Manipulação de Tropos Poéticos Sociedade Anônima

que existe e funciona,

                      como tudo na vida, inclusive o poeta,

                              seja dito de passagem,

para servir à poesia.

E a trilha vai por aí afora,

                                       aliás...

 

SALOMÃO, Waly. In: FERRAZ, Eucanaã (Org. e pref.) Veneno antimonotonia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 172-173.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 21.

Entendendo o poema visual:

01 – De acordo com o poema, qual o significado das palavras abaixo?

·        Mimetizo: imito.

·        Debuxo: rascunho, esboço.

·        Rave: festa em que geralmente se toca música eletrônica por longo período de tempo.

·        Rapsódia: na literatura grega, trecho de poema épico recitado pelo rapsodo.

·        Jongo, cateretê: nomes de danças populares brasileiras.

·        Mambo: tipo de música e dança cubanas.

·        Tangolomango: mal, feitiço.

·        Bate-estaca: referência popular aos gêneros de música eletrônica.

·        Jungle, tecno: gêneros de música eletrônica.

·        Etno: música étnica (também chamada de world music).

02 – O que o poeta retrata ao descrever-se como "confuso" nesta pista de dança?

      O poeta descreve um estado de desorientação e vertigem diante da variedade de estímulos sensoriais e movimentos na pista de dança.

03 – Como o poeta compara o movimento na pista de dança com uma peça de xadrez?

      O poeta associa os movimentos na pista de dança às peças de xadrez (rei, rainha, bispo, etc.), sugerindo uma complexidade estratégica e imprevisível.

04 – Qual é o papel das estrelas e constelações na experiência descrita pelo poeta?

      As estrelas e constelações são mencionadas como elementos que inspiram a dança e servem de modelo para movimentos hipnóticos na pista.

05 – De que forma a fumaça e a toalha felpuda são descritas na narrativa da pista de dança?

      A fumaça é descrita como deixando o poeta louco, enquanto a toalha felpuda suja o enxuga seu suor, contribuindo para a atmosfera intensa da festa.

06 – O que significa a repetição das expressões "Ê Ê Ê tumbalelê" ao longo do poema?

      As repetições refletem a euforia e a diversidade de ritmos e estilos musicais presentes na pista de dança, evocando uma atmosfera festiva.

07 – Como o poeta descreve a lua e qual é o paralelo entre ela e a pista de dança?

      A lua é descrita como tonta, suada e fria, variando do crescente ao minguante, comparando sua transformação à constante mudança da pista de dança.

08 – Qual é a metáfora por trás da definição da "pista de dança" como "Farmácia de Manipulação de Tropos Poéticos"?

      A metáfora sugere que a pista de dança é um laboratório criativo onde os elementos poéticos são misturados e manipulados, alimentando a expressão artística.

09 – O que o poeta quer dizer ao descrever a pista de dança como "pista de mímeses" e "pista de símiles"?

      Ele sugere que a pista é um espaço onde gestos, movimentos e sensações imitam ou se assemelham a outras coisas, intensificando a experiência poética.

10 – Como a pista de dança é caracterizada em relação à ideia de servir à poesia?

      A pista de dança, para o poeta, é um lugar onde os elementos visuais e sensoriais alimentam a criatividade poética e servem como inspiração para a arte.

11 – O que o poeta implica ao afirmar que a pista de dança "existe e funciona [...] para servir à poesia"?

      Ele sugere que a experiência na pista de dança é mais do que um simples entretenimento; é um espaço vivo e dinâmico que inspira e contribui para a expressão artística e poética.

 

 

sexta-feira, 5 de abril de 2024

GRAMÁTICA: FRASE - ORAÇÃO - PERÍODO - COM GABARITO

 Gramática: Frase – Oração – Período

        Frase é qualquer palavra ou conjunto organizado de palavras que nos transmite uma comunicação. Exemplos: Socorro! Muito bem! Que maravilha! Ele já chegou!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbZiJtZCq2BkVXqlvPLHnrfoyRhMB95kBOa7y1KqkxbHWitKw_AuZ1TgFfha1DgOg5T_WUilDoHZoW9ywd9Ly5gi9nw7i9wpFF-8E4guKvYpFWjV3eDgNI3d7aTpWiL3JLMMYfyWkvPOb645F0mhzh796IDzPBKTBawu4OCX-IDLTvVFth2L-Bn-r1Zyk/s320/FRASE.jpg


        Quanto ao sentido, a frase pode ser:

        Afirmativa – quando declara afirmativamente alguma coisa. Exemplo: Ele escreve bem.

