quarta-feira, 12 de setembro de 2018

ATIVIDADES SOBRE O FILME : MEU PÉ DE LARANJA LIMA - MARCOS BERNSTEIN(JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS) - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES sobre o filme: MEU PÉ DE LARANJA LIMA
  
Data de lançamento 19 de abril de 2013 (1h 39min)
Direção: Marcos Bernstein
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 10 anos
        Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Entendendo o Filme:

01 – Qual o gosto da laranja lima?
      Ela possui um gosto suave e adocicado.

02 – Na sua opinião porque ela é chamada de laranja lima?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você gosta da laranja lima? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Os dois irmãos que Zezé mais gostava eram:
a)   Totoca e Glória.
b)   Totoca e Luís.
c)   Totoca e Jandira.
d)   Glória e Luís.

05 – Manuel Valadares era:
a)   Brasileiro.
b)   Africano.
c)   Japonês.
d)   Português.

06 – Quais as lembranças você tem ao degustar a laranja lima? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Manuel Valadares era:
a)   O maquinista do Mangaratiba.
b)   O maior amigo de Zezé.
c)   Vendedor de cordel.
d)   Tio de Zezé.

08 – Um dos maiores problemas de Zezé, durante toda a narração, era:
a)   O trabalho do pai.
b)   O desemprego do pai.
c)   O desemprego da mãe.
d)   O trabalho da mãe.

09 – Todos os adjetivos abaixo qualificam Zezé, exceto:
a)   Precoce.
b)   Esperto.
c)   Traquinas.
d)   Preguiçoso.

10 – Zezé sonhava. Sonhava muito. São exemplos desse sonhos, exceto:
a)   A conversa com Minguinho.
b)   A conversa com Luciano.
c)   As surras que tomava.
d)   O passeio ao zoológico.

11 – Segunda Zezé, sua professora, Dona Cecília Paim, não recebia flores porque:
a)   Era ruim.
b)   Não gostava.
c)   Era feia.
d)   Batia nos alunos.

12 – “Não falo agora, mas estou pensando. E quando eu crescer, vou matar o senhor.” O senhor, nessa passagem, refere-se:
a)   Ao pai de Zezé.
b)   A seu Ariosvaldo.
c)   A Manuel Valadares.
d)   A Totoca.

13 – “Foi um dia pai d’égua.” “Vivente Celestino”. Essas falas são:
a)   Do baiano Ariosvaldo.
b)   Do português Manuel Valadares.
c)   Do pai de Zezé.
d)   De Totoca.

14 – O capítulo quarto se intitula: “Duas surras memoráveis. Elas aconteceram:
a)   Por causa da cobra de meia.
b)   Por ter xingado a irmã.
c)   Injustamente.
d)   Por causa de palavrão.




POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: O QUE FIZERAM DO NATAL - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: O Que Fizeram do Natal
           Carlos Drummond de Andrade


Natal.
O sino longe toca fino,
Não tem neves, não tem gelos.
Natal.
Já nasceu o deus menino.
As beatas foram ver,
encontraram o coitadinho
( Natal)

mais o boi mais o burrinho
e lá em cima
a estrelinha alumiando.
Natal.

As beatas ajoelharam
e adoraram o deus nuzinho
mas as filhas das beatas
e os namorados das filhas,
mas as filhas das beatas
foram dançar black-bottom
nos clubes sem presépio.

                                 Carlos Drummond de Andrade.
Entendendo o poema:
01 – Qual é o título do poema?
      “O que fizeram do Natal.”

02 – Quais as personagens que aparecem no poema?
      Deus menino, as beatas, as filhas e os namorados.

03 – De acordo com o poema, o natal é tempo de que?
      Tempo de celebrar o nascimento do Menino Jesus.

04 – E para você, o natal é tempo de que?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual o nome do autor?
      Carlos Drummond de Andrade.

06 – Quantas estrofes tem o texto?
      Possui 02 estrofes.    

07 – Quantos versos possui o poema?
      Possui 19 versos.



CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: UM CARRINHO PARA A RAFAELA - GRAÇA BOQUET - COM GABARITO


Conto: Um carrinho para a Rafaela


        Ricardo é filho único e vai ganhar uma irmãzinha.
        Rafaela foi o nome que Ricardo escolheu para ela, ele não vê a hora de Rafaela nascer.
        Os pais de Ricardo foram de carro a cidade para comprar o carrinho da menina.
        Ricardo quis ir junto para ajudar a escolher, quando ele viu o carrinho de passeio, correu, segurou-o e disse:
        – O carrinho será este mamãe! Ele tem um guarda-sol aqui em cima para proteger a Rafaela e um lugarzinho, aqui do lado para eu levar a garrafa de suco.
        Os pais de Ricardo levaram o carrinho que ele escolheu, e todos voltaram para casa, agora a Rafaela já pode nascer.

