sexta-feira, 8 de junho de 2018

TEXTO: FESTAS JUNINAS - SÁVIA DUMONT - COM GABARITO

TEXTO:  FESTAS JUNINAS



        “É tempo de fogueira, balões, sanfona animada, forrós, quadrilhas, bandeirolas coloridas e comidas gostosas. Tempo de usar vestido florido, camisa xadrez, botas. Ah! Não pode esquecer o chapéu de palha.

        Tempo de fazer e de pagar promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro. Pedir a eles proteção para má e boa colheita, para a terra continuar fértil e vigorosa.

        São eles, os santos de junho, segundo a crença popular que arrumam casamento bom, fazem adivinhações do futuro e possuem a chave da felicidade.

        Os foguetes e os balões tomam conta dos céus para acordar os santos. Porém, tanto os foguetes como os balões devem vir acompanhados de reza, festa e muita alegria, ludibriando os santos para acordá-los de maneira agradável. Senão, dizem os mais velhos, o mundo acaba em fogo.

        Nessa festa divertida todos cantam a brincar com os sentimentos dos três amigos:

        Com a filha de João

        Antônio ia se casar.

        Mas Pedro fugiu com a noiva

        Na hora de ir pro altar...

        O cheiro bom de milho verde cozido, mandioca e batata assada, amendoim torrado, cuscuz, canjica, pamonha, pipoca, pé-de-moleque, melado de cana, bolo, cachaça e quentão, misturado a muita animação, faz o povo dançar as quadrilhas ao redor da fogueira e ao som das sanfonas, com o coração colorido como as brincadeiras que enfeitam a festa.

        Algumas brincadeiras são especiais, como a cadeia. Nessa brincadeira alguém paga para prenderem você e, se você não conseguir fugir, vai preso e tem que pagar para ser solto.

        Então é um corre-corre danado! Há também o correio elegante. Hora de mandar os bilhetes secretos de amor, de amizade ou de molecagem. Depois, é hora de criar coragem e subir no pau-de-sebo, que escorrega muito mas tem uma prenda esperando o vencedor lá em cima. Ah! São tantas as brincadeiras: tiro ao alvo, barracas com prendas, argolinhas...

        Moças e rapazes pulam a fogueira jurando amizade eterna ou prometendo ser compadres no futuro. Quem sonha em arrumar marido, trata de amarrar o pobre Santo Antônio debaixo da cama com muitas fitas, e ele fica lá, de castigo, até cumprir a função de encontrar o marido encomendado.

        Animação mesmo é quando começa a quadrilha. Os homens ficam de um lado e as mulheres de outro. Eles se cumprimentam, passeiam em fila, de braço dado, e de repente o puxador grita: “Olha a cobra!”, e todo mundo vira correndo para o outro lado. Mas logo ele confessa: “É mentira!”, e a gente se volta para a direção em que passeava antes. “A ponte caiu!”: nessa hora, os homens carregam as mulheres no colo. “É mentira!”: aí eles podem pôr as mulheres no chão. Entre as brincadeiras mentirosas do puxados, os pares fazem um arco com os braços, formando um túnel por onde todos passam. Tem a grande roda, o passeio, a troca de pares e outras evoluções. Por último vem o caracol, em que todos, de mãos dadas, vão fazendo um espiral para dentro e para fora. No final há o grande baile, onde os pares dançam com animação.

        Essa é uma festa junina típica da região Sudeste. Acontece principalmente em Minas Gerais e São Paulo. Mas é lá no Nordeste que se realizam as grandiosas festas juninas do Brasil. E do mundo! Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, vivem disputando para ver qual tem o maior São João da terra. Violeiros, repentistas, Emboladores e poetas se apresentam para alegrar ainda mais a festa. Em muitos lugares do Nordeste também é tempo de sair para as ruas e dançar o Bumba-Meu-Boi.

