quarta-feira, 5 de setembro de 2018

TEXTO: POLÍTICA E FUTEBOL - SÉRGIO GWERCMAN - COM GABARITO

Texto: Política e Futebol

        O Brasil foi jogar bola no Haiti e isso não teve nada a ver com preparação para a próxima Copa. Quem estava em campo era a diplomacia. Para comprovar, basta ver a cobertura da televisão: em vez da Fifa, era a ONU que aparecia nas imagens. No lugar do centroavante, era o presidente do país que atraía a atenção dos repórteres. Não foi a primeira nem será a última vez em que futebol e política se misturaram. É por causa dessa proximidade que alguns estudiosos olham para o gramado e enxergam um retrato perfeito da sociedade. A bola está na moda entre os analistas políticos.
        Se 22 jogadores em campo podem resumir o mundo, surge então a dúvida: por que justamente o futebol, e não o cinema ou a literatura? “A arte sempre será produto da imaginação de uma pessoa. O futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política. É um microcosmo singular”, diz um jornalista americano. Não apenas singular, mas global. É o esporte mais popular do planeta. Uma fama, aliás, que tem razões pouco esportivas. “O futebol nasceu na Inglaterra numa época em que os ingleses tinham um império e viajavam por muitos países. Ferroviários levaram a bola para a América do Sul, petroleiros para o Oriente Médio”, acrescenta ele.
        Mas é preciso não confundir o papel do esporte. Ele faz entender, mas não muda o mundo. “Não se trata de uma força revolucionária capaz de transformar uma nação. É apenas um enorme espelho que reflete a sociedade em que vivemos”, diz outro especialista.
        Em 1990, quando o Brasil, sob a tutela de Sebastião Lazzaroni, foi eliminado da Copa, o presidente era Fernando Collor. Além de contemporâneos, eles foram ícones de uma onda que varreu o país na virada da década: a febre dos importados. Era uma fase em que se idolatrava o que vinha de fora – a solução dos problemas estava no exterior. Motivos existiam: com o mercado fechado aos importados, a indústria estava obsoleta e pouco competitiva. O estilo futebol-arte da seleção, por sua vez, completava 20 anos de frustrações em Copas. Collor e Lazzaroni bancaram o risco. Enquanto o presidente prometia revolucionar a economia com tecnologia estrangeira, o treinador se inspirou numa tática europeia, colocou um líbero em campo e a seleção jogou na retranca. O resultado todos conhecem.  
 
(Gwercman, Sérgio. Como o futebol explica o mundo. Superinteressante,
São Paulo, num.205, p. 88 e 90, out. 2004. Com adaptações)
Entendendo o texto:

01 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
A frase que sintetiza o assunto do texto é:
(A) O esporte pode mudar os rumos da diplomacia internacional.
(B) A transmissão pela televisão valoriza uma competição esportiva.
(C) O futebol pode ser visto como reflexo do mundo e da sociedade.
(D) A mistura de futebol e política é vista com desconfiança por analistas.
(E) É necessária a influência da tática estrangeira no futebol brasileiro.

02 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
A resposta correta para a questão que aparece no início do 2º parágrafo está na seguinte afirmativa:
(A) A arte, sendo produto da imaginação, é abstrata, enquanto um jogo de futebol é real.
(B) O cinema e a literatura podem tomar o futebol como tema para filmes ou para livros.
(C) São diferentes os objetivos de um público interessado em futebol e os dos que frequentam cinemas ou bibliotecas.
(D) O futebol pode aceitar interferências de analistas, ao contrário da arte, que é única e pessoal.
(E)) O futebol, sendo múltiplo, reflete toda a estrutura social, enquanto a arte resulta de uma criação individual.

03 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
O último parágrafo do texto se desenvolve como:
(A) censura à utilização, como instrumento político, de um evento esportivo bastante popular em todo o mundo.
(B) exemplo que ilustra e comprova a opinião do especialista, que vem reproduzida no parágrafo anterior.
(C) manifestação de que o futebol se espalhou por todo o mundo, por ser também uma das formas da arte.
(D) prova de que uma partida de futebol é capaz de alterar os rumos da política externa, apesar de opiniões contrárias de especialistas.
(E) defesa da avançada visão tática de um treinador da seleção, tentando modernizar o futebol brasileiro.