                                                                                  Graça Boquet
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é Um carrinho para a Rafaela. 

02 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto possui 06 parágrafos. 

03 – Quais são os personagens do texto?
      Os personagens são Ricardo, o pai, a mãe e Rafaela. 

04 – Qual é o tema principal da história?
       O tema principal da história é a compra do carrinho de bebe.

05 – Quem escolheu o nome do bebê? E qual foi ele?
      Ricardo escolheu o nome da irmãzinha, é Rafaela. 

06 – Ricardo escolheu qual carrinho para Rafaela? Por quê?
     Ele escolheu um carrinho de passeio, porque o carrinho tinha um guarda-sol para proteger a irmã e um lugar ao lado para levar a garrafa de suco.

CONTO: QUEM VAI SALVAR A VIDA - RUTH ROCHA - COM GABARITO

Conto: Quem vai salvar a vida
          Ruth Rocha


        […]

        No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
        Eu então perguntei:    
     – Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
        – Pegar a sujeira? – ele perguntou.
        – Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua…
        – Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
        – Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
        Meu pai me olhou torto, torto.
        E foi embora.
       Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo…
        […]
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009

Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título é Quem vai salvar a vida.

02 – Quem é o autor da história?
      A autora é Ruth Rocha. 

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 10 parágrafos. 

04 – Quais são os personagens do texto?
       Os personagens é o menino e o pai.

05 – Qual é o tema da história?
      A história conta a sobre um pai que não quer recolher a sujeira do cachorro. 

06 – Qual é o nome do cachorro?
      O nome do cachorro é Trovão.    

07 – Como o filho convence o pai a pegar a sujeira do cachorro?
      Ele diz para os pai que é errado deixar a sujeira do cachorro na rua, pois as pessoas pisam e acabam levando para sua casa.


TEXTO: VIDA DO CINEASTA - LEON CAKOFF - COM GABARITO


Texto: Vida do cineasta

        Acho que foi uma premonição, uma vez que ele já tinha declarado que “A Fraternidade é Vermelha” seria seu último filme. Foi o cineasta contemporâneo que conseguiu chegar mais perto do conceito de Deus. Poderia ter feito muito mais filmes, mas foi vítima do totalitarismo socialista.

Leon Cakoff, no Jornal da Tarde, 14/13/96.
Entendendo o texto:

01 – O totalitarismo socialista:
a) atrapalhou a carreira do cineasta.
b) manteve-se alheio à carreira do cineasta.
c) interrompeu a carreira do cineasta.
d) incentivou a carreira do cineasta.
e) fiscalizou a carreira do cineasta.

02 – “A Fraternidade é Vermelha”:
a) foi um filme de repercussão nos meios religiosos.
b) foi o primeiro filme de sucesso do cineasta.
c) não abordava o assunto Deus.
d) foi o melhor filme do cineasta.
e) foi o último filme do cineasta.

03 – Provavelmente, o cineasta:
a) agradou, por ser materialista.
b) agradou por falar de Deus.
c) desagradou por falar de Deus.
d) desagradou por não falar de Deus.
e) não sabia nada sobre Deus.

04 – Levando-se em conta o caráter materialista usualmente atribuído aos socialistas, o título do filme seria, em princípio:
a) uma redundância
b) uma ambiguidade
c) um paradoxo
d) uma qualificação
e) uma incoerência

05 – A palavra “premonição” se justifica porque:
a) seu filme foi um sucesso.
b) o cineasta falava de Deus.
c) o cineasta não quis fazer mais filmes.
d) a “Fraternidade é Vermelha” foi seu último filme.
e) o cineasta foi vítima do totalitarismo socialista.

06 – A palavra “Vermelha” equivale no texto a:
a) totalitária
b) comunista
c) socialista
d) materialista
e) espiritualista

07 – O conectivo que não poderia substituir “uma vez que” no texto é:
a) porque
b) pois
c) já que
d) porquanto
e) se bem que.