        A sorte é tirada a cada hora. Acredita-se que as festas de junho são, na verdade, dos namorados, dos agricultores, dos amigos e das pessoas apaixonadas que viveram um dia no campo e gostam de guardar na lembrança a ingênua alegria de brincar de estar na roça. Então, com as estrelas no céu, a gente canta:

... O balão vai subindo,

Vai caindo a garoa,

O céu é tão lindo,

A noite é tão boa.

São João, São João,

Acende a fogueira do meu coração...”


                                                      Dumont, Sávia. O Brasil em festa. São Paulo:

                                                             Companhia das Letrinhas, 2000 p. 13-16.


1 – Examine a situação sócio comunicativa. Quais as características do texto (qual a função do texto, a quem está endereçado, qual o tema, etc.) de Festas Juninas? Justifique.

       Nesta resposta gostaríamos que você se ativesse à descrição de textos instrucionais. O texto é informativo, endereçado a crianças e adolescentes. Informa sobre uma das festas mais tradicionais e populares do Brasil e, como tal, visa, sobretudo, descrever suas características: os pratos típicos, o contexto, as danças, o alvoroço da festa, brincadeiras, versos cantados nas quadrilhas. Fornece informações sobre os lugares onde ocorre e algumas diferenças nas tradições. Há enumerações, seguindo uma sequência de informações temáticas sobre as tradições, origem, lugares, tempo e formas de organização da festa.


2 – Qual a audiência desse texto, para que tipo de leitores foi escrito preferencialmente? Que informações você utilizou para definir a quem a autora se dirige?

       As crianças e os jovens. Ele escreve o texto dando a sensação de que o leitor está se preparando para a festa junto com a escritora, pelas várias sequências de enumeração de ações necessárias para a participação na festa. A linguagem é informal.


3 – Título, figura (imagem) e texto estão relacionados? Escreva a sequência temática do texto.

       SIM. Trata-se de uma figura sobre a quadrilha que é dançada durante a festa junina e há, no texto, um parágrafo inteiro dedicado a essa dança coletiva. A sequência deve ser organizada a partir da temática de cada parágrafo ou sequência de parágrafos.


4 – Após ter enumerado a sequência temática, reexamine cada parágrafo, considerando as frases-tópico, as que iniciam o parágrafo, e faça um resumo do texto.

       Resposta deve seguir um estilo pessoal. Um exemplo: São João é tempo de fogueira, músicas, danças, animação, fantasias e comidas típicas. É tempo de pagar promessas, acordando os santos, de casar, cantar e brincar. Tudo é especial. É uma festa brasileira com diferentes tradições de acordo com as várias regiões.


5 – Você encontrou alguma palavra que não conhecia ou de que tem dúvida quanto ao significado no contexto? Se sim, utilize o dicionário e escreva abaixo o termo com os possíveis sinônimos.

       Resposta pessoal.


6 – Como a autora utiliza a pontuação no texto?

       Como o texto é produzido com a utilização de enumerações e exemplificações, há emprego de vírgulas, num movimento de justaposição inclusive após a exemplificação de discurso direto do puxador, em que utiliza exclamativas entre aspas. Há também um outro uso de exclamativas para evidenciar e descrever o movimento da festa.


7 – O texto trata de festas como tradições. Em sua cidade, as festas juninas trazem alguma diferença em relação àquela descrita no texto? Converse com um representante mais velho da tradição local. Pergunte a ele sobre a história da festa e por que é realizada deste ou daquele modo. Descreva abaixo as diferenças ou o que encontrou de novidade em sua pesquisa sobre as festas tradicionais locais.

       Resposta pessoal. Na cidade do Paranoá, no Distrito Federal, as pessoas assam batatas em buracos na terra e sentam em frente a suas casas para conversar durante o mês de junho.


8 – Existe uma outra festa que é mais importante que a festa Junina em sua cidade ou região? Qual? Descreva-a.

