quinta-feira, 7 de junho de 2018

LENDA: NEGRINHO DO PASTOREIO - IDALINA LADEIRA FERREIRA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Lenda: Negrinho do Pastoreio


        -- Bom dia, gauchinho! Está campeando o gado?
        -- Estou sim. Gosto de campeá-lo pelos nossos pampas verdejantes.
        -- O que faz você quando uma rês escapa?
         -- Peço ao Negrinho do Pastoreio que me ajude a encontrá-la.
        -- Quem é o Negrinho do Pastoreio?
        -- Não sabe? Era um negrinho escravo que guardava o gado. Certo dia uma rês fugiu. Por mais que o negrinho a procurasse não conseguiu encontrá-la. O patrão, por castigo, além de dar-lhe violenta surra, colocou-o quase morto perto de um enorme formigueiro.
        -- E o que aconteceu com o negrinho?
        -- De manhã, alguns vaqueiros viram o negrinho saltar do formigueiro, sacudir as formigas do corpo franzino e pular no lombo de um cavalo baio. Depois saiu cavalgando rumo ao sol nascente e sumiu no horizonte avermelhado.
        -- E o negrinho ajuda os vaqueiros a encontrarem os animais perdidos?
        -- Sim. Desde então, quando alguém perde uma rês, acende uma vela e pede ao Negrinho do Pastoreio para encontrá-la. Se pedir com fé, o animal será encontrado.

                   Idalina Ladeira Ferreira. Arco-íris. São Paulo: Ed. Saraiva.
Entendendo a lenda:

01 – O texto “Negrinho do Pastoreio” conta uma história verdadeira ou uma lenda?
      É uma lenda.

02 – A que região do Brasil pertence? Como você chegou a essa conclusão?
      A região sul. Resposta pessoal do aluno.

03 – Você conhece alguma lenda do nosso folclore? A que região ela pertence? Que tal conta-la para a classe?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Na frase do primeiro parágrafo do texto se lê: “Está campeando o gado”?
Que pronome está subentendido?
      Você.

05 – O gauchinho responde: “Gosto de campeá-lo.”
Que substantivo o pronome –lo está substituindo?
      O gado.

06 – A quem se referem os pronomes –lhe e –o no final do sexto parágrafo?
      Ao negrinho.

07 – Reescreva a frase, colocando o substantivo rês no plural e fazendo as devidas concordâncias.
Certo dia uma rês fugiu.
      Certo dia umas reses fugiram.

08 – Continue escrevendo as frases no plural, prestando atenção na acentuação e fazendo as concordâncias.
a)   Passou um mês, o freguês não apareceu e eu me preocupei.
Passaram uns meses, os fregueses não apareceram e nós nos preocupamos.

b)   Ela foi muito cortês e me pediu desculpas.
Elas foram muito corteses e nos pediram desculpas.

09 – Qual foi o castigo recebido do patrão?
      Deu-lhe uma surra violenta e jogou-o num formigueiro.

10 – O que é necessário fazer para pedir ajuda ao Negrinho do Pastoreio?
      Acender uma vela e pedir ao Negrinho do Pastoreio para encontrar a rês, mas com fé.



TEXTO: ENTREVISTA COM A CORUJA - GAZETA DO POVO - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


Texto: Entrevista com a Coruja

        Geralmente de hábitos noturnos, ela tem uma visão e um sistema auditivo muito bons, podendo caçar com facilidade à noite. Ave muito curiosa, ela é o símbolo da sabedoria.

        O que você mais gosta de comer?
        Sou uma ave predadora, me alimento de animais vivos que caço ativamente. Gosto de pequenos vertebrados, como roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves.

       Todas as corujas ficam acordadas durante o dia?
       Algumas têm atividades durante o dia, mas a maioria é noturna.

       Como que é esta vida noturna de vocês?
      O fato de nós sermos capazes de viver no escuro faz com que tenhamos muitas vantagens.

       Quais são?
       Uma delas é que não preciso competir com os gaviões e outros pássaros predadores, que têm uma alimentação muito parecida com a minha.

       É difícil caçar os animais à noite?
      De jeito nenhum. Como tenho um sistema auditivo muito bom, posso localiza uma presa até na escuridão total.

       Como é que funciona o seu sistema auditivo?
       Meus ouvidos externos têm uma estrutura capaz de aumentar o som que chega aos ouvidos internos.

       Qual é a sua média de vida?
       Em torno de 24 anos.