        Interrogativa – quando pede alguma informação. Exemplo: Ele escreve bem?

        Exclamativa – quando comunica emoção, admiração, espanto. Exemplo: Como ele escreve bem!

        Negativa – quando nega alguma coisa. Exemplo: Ele não escreve bem.

        Imperativa – quando dá uma ordem. Exemplo: Escreva bem.

        Oração é a frase ou a parte de uma frase que se organiza em torno de um verbo. Exemplo: Vera acordou cedo.

        Nem toda frase constitui uma oração. As frases que não possuem verbos ou locuções verbais não são consideradas orações.

        Período é a frase formada por uma ou mais orações.

        O período pode ser:

        Simples – quando formado por uma única oração.

        A oração que forma o período simples é chamada oração absoluta. Exemplo: Marquinhos toca flauta.

     Composto – quando formado por mais de uma oração. Exemplo: Marquinhos toca flauta e Zeca estuda violão.

        É o número de verbos que determina o número de orações do período.

        No período composto há mais de um verbo.

Entendendo a gramática.

01 – Organize as palavras, formando frases.

a)   No parque brincou José.

José brincou no parque.

b)   Ele com Luís viajou.

Ele viajou com Luís.

c)   Para a professora comprou mamãe flores.

Mamãe comprou flores para a professora.

d)   De boca aberta dorme ele.

Ele dorme de boca aberta.

e)   De vovó eu não ao aniversário vou.

Eu não vou ao aniversário de vovó.

02 – Relacione corretamente.

A – Frase afirmativa.

B – Frase negativa.

C – Frase imperativa.

D – Frase exclamativa.

E – Frase interrogativa.

(B) Não vou ao teatro.

(D) Como você é atencioso!

(E) Você gosta de dançar?

(A) Quero sorvete de chocolate.

(C) Ande depressa.

03 – Escreva uma frase de acordo com o que se pede.

a)   Uma frase afirmativa: resposta pessoal do aluno.

b)   Uma frase interrogativa: resposta pessoal do aluno.

c)   Uma frase imperativa: resposta pessoal do aluno.

04 – Sublinhe os verbos e indique o número de orações de cada período.

a)   Vera foi à festa e depois saiu com Denise. 2 orações.

b)   João vendeu todos os livros. 1 oração.

c)   O pássaro fugiu e Zeca chorou. 2 orações.

d)   Comprei o vestido, fui à festa e me distraí muito. 3 orações.

e)   Comprei os lápis, vendi os livros e fiquei com os cadernos. 3 orações.

05 – Escreva o que se pede.

a)   Um período simples: resposta pessoal do aluno.

b)   Um período composto: resposta pessoal do aluno.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM HÁ OU A - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com HÁ ou A

        Na indicação do tempo, emprega-se:

·        para indicar tempo passado. Equivale a faz.

·        A para indicar tempo futuro.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLVHCVZQIXdX1kHw8fqk-NlGoLJdlrcFH2L5i5aMvJAssze4xy5Ua0qPCmTS9VQ8N4cbM7yyVGp6GhevN2YYMAq8DHTF3-LpvNvVBiXjNfHf0cVVGv2quJ3An57yfNUCjXjvzJ6TN2_kEntETEz1WRB7MH0Ll1Y2Hzj8FmKmzBNmhrjhCMwUag3gWckUE/s1600/HA.jpg



Exemplos:

Tempo passado cinco meses que não vejo Marcelo.

                            – Ele chegou de Portugal um ano.

Tempo futuro – Daqui a seis meses terei férias.

                        – André voltará daqui a uma semana.

Entendendo a ortografia:

01 – Use ou a para completar corretamente as frases.

a)   uma semana que José não aparece.

b)   Comprei a blusa muito tempo.

c)   Daqui a meia hora sairei.

d)   Ele viajou um ano.

e)   Faço planos para daqui a um ano.

f)     muito tempo que não leio um livro.

g)   Daqui a 10 dias Daniela fará 15 anos.

02 – Faça a análise morfológica dos vocábulos destacados.