       Resposta pessoal. Por exemplo, a festa de fim de ano. Em algumas cidades são um espetáculo. As pessoas vão à praia e ficam todas juntas a partir das 23:30 horas, esperando dar meia noite, depois voltam para casa, para a ceia.




quinta-feira, 7 de junho de 2018

FILME: VIDAS SECAS - (BASEADO NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS) - NELSON P. DOS SANTOS - COM GABARITO

Filme: VIDAS SECAS

Data de lançamento 4 de maio de 1964 (1h 43min)
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES
        Uma família miserável tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos.

Entendendo o filme:

01 – Quais são os personagens principais de Vidas Secas?
a)   Fabiano, Sinhá Vitória Irmão mais velho, Irmão mais novo, Baleia e o papagaio.
b)   Leonardo Pataca, Leonardinho, Comadre, Compadre, Major Vidigal, Maria das Hortaliças, Dona Maria, Luisinha, Vidinha e José Manuel.
c)   João Ramão, Miranda, Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Leónie, Pombinha, Estela, Zulmira, Piedade e Capoeirista Firmo.

02 – Ao se fazer uma análise do filme, podemos concluir que:
a)   O autor faz um uso de um vocabulário rebuscado para retratar a vida da família com maior precisão.
b)   O filme não apresenta discurso indireto livre, pois a mescla da fala dos personagens com o discurso do narrador confundiria os leitores, deixando o romance difícil de ser compreendido
c)   O filme apresenta uma linearidade clara, já que apresenta começo, meio e fim.
d)   O autor não utiliza muitos adjetivos porque deseja exprimir a aridez do sertão.

03 – Vidas Secas faz parte de qual fase literária?
a)   Pré-modernismo.
b)   Primeira fase do modernismo.
c)   Segunda fase do modernismo.
d)   Terceira fase do modernismo.

04 – Entre as principais características de Vidas Secas, podemos citar:
a)   Falta de linearidade do tempo.
b)   Foco no nordestino, mostrando os problemas como a seca, a migração e a miséria do trabalhador rural.
c)   Presença de figuras de linguagem como metáfora, prosopopeia e zoomortização.
d)   Foco narrativo em terceira pessoa.
e)   Todas as anteriores.

05 – Sobre Fabiano, NÃO podemos afirmar que:
a)   Fabiano sonha com uma vida melhor.
b)   Fabiano consegue dominar o ambiente rural.
c)   Fabiano consegue se expressar com facilidade.

06 – Sobre o enredo de Vidas Secas, NÃO podemos afirmar que:
a)   Fabiano mata a cadela Baleia.
b)   O menino mais novo queria ser vaqueiro como o pai.
c)   Na cena Inverno inicia-se o período das chuvas.
d)   Fabiano é preso pelo Soldado Amarelo.

07 – UFMG 2003 – Com base no filme, é CORRETO afirmar que:
a)   No início, as personagens passam fome e, no final, sofrem com o frio.
b)   No início, predomina a desgraça da seca e, no final, e desgraça da estação chuvosa.
c)   No início, a família está em fuga e, no final, a mesma situação se repete.
d)   No início, a família se encontra íntegra e, no final, se mostra desfeita.

08 – Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir.
        “Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos).”
        O texto, no seu conjunto, enfatiza:
a)   A pobreza física do personagem.
b)   A falta de escolaridade do personagem.
c)   A miséria moral do personagem.
d)   A identificação do personagem com o mundo animal.
e)   N.D.A.

09 – “A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezas desesperadas. Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.”
        De acordo com o fragmento acima, é incorreto o que se afirma em:
a)   Tanto Sinhá Vitória quanto Fabiano tinham fé na providência divina.
b)   O enfoque é narrativo.
c)   O que se relata ao longo do parágrafo tem o objetivo de confirmar a afirmação da primeira frase.
d)   Há evidências de que Sinhá Vitória e Fabiano estão fragilizados, pois ela “benzia-se tremendo” e ele estava “encolhido no banco do copiar”.
e)   O tema predominante é a indagnação metafísica sobre a existência (inexistência) de Deus.