REPORTAGEM: O REMÉDIO É BRINCAR - SÉRGIO RIZZO - COM GABARITO

REPORTAGEM: O REMÉDIO É BRINCAR 
                            Sérgio Rizzo


      Quantas crianças de hoje, quando os pais lhes perguntam se querem brincar (em casa, na rua) ou ir até um shopping center, optam pela segunda alternativa? A julgar pelo número elevado de crianças em shoppings, principalmente nos fins de semana, inúmeras delas preferem circular por um lugar inteiramente pautado pelos valores da sociedade de consumo (todo fechado, com iluminação artificial) a se entregar a outro modo, menos previsível e mais inventivo, de gastar (investir?) o tempo. Sem contar aquelas cujos pais nem mesmo cogitaram a primeira opção...
        Quem associa lazer e tempo livre ao verbo consumir talvez reveja algumas de suas crenças e posturas ao ver o documentário brasileiro Tarja Branca: a revolução que faltava, que faz uma defesa eloquente da brincadeira – lúdica, descompromissada, criativa – não apenas na infância, mas também na vida adulta. Dezenas de entrevistados (entre eles os músicos Antônio Nóbrega e Wandi Doratiotto, e os escritores Braulio Tavares, colunista de Carta Fundamental, e Marcelino Freire) lembram, em seus depoimentos ao filme, o que a vida cotidiana perde ao se esquecer do que todos sabíamos muito bem quando éramos crianças.
        Uma das perguntas-chave do documentário: saberão disso também as crianças de hoje, boa parte delas vivendo em centros urbanos voltados para o trabalho e o consumo? Dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes (a mesma de Criança, a Alma do Negócio e Muito Além do Peso), Tarja Branca, cujo título refere-se a uma divertida “medicina psicolúdica”, proposta em um dos depoimentos – sugere, ao apresentar visões diversas sobre o tema, que a educação contemporânea se apropriou da brincadeira, sobretudo na escola, como um “conteúdo programático”. Tirou-lhe, portanto, o que havia de mais essencial, o improviso e a falta de regras, para cercá-la de planejamento e cuidados.
        Como resultado dessa política, teríamos uma geração de crianças, especialmente das classes média e alta, que não foi devidamente apresentada ao universo brincante, ou à “linguagem do espontâneo, da alma”, como resume um dos entrevistados. Pais e professores tendem a extrair do filme reflexões sobre como se comportam em relação ao tema com seus filhos e alunos, mas a provocação de Rhoden pode despertar interesse também entre o público que não se encaixa em nenhum desses papéis, ao fazer um diagnóstico da sociedade de consumo, intolerante, em sua lógica perversa, com a cultura do ócio ou com o “ficar sem fazer nada”.  

Sérgio Rizzo (Adaptado de: cartafundamental.com.br)
Entendendo o texto:
01 – Um aspecto importante da atividade de brincar considerado pelo autor é: 
A) ocorrer em um parque 
B) obedecer a um programa 
C) prezar pela espontaneidade 
D) manter papéis de pai e professor 
E) submeter-se a regras pedagógicas

02 – De acordo com o autor, o documentário mencionado pode contribuir para: 
A) desfazer associação entre consumo e lazer 
B) reforçar crenças pedagógicas contemporâneas 
C) desautorizar a visão dos artistas sobre o tema 
D) culpar os professores pela indisciplina fora da escola 
E) responsabilizar os pais por filhos excessivamente mimados

03 – Na visão do autor, o filme “Tarja Branca” apresenta reflexões principalmente para: 
A) recreadores de festas infantis 
B) pais e professores 
C) pesquisadores interessados em regular as brincadeiras 
D) músicos saudosos de sua própria infância 
E) diretores de cinema vanguardistas

04 – Na primeira frase do texto, o comentário entre parênteses sugere a seguinte crítica: 
A) os pais não levam em consideração a opinião de seus filhos 
B) as crianças pouco estudiosas não sabem responder a perguntas fáceis 
C) os shoppings não são locais adequados para as crianças brincarem 
D) as meninas se interessam mais facilmente por roupas e sapatos 
E) os meninos já não gostam mais tanto de futebol como gerações anteriores

05 – Uma crítica à educação contemporânea feita pelo autor pode ser sintetizada pela seguinte frase: 
A) Pedagogos são coniventes com a violência entre alunos. 
B) A escola planeja excessivamente o ato de brincar. 
C) As famílias prejudicam a imposição natural de regras. 
D) A medicalização das crianças é uma prática recorrente. 
E) As crianças de classe média têm menos limite em suas brincadeiras

06 – No trecho “gastar (investir?) o tempo”, a dúvida introduzida pelos parênteses indica: 
A) emprego de estilo literário 
B) citação de um texto científico 
C) introdução de sinônimos perfeitos 
D) explicitação de ponto de vista alternativo do autor 
E) visão excessivamente economicista dos pedagogos

07 – O trecho “cujos pais nem mesmo cogitaram a primeira opção” mantém seu sentido global em: 
A) cujos pais nem mesmo consideraram a primeira opção 
B) cujos pais nem mesmo rejeitaram a primeira opção 
C) cujos pais nem mesmo ignoraram a primeira opção 
D) cujos pais nem mesmo denunciaram a primeira opção 
E) cujos pais nem mesmo impuseram a primeira opção

08 – Em “todos sabíamos muito bem” (2º parágrafo), o emprego do tempo e do modo no verbo pressupõe a seguinte ideia: 
A) talvez não saibamos mais 
B) com certeza continuamos sabendo 
C) saberemos sempre 
D) seguramente não sabemos mais 
E) claramente deixamos de saber