      Quanto à visão, você também tem facilidade de enxergar bem no escuro?
      Ela não é tão boa quanto a minha audição. Consigo enxergar sombras em ambientes com pouca luz. Além disso, tenho capacidade de observar grande parte do que se passa à minha Volta Por Causa da grande habilidade de virar a cabeça em até 270 graus, ou seja, quase dando uma volta completa.

        Onde é mais fácil encontrá-la?
       Estou sempre em pastos, campos, matas e pântanos. Posso até mesmo ser encontrada perto e dentro das casas, não só no campo como também nas cidades.

        Você tem muitos inimigos?
    A minha convivência com outros pássaros nem sempre é amigável. Compartilho o mesmo abrigo com andorinhas e pombos, mas posso ser atacada por beija-flores e bem-te-vis.

       E quanto a seus filhotinho?
      A incubação dos ovos – tempo que eles demoram para sair da casca – vai depender da espécie. Mas geralmente é de 23 a 30 dias.

       Demora muito para eles saírem do ninho?
       Não, umas três semanas após o nascimento.

GAZETA do Povo. Gazetinha. A ave da sabedoria.
Curitiba, ano 25, n. 1224, 3 out. 1998. p. 2.
 Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      Entrevista com a coruja.

02 – Qual é o personagem principal?
      A coruja.

03 – Qual é a função deste texto?
      Passar informações por meio de uma história.

04 – Quantas perguntas foram feitas a coruja?
      Foram feitas 12 perguntas.

05 – Cite três características da coruja.
      Ótima audição, vira a cabeça em até 270 graus e tem hábitos noturnos.

06 – A coruja é uma animal de vida diurna?
      A coruja tem hábitos noturnos.

07 – Qual alimentação da coruja?
      Ela se alimenta de animais vivos como: pequenos roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves.

08 – A coruja escuta bem? Por que?
      A coruja escuta muito bem, pois ela tem no ouvido externo uma estrutura que aumenta o som que chega aos ouvidos internos.

09 – Um bebê demora 9 meses, em média para nascer. Qual é este tempo para as corujas?
      De 23 a 30 dias.

10 – Qual a expectativa de vida de uma coruja?
      A expectativa de vida da coruja é em média 24 anos.


CONTO: JOÃO-DE-BARRO ENGENHEIRO - ANDRÉ DE CARVALHO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: JOÃO-DE-BARRO ENGENHEIRO

        Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enormes por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.
     Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.
     Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe… É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.
     Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
    E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.
    Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.
    Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!
    Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.
    Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.
                                                        Adaptado de André de Carvalho.

Entendendo o conto: 

01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “João-de-barro engenheiro”.

02 – Quem é o autor do texto?
      O autor do texto é André de Carvalho.

03 – Qual é o tema?
      O texto fala sobre a habilidade do João-de-barro construir sua casa.

04 – O texto tem quantos parágrafos?
      O texto tem 9 parágrafos.

05 – Quem são os personagens que aparecem no texto?
      Os personagens do texto são a dona Graúna, Joãozinho e o Pintassilguinho.

06 – Onde se passa a história?
      A história se passa na floresta.

07 – Em sua opinião o que significa a expressão “levada da breca”?
      Significa que os alunos eram muito levados.

08 – Todos os alunos de Dona Graúna eram levados? Justifique sua resposta.
      Sim, durante a aula todos faziam estripulias, pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, menos o Joãozinho.

09 – Quando os alunos faziam bagunça o que fazia a professora?
      Ela ficava com a cara vermelha e agitava as asas.

10 – Qual apelido João ganhou e por quê?
      Ele ganhou o apelido de João-de-barro porque ele ficava brincando com barro e fazendo coisas.

11 – O que aconteceu quando os outros pássaros viram a casa de João pronta?
      Todos ficaram com inveja.

12 – Por que os outros pássaros não faziam casas como a de João?
      Eles não sabiam fazer como João porque não estudaram como ele.

13 – Em sua opinião o que podemos aprender com essa história?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Qual das afirmações abaixo é verdadeira?
(   ) O ninho do João-de-barro é construído pelo macho.
(X) O casal trabalha junto na construção do ninho.
(   ) A fêmea do João-de-barro escolhe o local para a construção do ninho.

15 – Releia esta frase: “Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.”
 Indique a alternativa que explica o sentido dela:
(X) O ninho é tão bem construído que nem parece ser obra de um pássaro pequeno.
(   ) A casa é muito complicada para servir de ninho para um passarinho menor que um sabiá.