10 – EU – Maringá:
        “A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto...”
        O excerto acima apresenta uma cena da obra:
a)   Angústia.
b)   Vidas Secas.
c)   Doidinho.
d)   Dom Casmurro.
e)   Menino do Engenho.





MÚSICA(ATIVIDADES): ELA SÓ QUER PAZ - PROJOTA - COM GABARITO

Música(Atividades): Ela Só Quer Paz

                                         Projota

Ela é um filme de ação com vários finais
Ela é política aplicada em conversas banais
Se ela tiver muito a fim, seja perspicaz
Ela nunca vai deixar claro, então entenda sinais

É o paraíso, suas curvas são cartões postais
Não tem juízo, ou se já teve, hoje não tem mais
Ela é o barco mais bolado que aportou no seu cais
As outras falam, falam, ela chega e faz

Ela não cansa, não cansa, não cansa jamais
Ela dança, dança, dança demais
Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais
Ela é um disco do Nirvana de 20 anos atrás

Não quer cinco minutos no seu banco de trás
Só quer um jeans rasgado e uns quarenta reais
Ela é uma letra do Caetano com flow do Racionais
Hoje pode até chover, porque ela só quer paz

Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer

Notícias boas pra se ler nos jornais
Amores reais, amizades leais
Ela entende de flores, ama os animais
Coisas simples pra ela são as coisas principais

Sem cantada, ela prefere os originais
Conheceu caras legais, mas nunca sensacionais
Ela não é as suas nega, rapaz
Pagar bebida é fácil, difícil é apresentar pros pais

Ela vai te enlouquecer pra ver do que é capaz
Vai fazer você sentir inveja de outros casais
E você vai ver que as outras eram todas iguais
Vai querer comprar um sítio lá em Minas Gerais

Essa mina é uma daquelas fenomenais
Vitamina, é proteína e sais minerais
Ela é a vida após a vida
Despedida pros seus dias mais normais
Pra que mais?

Ela não cansa, não cansa, não cansa jamais
Ela dança, dança, dança demais
Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais
Ela é um disco do Nirvana de 20 anos atrás

Não quer cinco minutos no seu banco de trás
Só quer um jeans rasgado e uns quarenta reais
Ela é uma letra do Caetano com flow do Racionais
Hoje pode até chover, porque ela só quer paz

Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz
Hoje ela só quer paz.

Entendendo a canção:

01 – Faça uma análise da música, em seguida, descreva a personagem principal citada. Quais são seus sentimentos em relação ao amor e a amizade? Comente.
      Ela é uma moça que possui um corpo escultural e que não tem medo de ousar, enquanto as amigas pensam ela faz. Hoje ela quer um amor real e amizades que sejam leais, verdadeiras.

02 – E você procura o mesmo que essa personagem? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Como você vê essa personagem. Você acha, que por ela não ter medo de arriscar, se torna uma pessoa fútil ou fácil? Você conhece alguém que possui essas mesmas qualidades? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – “... Amores reais, amizades leais...” Você acha que nos dias atuais isso é possível? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Observe os versos a seguir: “... Ela já acreditou no amor, mas não sabe mais...”. E você acredita no amor? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – “...Essa mina é uma daquelas fenomenais / Vitamina, é proteína e sais minerais / Ela é a vida, após a vida / Despedida pros seus dias mais normais / Pra que mais? ...” Explique o que você entendeu com a leitura dessa estrofe.
      Vitaminas, proteínas e sais minerais são elementos fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Nessa estrofe o eu lírico quer dizer que ela “a moça” faz bem. E quem conseguir o amor dela deve valorizá-la.

07 – Analise os versos a seguir e, descreva algumas características e rotina da personagem da música: “...Notícias boas pra se ler nos jornais / Amores reais, amizades leais / Ela entende de flores, ama os animais / Coisas simples pra ela são as coisas principais? ...”
      Ela gosta de ler jornais, fazer boas amizades, amor tem que ser verdadeiro, nada de passatempo. Gosta e entende de flores e ama os animais. E ela é uma pessoa simples. Não gosta de coisas sofisticadas.