        Bravo! Você é um garoto muito inteligente.

      Bravo: dissílaba, paroxítona, interjeição de aplauso, palavra invariável.

      Você: dissílaba, oxítona, pronome pessoal de tratamento.

      Muito: dissílaba, paroxítona, advérbio de intensidade, palavra invariável.

      Inteligente: polissílaba, paroxítona, adjetivo.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM MAIS OU MAS - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com MAIS ou MAS

        Leia e observe:

a)   Mamãe trouxe mais bombons para Daniela.

Mais indica quantidade. É um advérbio.

b)   Eliana estudou, mas não soube a lição.

Mas é conjunção. É o mesmo que porém.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6CKcGNpAqqvfRuZUkTB4u81Ro9BDf_hd-ZSYivXBoJOsEKu3Fi2XuuC5cEktI6-NOwS_sCrKYxffx4RKD9CL06o6usLPkKi8iPMD0JlT_YPtmHM9gzS5tkEeClg5rum3vYP2Hl14-Hby_oK8yqlz39mcyIMghPp_e4D1vUUYsU9o5AeuqBXJ5jrilHbY/s320/MAIS.jpg


Entendendo a ortografia:

01 – Complete as frases com mas ou mais.

a)   Vera viajou, mas Lia ficou.

b)   Jorge recebeu mais presentes da tia. 

         c)   Roberto é estudioso, mas pouco educado.  

         d)   Vera é mais simpática que Luciana.   

         e)   Titia comprou sorvete, mas esqueceu de trazê-lo. 

         f)     Zeca está precisando de mais carinho e amor.

02 – Organize frases com mas e mais

a)   Mas: resposta pessoal do aluno.

b)   Mais: resposta pessoal do aluno.

03 – Faça a análise morfológica dos termos da frase abaixo.

        Tudo aquilo ficará entre nós.

Tudo: dissílaba, paroxítona, pronome indefinido.

Aquilo: trissílaba, paroxítona, pronome demonstrativo, masculino, singular.

Ficará: trissílaba, oxítona, verbo ficar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, futuro do presente.

Entre: dissílaba, paroxítona, preposição essencial, palavra invariável.

Nós: monossílaba tônica, pronome pessoal, caso reto, 1ª pessoa do plural.

GRAMÁTICA: COMPLEMENTOS VERBAIS - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO - COM GABARITO

 Gramática: Complementos verbais – Objeto direto e Objeto indireto

        Complementos verbais são termos que completam o sentido de alguns verbos.

        Os completos verbais são: objeto direto e objeto indireto.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjffLYb0zufbKehIS_zjE_t50mFjNdeRA8lqcwSp6BgJut3Io3hWysVSwtsaVbK3EGAntlKt4RDfxtE2HsMSEX6aT5k7na84j_h9mR3lkOY_KshrwYg0-GWpsyMKa4nDWl2E95jinDY6xgVL4s7ffr8z6-yTPbqdvXF1gIOVTBIn6F39gaocJIfkcRue3M/s1600/OBJETO.jpg


        Objeto direto – é o complemento que vem ligado ao verbo, sem preposição. Exemplo: Daniela colhe as flores. Sujeito: Daniela. Predicado: colhe as flores.

        Daniela colhe...

        Colhe é a parte mais importante do predicado – é o núcleo do predicado.

        Colher é um verbo que precisa de um complemento.

        Daniela colhe... O quê?      as flores.

        As flores é um complemento do verbo colher, empregado sem preposição – é um objeto direto.

        Objeto indireto – é o complemento que vem ligado ao verbo por preposição. Exemplo: Daniela gosta de flores.

        Daniela gosta... De quê?      de flores.

        De flores é um complemento do verbo gostar, empregado com preposição – é um objeto indireto.

        Observe:

·        Para se conhecer o objeto direto, faz-se a pergunta o quê? Quem? depois do verbo.

·        Para se conhecer o objeto indireto, faz-se uma dessas perguntas, depois do verbo: de quê? de quem? a quê? em quê? em quem?

        Há verbos que precisam de dois complementos. Exemplo:

        Daniela deu a flor para a professora.

        Deu – o quê? a flor.