16 – Quais características diferenciam um ninho de João-de-barro dos ninhos de pássaros, em geral?
      É um ninho feito de barro, é coberto e dentro é dividido em duas partes.




quarta-feira, 6 de junho de 2018

MÚSICA: TRÊS APITOS - ZELIA DUNCAN - DE NOEL ROSA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Três Apitos
                                 

Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você
Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
Está interessada
Em fingir que não me vê
Você que atende ao apito de uma chaminé de barro
Porque não atende ao grito
Tão aflito
Da buzina do meu carro
Você no inverno
Sem meias vai pro trabalho
Não faz fé com agasalho
Nem no frio você crê
Mas você é mesmo artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você
Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente
Impertinente
Que dá ordens a você
Sou do sereno poeta muito soturno
Vou virar guarda-noturno
E você sabe por que
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano
Estes versos pra você.
                                         Composição: Noel Rosa

Entendendo a canção:

01 – Leia as afirmações:
I – De forma bem humorada, o autor revela um homem apaixonado que está em busca da mulher amada na porta da fábrica onde ela trabalha.
II – Por meio da personificação do apito, o homem revela o que sente ao esperar a amada na porta da fábrica.
III – Ao longo da música, fica evidente o sofrimento do homem, que além de resistir por ser ignorado pela mulher amada, padece por ela receber ordens de um gerente petulante.

Estão corretas as afirmações:
a) I e II.
b) III apenas.
c) II e III.
d) I apenas.
e) I, II e III.

02 – Qual o tema da canção?
      Queixa do eu lírico sobre um amor não correspondido.

03 – Como está caracterizado o eu lírico?
      Como poeta.

04 – A quem se dirige o eu lírico?
      A mulher a quem ele a ama.

05 – Como a amada está caracterizada?
      Operária de uma fábrica de tecidos, que ignora o eu lírico, está zangada.

06 – O texto que você leu é a uma letra de uma canção. Lendo-a sem ouvir a melodia, você diria que essa letra pertence a que tipo de texto escrito? Justifique.
      Assemelha-se ao poema, por terem em sua organização formal: versos, rimas, aliterações, figuras de linguagem.

07 – Observe os versos abaixo e responda no caderno: quais letras consoantes se repetem?
      “Pois você anda
       Sem dúvida bem zangada”.
      As letras: M – N – D – V – S.


FILME(ATIVIDADES): GUERRA DE CANUDOS - SERGIO REZENDE - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): GUERRA DE CANUDOS
      

Data de lançamento 3 de outubro de 1997 (2h 50min)
Direção: Sergio Rezende
Gêneros DramaAçãoHistórico
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES
        Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família com opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Entendendo o filme:

01 – A comunidade de Canudos, formada na década final do século XIX, contestava a distribuição de terras no sertão nordestino e buscava com a formação do arraial, tirar parte da população sertaneja da situação de miséria e abandono em que se encontrava. A frente da comunidade havia um líder religioso conhecido como:
a)   Monge José Maria.
b)   João Maria.
c)   João Campos.
d)   Antônio Conselheiro.
e)   Antônio Milagreiro.

02 – Qual é a visão de Euclides da Cunha sobre a religiosidade popular sertaneja?
      Ele recriou, a partir de poemas e profecias, o imaginário dos seguidores do Conselheiro – Acreditava que houve, em Canudos, a espera mágica do Dom Sebastião, morto em batalha no século XVI. Segundo a crença popular, o monarca desaparecido deveria voltar, para restaurar a monarquia de derrotar os enviados do anticristo, as tropas da República, cuja “eleição” era tida como a “lei do cão”.

03 – Como o autor caracteriza o sertanejo a partir de aspectos antagônicos, contraditórios. Identifique dois desses aspectos.
      Na aparência, o sertanejo é feio, de andar desconcertado, debilitado, frágil; no entanto, em situações de urgência, revela-se forte e destemido.

04 – Em: “Os Sertões”, o autor aponta duas causas que explicam por que o sertanejo não consegue alterar a sua sina de intensos sofrimentos. Quais são?
      De acordo com o autor, o isolamento e as secas cíclicas no sertão são as causas da sina trágica dos sertanejos.

05 – Por que o autor considera que “O Sertanejo é, antes de tudo, um forte”, se, na verdade, ressalta nos textos a precariedade da vida dos habitantes do sertão?
     O autor considera o sertanejo essencialmente forte exatamente porque resiste aos intensos sofrimentos determinados pelo meio e pelo isolamento a que está condenado.