04 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
Quem estava em campo era a diplomacia. (1º parágrafo) O que justifica a afirmativa acima está:
(A) na maneira como o evento foi transmitido pela televisão, com ênfase na presença de figuras políticas.
(B) no fato de o Brasil ter sido compelido a jogar num país tão longínquo e politicamente inexpressivo.
(C) na semelhança socioeconômica entre Brasil e Haiti, que buscam o reconhecimento político dos países desenvolvidos.
(D) no objetivo de chamar a atenção para a próxima Copa do Mundo, em evento transmitido internacionalmente.
(E) na falta de compromisso dos participantes, principalmente jogadores, com a preparação para a próxima Copa.

05 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
(Meio do 2º parágrafo). É correto afirmar, considerando-se o contexto, que a frase transcrita acima:
(A) assinala o fato de que trabalhadores de diversas áreas podem tornar-se mundialmente famosos jogadores de futebol.
(B) considera que o futebol não é propriamente um esporte, apesar da fama que o acompanha em todo o mundo.
(C) confirma a opinião do jornalista americano de que um esporte de origem nobre tem poucas razões para ser famoso.
(D) atribui a expansão do futebol no mundo todo muito mais à atividade comercial dos ingleses do que à preocupação com o esporte.
(E) critica, de maneira sutil, a preocupação de analistas em valer-se do esporte para tentar mudar a situação política de certos países.

06 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
Não apenas singular, mas global. (Meio do 2o parágrafo).
Considere o que diz o Dicionário Houaiss da língua portuguesa a respeito dos vocábulos grifados na frase acima.

Singular: 1. Único de sua espécie; distinto; ímpar; 3. Fora do comum; admirável, notável, excepcional; 4. Não usual; inusitado, estranho, diferente; 6. Que causa surpresa; surpreendente, espantoso; extravagante, bizarro.

Global: 1. Relativo ao globo terrestre; mundial; 2. Que é tomado ou considerado no todo, por inteiro; 3. A que nada falta; integral, completo, total.
O sentido mais próximo dessas palavras está representado, respectivamente, em:
(A) 1 e 3.
(B) 3 e 1.
(C) 6 e 2.
(D) 4 e 3.
(E) 6 e 1.

07 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
        "... eles foram ícones de uma onda que varreu o país na virada da década: a febre dos importados". (Último parágrafo).
O emprego dos dois pontos assinala, no contexto, a introdução de:
(A) uma restrição à afirmativa anterior.
(B) uma repetição para realçar o assunto desenvolvido.
(C) um segmento que explica a frase anterior.
(D) a enumeração dos fatos mais importantes da época.
(E) a citação exata de uma opinião exposta anteriormente.

08 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
Considerando-se o emprego de pronomes no texto, grifados nos segmentos abaixo, a ÚNICA afirmativa INCORRETA é:
(A) e isso não teve nada a ver − o pronome demonstrativo vale pela frase: O Brasil foi jogar bola no Haiti.
(B) dessa proximidade – o pronome retoma a ideia da mistura entre futebol e política.
(C) alguns estudiosos – o pronome indefinido limita o número dos que compartilham a mesma opinião.
(D) Ele faz entender – o pronome substitui o termo o esporte, para evitar repeti-lo.
(E) de uma onda que varreu o país – o pronome refere-se a país.

09 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
A concordância está correta APENAS na frase:
(A) Os que estavam em campo era os assuntos diplomáticos.
(B) A cobertura dos jogos mostravam as imagens das principais autoridades.
(C) Não se tratam de forças revolucionárias capazes de transformar uma nação.
(D) Jogos de futebol podem ser vistos como um enorme espelho que reflete a sociedade.
(E) Uma partida entre 22 jogadores podem ser considerados um reflexo da comunidade.