                   Para quem? – para a professora.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os objetos diretos.

a)   Mamãe comprou a boneca.

b)   Papai tomou o sorvete.

c)   Ganhamos uma bola.

d)   Vera vendeu o carro.

e)   Lia lavou os pratos.

f)     Mariana plantou uma árvore.

02 – Circule os objetos indiretos.

a)   Mariana gosta de pastel.

b)   Titio viajou de avião.

c)   A criança precisa de amor.

d)   Duvido destas garotas.

e)   Papai gostou do suco.

f)     Acredito em seus amigos.

03 – Observe os termos destacados e marque:

A – Objeto direto.

B – Objeto indireto.

(B) Todos acreditam em você.

(A) Resolveram os problemas.

(A) Esqueci os documentos.

(B) Papai gostou do suco.

(B) Esqueci dos documentos.

(B) Titia deu um presente para Vera.

(B) Ele não concorda com você.

(B) Ele levou uma cesta com pães.

04 – Faça análise sintática dos termos das orações abaixo.

a)   Vera e Jorge concordaram com você.

Sujeito composto: Vera e Jorge.

Núcleo do sujeito: Vera – Jorge.

Predicado: concordaram com você.

Núcleo do predicado: concordaram.

Objeto indireto: com você.

Núcleo do objeto indireto: você.

b)   Marcos sempre manda flores aos amigos.

Sujeito simples: Marcos.

Núcleo do sujeito: Marcos.

Predicado: sempre manda flores aos amigos.

Núcleo do predicado: manda.

Objeto direto: flores.

Objeto indireto: aos amigos.

Núcleo do objeto indireto: amigos.

c)   Gracinha comprou as verduras.

Sujeito simples: Gracinha.

Núcleo do sujeito: Gracinha.

Predicado: comprou as verduras.

Núcleo do predicado: comprou.

Objeto direto: as verduras.

Núcleo do objeto direto: verduras.

 

GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Interjeição

        Interjeição é a palavra invariável usada para exprimir sensações, emoções e sentimentos. Exemplos: Puxa vida! Que bacana! / Oba! Como minha pipa subiu!

        As interjeições podem expressar sentimentos e emoções variadas:

Alegria: ah! Oh! Oba!

Advertência: cuidado! Atenção! Calma!

Animação: coragem! Avante! Eia! Vamos!

Aplauso: bravo! Bis! Mais um!

Alívio: ufa! Arre!

Chamamento: oi! Ô! Olá! Psit!

Desejo: oxalá! Tomara! Quem me dera!

Dor: ai! Ui!

Espanto: puxa! Oh! Xi! Uai! Ué!

Silêncio: psiu! Silêncio! Quieto!

Terror, medo: uh! Caramba! Que horror!

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7WWDeIlJaTGqXSQLbBn1WihyphenhyphenNX1nhnwZVgn_8IKdYlEt1bgf_ShwNL6g-0RF26FgdUgtLY07QPO5xr0kKlHNFBdqyQhfA_n-F8TNpH3gEWmQi9POGaWSgUIPxTR3cAF5ITIJAatJRC4v6ZQQvH3vJZQMq2Mq0c0SYMOriCQmXomtB4ordFyNpnUxEDYA/s320/INTERJEI%C3%87%C3%83O.jpg


        Quando a interjeição é expressa por mais de uma palavra recebe o nome de locução interjetiva. Exemplos: puxa vida! ora bolas! credo!

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe as interjeições e classifique-as.

a)   Cuidado! Não saia sozinho. Advertência.

b)   Caramba! Mas que cara legal. Terror/medo.

c)   Ufa! Mas que calor. Alívio.

d)   Psiu! Não faça barulho. Silêncio.

e)   Oxalá! Que você seja aprovado. Desejo.

f)     Bravo! Você é o máximo! Aplauso.

g)   Oba! Que delícia de sorvete. Alegria.

02 – Escolha no quadro a interjeição adequada para completar as frases.

        Avante! Olá! Ui! Bis! Oh! Ué!

a)   Ué! Como você engordou.

b)   Ui! Não aguento mais a dor.

c)   Avante! Siga em frente.

d)   Oh! Que alegria em vê-lo.

e)   Olá! Por onde você andava.

f)     Bis! Gostei muito da canção.

03 – Organize frases com as locuções interjetivas abaixo.

a)   Puxa vida! resposta pessoal do aluno.

b)   Ora bolas! resposta pessoal do aluno.