06 – “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.” (Cunha, 1987, p. 4017).
Esse trecho retrata a chamada Guerra de Canudos. Sobre esse conflito, assinale a alternativa CORRETA.
a)   Envolveu a população sertaneja do nordeste, em especial da Bahia, que lutava basicamente contra a injusta situação fundiária e de miséria.
b)   Entre as lideranças de Canudos destaca-se o monge João Maria, cujas promessas de salvação eterna foram capazes de mobilizar aproximadamente 30 mil pessoas para o arraial de Canudos.
c)   Já na primeira expedição, o exército conseguiu sitiar Canudos que não conseguiu resistira o cerco das tropas armadas com metralhadoras e com canhões.
d)   Canudos era considerado um “mau exemplo” pelo governo do Estado da Bahia por dividir as terras em forma igual entre os seus habitantes, garantindo que todos possuíssem sua propriedade privada.
e)   Antônio Conselheiro foi uma das lideranças de Canudos e, por ser um defensor da República, ganhou diversos simpatizantes entre os membros do governo.

07 – Quantas expedições militares foram realizadas durante a Guerra de Canudos?
a)   12.
b)   08.
c)   07.
d)   04.

08 – Em que estado ocorreu a Guerra de Canudos?
a)   Pará.
b)   Bahia.
c)   São Paulo.
d)   Paraná.

09 – Complete:
        A Guerra de Canudos foi um confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro.

10 – (MACKENZIE – SP – 2013) – É necessário que se sustente a fé de sua Igreja. A religião santifica tudo e não destrói coisa alguma, exceto o pecado. [...] Estas verdades demonstram que casamento é puramente competência da Santa Igreja, que só seus ministros têm poder de celebrá-lo [...]. Nesse trecho, Antônio Conselheiro, líder do movimento que levou a Guerra de Canudos (1896 – 1897).
a)   Preparou as bases de uma sociedade religiosa, implantada após sua vitória na referida Guerra.
b)   Considerou o protestantismo a única saída para o bem-estar das populações e resolução de seus problemas.
c)   Expôs sua insatisfação com uma das medidas implantadas pela recém proclamada república.
d)   Criticou o Estado laico, que proibia práticas religiosas – públicas e privadas – como o casamento católico.
e)   Resgatou as discussões entre Estado e religião, resolvidas com a oficialização do cristianismo evangélico enquanto religião do Estado Brasileiro.

11 – Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.
a)   O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
b)   Os sertanejos de Canudos leitavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
c)   Caracterizou-se como um momento de caráter messiânico.
d)   A Guerra de Canudos foi tema do livro “Os Sertões”, do escritor Euclides da Cunha.
e)   Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.



POEMA: PROMESSAS - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

Poema: Promessas
              Pedro Bandeira


Primeiro dia de aula,
como é bom recomeçar!

Mala nova, tudo novo,
caderno, lápis no estojo,
tudo encapado,
tudo ajeitado,
tudo arrumado,
tudo prontinho.

Não conheço a professora,
também ela vai ser nova.
Sei que dela vou gostar,
e ela vai gostar de mim.

Prometo estudar bastante,
vou ser o primeiro da classe.
Não vou ficar de castigo,
nem vou brigar no recreio.

Tudo novo, vida nova.
Novos colegas também.
Mas eu prometo:
este ano,
eu não vou emprestar a minha borracha!

                                                            BANDEIRA, Pedro
Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do texto?
a) Minha escola
b) Prometo
c) Amigos
d) Promessas.

02 – Quem é o autor do texto?
a) Pedro Bandeira
b) Promessas
c) Manuel Carlos
d) Aluno.

03 – Qual é o tema do texto?
a) Promessas religiosas
b) Expectativas para o ano novo
c) Materiais escolares
d) Novos amigos.

04 – A quem se refere o texto?
a) Uma professora
b) Um aluno
c) Um pai
d) Uma escola.

05 – De que maneira podemos classificar o texto acima?
a) descritivo.
b) argumentativo.
c) poético.
d) narrativo.

06 - Quantas estrofes contém o texto?
a) 3 estrofes
b) 5 estrofes
c) 6 estrofes
d) 4 estrofes.

07 – Quantos versos ele possui?
a) 5 versos
b) 21 versos
c) 6 versos
d) 22 versos.

08 – Qual estrofe mostra as promessas dos alunos?
a) 3ª e a 5ª
b) 2ª e a 5ª
c) 4ª e a 5ª
d) 1ª e a 3ª.