10 – TER-RN – Técnico Judiciário – Op. Computador – Julho/2005.
O futebol reflete mudanças na sociedade.
Em várias ocasiões, em diversos países, futebol e política se misturaram.
O futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política.
As três frases acima estruturam-se num único período, com lógica, clareza e correção, da seguinte maneira:
(A) O futebol, por ser parte da comunidade, da economia e da estrutura política, reflete mudanças na sociedade, tendo havido várias ocasiões, em diversos países, em que futebol e política se misturaram.
(B) O futebol reflete mudanças na sociedade, onde em muitas ocasiões, sendo no entanto parte da comunidade, da economia, da estrutura política nos diversos países, futebol e política se misturaram.
(C) O futebol que em várias ocasiões, em diversos países, se misturaram com a política, ele é reflexo de mudanças na sociedade, cujo futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política.
(D) O futebol, cuja parte da comunidade, da economia, da estrutura política, reflete mudanças na sociedade em várias ocasiões, em diversos países, que futebol e política misturaram-se.
(E) Em várias ocasiões, em diversos países, que futebol e política se misturaram, ele vem sendo parte da comunidade, da economia, da estrutura política, conquanto que reflete mudanças na sociedade.


terça-feira, 4 de setembro de 2018

MÚSICA: A DOIS PASSOS DO PARAÍSO - BLITZ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música: A Dois Passos do Paraíso

                                                              Blitz
Longe de casa
Há mais de uma semana
Milhas e milhas distante
Do meu amor

Será que ela está me esperando
Eu fico aqui sonhando
Voando alto, perto do céu

Eu saio de noite andando sozinho
Eu vou entrando em qualquer bar
Eu faço meu caminho
O rádio toca uma canção
Que me faz lembrar você, eu
Eu fico louco de emoção
E já não sei o que vou fazer

Estou a dois passos do paraíso
Não sei se vou voltar
Estou a dois passos do paraíso
Talvez eu fique, eu fique por lá
Estou a dois passos do paraíso
Não sei por que que eu fui dizer bye bye
Bye bye, baby, bye bye

-A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
"Dedique uma canção a quem você ama"
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
"Mariposa Apaixonada de Guadalupe"
Ela nos conta que no dia que seria
O dia do dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena
E pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando, volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e pára-choque duro
Agora uma canção canta pra mim
Eu não quero ver você triste assim

Estou a dois passos do paraíso
E meu amor, vou te buscar
Estou a dois passos do paraíso
E nunca mais vou te deixar
Estou a dois passos do paraíso
Não sei porque eu fui dizer bye bye

                             Composição: Evandro Mesquita / Ricardo Barreto
Entendendo a canção:
01 – O que indica a expressão “A dois passos”?
      Indica proximidade, fim da jornada, um motivo a mais para continuar andando sem ser tomado pelo desânimo.

02 – E proximidade de quê?
      Do próprio “paraíso”. O termo é, em si, lugar-comum, e nas férias procuramos por lugares paradisíacos.

03 – Um trecho da canção “A dois passos do paraíso”, da banda Blitz diz: “Longe de casa há mais de uma semana / Milhas e milhas distantes do meu amor.”
      Sabe-se que 1 milha equivale aproximadamente a 1600 metros, e que em média um passo mede 1 metro. Qual é a ordem de grandeza da distância, em passos, se a personagem da canção estiver a 2 milhas de seu amor?
      Ordem de grandeza da distância em passos:
      3.200 m = 3,2 .10³
      3,2 > 3,16, logo a ordem de grandeza é: 10³+¹ = 10-4
      Um passo = 1 m
      1 milha = 1600 m.
      2 milhas = 3200 m.

04 – O texto apresenta, em uma letra de canção.
a)   Estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica.
b)   Lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica.
c)   Marcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade comunicação diferente da radiofônica.
d)   Objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade do locutor.

EXERCÍCIOS DE PREPOSIÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


 Exercícios de Preposições


Lembrando que a palavra que estabelece uma relação entre dois termos da oração é chamada de Preposição.