08 – Faça uma análise do título da canção e explique o seu significado. A personagem quer paz de quê? Comente.
      Ela já foi uma menina inocente, pois já acreditou no amor. Hoje são as coisas simples e originais que ela valoriza. Cantadas baratas não a convence mais. Hoje tanto faz chover ou fazer sol e, aconteça o que acontecer ela quer ter paz. Não se preocupar com coisas inúteis.

09 – Quantas estrofes constituem a canção? Quantos versos? Tem rimas? Transcreva dois exemplos de rimas se houver.
      A música possui 12 estrofes constituída de 48 versos. Contém rimas, exemplos: Trás / paz, reais / Racionais.

10 – Que lições você depreende da música? Comente.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Gostar de coisas simples, entender de flores e amar os animais, além de não cair em cantadas baratas, procurar amizades verdadeiras e amores reais.

TEXTO: EU TE AMO, BICHO - DENYSE LAGE FONSECA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Eu te amo, bicho

        Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos. De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto só 36 têm crianças, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013. E essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente: “O convívio com animais produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta as chances de sobrevida para quem tem problemas cardíacos. Além disso, eleva as possibilidades de interação social”, explica a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Carine Redígolo, estudiosa do comportamento animal.
        A ligação entre os humanos e os bichos é tão poderosa que chega a interferir nos nossos hormônios. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no Japão, descobriram que basta uma simples troca de olhares entre o cão e o dono para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajuda a formar os laços entre mães e filhos.
     Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência. Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas formas.
    […]  
                                                     Escritora: Denyse Lage Fonseca.
Entendendo o texto:

01 – Em todas as alternativas, são apresentados, à luz da ciência, os benefícios advindos da relação do humano com o cão, exceto em:
a) “[...] os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção.”
b) “[...] produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico [...]”
c) “[...] eleva as possibilidades de interação social [...]”
d) “[...] aumenta o nível da ocitocina [...]”

02 – Registra-se uma opinião no trecho:
a) “[...] o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão.”
b) “Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies [...]”
c) “Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos.”
d) “Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais [...]”

03 – Em “Mas, quando falamos do nosso amigo mais antigo, não cabe discussão [...]”, o termo destacado estabelece uma relação de:
a) conclusão
b) oposição
c) especificação
d) adição.

04 – Na passagem “De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto 36 têm crianças [...]”, a palavra grifada indica uma:
a) ênfase
b) exclusão
c) prioridade
d) restrição.

05 – Na parte “[...] para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajudar a formar os laços entre mães e filhos.”, o travessão introduz uma:
a) observação
b) exemplificação
c) citação
d) explicação.

06 – No trecho “Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência.”, o tom criado pelo subjuntivo é o de:
a) suposição
b) ordem
c) desejo
d) conselho.

07 – Na passagem “Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos e cachorros atuais.”, as vírgulas sinalizam:
      Uma inserção.                                                                                                                                                                                      


TEXTO: ELA É SUPER - REVISTA RECREIO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: ELA É SUPER

        Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esses felinos.
        Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
        Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
        Como tem pernas curtas, ela não corre. Esconde-se, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.

                                                      Texto retirado da Revista Recreio.
Entendendo o texto:

01 - Qual é o título do texto?
      Ela é super.

02 - Marque a alternativa correta em relação ao gênero do texto acima:
a) Poema.                                  b) Lenda.
c) Propaganda.                          d) Texto informativo.

03 - Quantos parágrafos existem no texto?
      São quatro os parágrafos do texto.

04 – Quando o texto usa o pronome ela, a quem o texto faz referência?
      O texto refere-se a onça-pintada.

05 – Segundo o texto para que a onça usa suas habilidades?
      Ela usa suas habilidades para caçar e se proteger.

06 - Dentro do contexto o que significa presa?
      Ser vivo que um animal caça para se alimentar.

07 – Quais são as habilidades da onça?
      Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios.

08 – Em qual período a onça é mais ativa?
      No período noturno.