09 – No trecho “reveja algumas de suas crenças e posturas ao ver o documentário” (2º parágrafo), o elemento “ao” expressa ideia de: 
A) lugar 
B) comparação 
C) tempo 
D) oposição 
E) negação

10 – Para interpretar adequadamente o fragmento “uma defesa eloquente da brincadeira” (2º parágrafo), o leitor pode substituir a palavra “eloquente” por: 
A) clara 
B) discutível 
C) mediada 
D) inconsistente 
E) constrangedora

11 - No trecho “como resume um dos entrevistados” (4º parágrafo), a palavra “como” introduz uma ideia de: 
A) causa 
B) comparação 
C) explicação 
D) conformidade 
E) consequência

12 – Em “Como resultado dessa política”, o pronome “essa” retoma a seguinte ideia: 
A) excesso de democratismo dos pais 
B) julgamentos precipitados dos professores 
C) regulação sistemática das brincadeiras 
D) medicina não levada a sério 
E) escolha dos artistas como principais ídolos.








terça-feira, 11 de setembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): AQUARELA DO BRASIL - TOQUINHO - COM GABARITO

Música(Atividades): Aquarela do Brasil
                              
     Ary Barroso
Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil! Pra mim! Pra mim!



Ô, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Brasil!

Deixa cantar de novo o trovador
À merencória luz da lua
Toda canção do seu amor
Quero ver essa Dona caminhando
Pelos salões, arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Brasil! Prá mim! Prá mim!

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente

O Brasil, samba que dá
Para o mundo admirar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil! Prá mim! Prá mim!

Esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Ô! Estas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar

Ô! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Brasil!
                                                Composição: Ary Barroso
Entendendo a canção:
01 – Qual o título da canção?
      Aquarela do Brasil.

02 – Qual o nome do autor da canção?
      Foi escrita por Ary Barroso.

03 – A música Aquarela do Brasil retrata a situação do Brasil atualmente?
      O Brasil mudou. A análise desta música mostrou que não é apenas o estilo musical do brasileiro que mudou. E sim o modo de ver o Brasil, como uma terra que já foi muito valorizada por um pessoal muito talentoso da MPB e cada vez mais, é esquecido pelo jovem brasileiro. Através dessas músicas, Ary Barroso, mostra conhecimento não apenas em como fazer uma boa música, mas também contam a história do Brasil e como o nosso país, hoje tão criticado, um dia já foi apaixonante.

04 – O que você sabe sobre o significado da palavra "Aquarela”?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – O termo verso refere-se a cada linha de um poema. Quantos versos tem na canção?
      Possui 37 versos.

06 – Complete a frase abaixo, dando outra característica para o nosso Brasil, de acordo com o texto.
      Esse Brasil maravilhoso e trigueiro, é o meu Brasil brasileiro.

07 – Na sua opinião, quais os temas abordados na música "Aquarela do Brasil"?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Que outro título você daria para esta canção?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Que ações o homem pratica, atualmente, que prejudica todas essas belezas naturais descritas na canção?
      São: o desmatamento, as queimadas, a poluição dos rios, e a falta de consciência de todos os brasileiros.

10 – Que medidas devem ser adotadas que visam preservar as belezas naturais do Brasil e a sua cultura?
      Os governos atuarem mais seriamente; mostrando ao povo a necessidade da preservação com consciência das nossas belezas naturais e da nossa cultura.

11 – Sobre a canção “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, explique o significado de "meu mulato inzoneiro".
        A expressão “meu mulato inzoneiro” se refere à miscigenação cultural brasileira.

12 – Quais são os elementos da canção que refletem a ideologia oficial de Estado?
      Podemos relacionar essa música com a ideologia de Estado, pois foi gravada durante o Governo Vargas, e exaltava a beleza do território brasileiro, do povo e da cultura. Por isso o compositor recebeu diversas críticas, porque poderia estar favorecendo o governo ditatorial de Getúlio Vargas.

13 – Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de:
a)   Música de sátira.
b)   Samba exaltação.
c)   Hino revolucionário.
d)   Propaganda eleitoral.
e)   Marchinha de protesto.

14 – “Aquarela do Brasil”, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura as letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio inclusive com marchinhas de carnaval no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de:
a)   Juscelino Kubitschek.
b)   Eurico Gaspar Dutra.
c)   Castelo Branco.
d)   Jânio Quadros.
e)   Getúlio Vargas.

15 – Com o auxílio do dicionário, que tal procurar as palavras que oferecem mais dificuldades no texto:
·        Inzoneiro: que inzona, engana, logra.
·   Congado: bailado popular de origem africana em que se representa, entre cantos, a coroa.
·        Merencória: que infunde melancolia, triste, tristonho, melancólico.
·        Trigueiro: que(m) tem a cor do trigo maduro, moreno.