(a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás)

01) Circule as preposições:
a) Filho coloque os pratos sobre a mesa.
b) Ele tem que passar no restaurante.
c) O Amaral pegou a encomenda.
d) Ele esta entre amigos.
02) Utilize estas preposições: (até –  perante  –  sem)
a) Mauro vai colocar açúcar até que esteja bem adoçado.
b) Lourenço leu a carta perante todos.
c) Hoje foi sem dúvida o dia certo.
03) Complete as frases com preposições.
a) Esqueci meus óculos sobre a mesa.  
b) Teresa se aproximou do pássaro pé ante pé.  
c) Não fui viajar porque estava sem dinheiro para a passagem. 
d) Passei as férias com meus país em São Paulo. 
e) Após o almoço, vou tirar uma soneca. 
f) Não fique no sol sem proteção. 
g) Quero falar sobre esse assunto. 
h) Desde que Juliana foi embora espero uma carta dela. 

04) Complete as frases com as preposições abaixo.
a - de - para - com - por - perante - em - desde - entre
a) Gosto de frutas bem maduras. 
b) Eles estão precisando de você com urgência. 
c) Rogue perante Deus por nós. 
d) Este filme é impróprio para menores. 
e) Tudo ficou reduzido a cinzas. 
f) Tinha uma disposição incrível para o trabalho.
g) Os holandeses invadiram a Bahia em 1624.   
h) Não aspiro a esse cargo. 
i) Não havia nada entre eles dois. 
j) Negou tudo perante o juiz. 
k) Eles se conhecem desde os tempos de criança. 
  
05) Preencha os espaços com a preposição correta.

Novos abalos de terra fizeram sentir-se em São Francisco.
Os soldados agiram com violência.
João e Manuel vivem discutindo entre si.
Estudo nesta escola desde o ano passado.
Luto por uma terra melhor.

a) por, desde, a, com, de.
b) perante, desde, por, com, de.
c) por, desde, por, com, por.
d) em, com, entre, desde, por.

06) As relações expressas pelas preposições estão corretas em qual sequência? Marque apenas UMA alternativa correta.

I. Saí com ela.
II. Ficaram sem um tostão.
III. Esconderam o lápis de Maria.
IV. Ela prefere viajar de navio.
V. Estudou para passar.

a) falta; companhia; posse; meio; fim
b) companhia; falta; posse; fim; meio
c) companhia; posse; falta; meio; fim
d) companhia; falta; meio; posse; fim
e) companhia; falta; posse; meio; fim
  
07) Complete com a RELAÇÃO correta expressa em cada frase abaixo.
A – Causa
B – Posse
C – Companhia
D – Finalidade
E - Assunto
 (B) O livro do professor está emprestado aos alunos. 
(C) Fomos com os amigos ao cinema.
(
A) O animal morreu de fome.
(
E) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.
(
D) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades.



FILME: PROCURANDO NEMO - ANDREW STANTON, LEE UNKRICH - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS


Filme: PROCURANDO NEMO

Relançamento 12 de outubro de 2012 - 3D (1h 41min)
Data de lançamento 4 de julho de 2003 (1h 41min)
Gêneros AnimaçãoAventura
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

Entendendo o filme:
01 – Como a mãe de Nemo morre, no início do filme?
a)   Foi comida por uma baleia.
b)   Levou um choque de uma água-viva.
c)   Foi comida por um peixe com dentes afiados.
d)   Foi comida por um pelicano.

02 – Qual a "doença" que a Dori tinha?
a)   Perda de memória constante.
b)   Perda de memória involuntária.
c)   Perda de memória temporária.
d)   Perda de memória recente.

03 – Por quem Nemo foi capturado?
a)   Tubarão.
b)   Tartaruga.
c)   Mergulhador.
d)   Águas-vivas.

04 – A que cidade Nemo foi levado?
a)   Nova York.
b)   Sydney.
c)   Paris.

05 – Qual foi a palavra que Dori leu, e logo depois descobriu que sabia ler?
      Escape.

06 – Quantos anos tinha Crash, a tartaruga?
a)   100.
b)   150.
c)   200.
d)   250.

07 - Por qual ave faminta Marlyn e Dori quase foram comidos?
a)   Pelicano.
b)   Pato.
c)   Papagaio.
d)   Cisne.

08 – Onde Nemo vivia depois de ser tirado do mar?
a)   Em um saquinho plástico.
b)   Em um aquário com outros peixes.
c)   Em um aquário só para ele.
d)   Em uma loja de animais.

09 – Qual foi o apelido que Nemo ganhou? E de quem foi?
a)   Apelido: Listrado.   -   Quem deu: outros peixes.
b)   Apelido: Minhoca.    -   Quem deu: Sua dona.
c)   Apelido: Listrado.   -   Quem deu: Sua dona.
d)   Apelido: Minhoca.   -   Quem deu: Os outros peixes.

10 – Como se chamava a futura dona do Nemo?
a)   Carla.
b)   Tharla.
c)   Marlla.
d)   Darla.

11 – Por onde Nemo consegui escapar? Podendo assim voltar ao mar.
a)   Pela privada.
b)   Pelo cuspidouro dos pacientes.
c)   Pela pia.
d)   Com a ajuda de um pelicano.

12 – Depois do reencontro de Nemo com seu pai Marlyn, o que eles fizeram?
a)   Ajudaram a salvar um cardume de peixes dos tubarões.
b)   Ajudaram a salvar um cardume de peixes dos mergulhadores.
c)   Ajudaram a salvar um cardume de peixes dos pescadores.
d)   Ajudaram a salvar um cardume de peixes de uma baleia.

13 – Qual foi o novo "idioma" que Dori aprendeu?
a)   Baleiês.
b)   Tubaranês.
c)   Tartaruguês.
d)   Inglês.

14 – Qual é o título original do filme “Procurando Nemo”?
a)   In Search Of Nemo.
b)   Where Is The Nemo?
c)   Nemo Lost In The Sea.
d)   Finding Nemo.

15 – Complete: Nemo é um peixe palhaço.


POEMA: LETRA PARA UMA VALSA ROMÂNTICA - MANUEL BANDEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Letra para uma valsa romântica
           Manuel Bandeira


A tarde agoniza
Ao santo acalanto
Da noturna brisa.
E eu, que também morro.
Morro sem consolo.
Se não vens, Elisa!

Ai nem te humaniza
O pranto que tanto
Nas faces desliza
Do amante que pede
Suplicantemente
Teu amor, Elisa!




Ri, desdenha, pisa!
Meu canto, no entanto,
Mais te diviniza,
Mulher diferente,
Tão indiferente,
Desumana Elisa!

                    Manuel Bandeira. Letra para uma valsa romântica. In: Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro. José Aguilar. 1967. p. 326.
Entendendo o poema:

01 – Quantas estrofes e quantos versos tem o poema?
      Três estrofes de seis versos cada uma.

02 – Além da função poética, que outras funções da linguagem aparecem com evidência no texto?
      A emotiva (verbos e pronomes em primeira pessoa) e a conativa (imperativos na última estrofe).

03 – O objetivo do poeta é retratar o mundo exterior ou exprimir seus sentimentos e suas emoções?
      A segunda alternativa.

04 – Que elemento do mundo exterior aparece como extensão do sofrimento do poeta?
      A tarde que agoniza.

05 – “... E eu, que também morro...”. Na biografia de Manuel Bandeira, autor desse poema, não consta que ele tenha amado uma mulher chamada Elisa. Portanto, o eu que aparece nesse texto é o chamado “eu-lírico”, que não coincide necessariamente com a pessoa do poeta. No poema lido, o eu lírico vivencia um amor correspondido?
      Não. O sentimento do eu lírico não é correspondido.

06 – Embora o sentimento do eu lírico não seja correspondido, ele idealiza a mulher, colocando-a num pedestal. Que versos traduzem esse comportamento?
      “Do amante que pede
       Suplicantemente
       Mais te diviniza.”

07 – O eu lírico não só aceita a superioridade da mulher, como também deseja ser menosprezado por ela. Justifique essa afirmativa, transcrevendo um verso do poema em que ocorre a função conativa da linguagem.
      “Ri, desdenha, pisa!”