sábado, 17 de outubro de 2026

NOTÍCIA: QUANDO SAI A FUMAÇA DO CONCLAVE? FRAGMENTO - THALLYS MENEZES - COM GABARITO

 Notícia: Quando sai a fumaça do Conclave? – Fragmento

        Conclave: Veja horários das votações e quando deve sair a primeira fumaça.

        [...]

        O Conclave para eleger o próximo papa começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Ao todo, 133 cardeais participam da votação secreta que escolherá o novo líder da Igreja Católica.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJcvQT8PGpBFqKiN6xWUcbwYYjCKxyLIU8aajNfti0MRE4nRrlhZgYXpbujljh7aRdsUIxwBUsULr1iyEzR24Ouqhgej6DFSDeIF1tr7ULNCHF-KhEq1XLNQqXIebKZ3sFJ3UpkJC5O32BwabkWqnTZFFTOzbAhXwcHmANR55A1S-NalGuLS-J91UHJh4/s320/images.jpg


        [...]

        Quarta-feira (7)

        11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação

        14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina

        Quinta-feira (8)

        5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito

        7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé

        12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito

        14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé.

        Se não houver definição, haverá mais dias de votação.

Habilidade EF05LP06.

MENEZES, Thallys. Quando sai a fumaça do Conclave? Confira horários da votação da escolha do Papa. UOL Notícias, 2025. Disponível em: https://social1.ne10.uol.com.br/noticias/2025/05/06/quando-sai-a-fumaça-do-conclave-confira-horarios-da-votacao-da-escolha-do-papa.html. Acesso em: 25 mar. 2026.

Fonte: Mapas de Progresso. Língua Portuguesa: 6º ano. Ensino Fundamental. Anos Finais. 3º bimestre. SEDUC. Rio de Janeiro, 2026. p. 25.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o objetivo principal do Conclave citado na notícia e quantos cardeais participam dessa votação?

        O objetivo principal do Conclave é eleger o próximo papa, que será o novo líder da Igreja Católica. Ao todo, participam do processo de votação secreta 133 cardeais.

02 – Quais são as etapas e rituais previstos para ocorrer na Capela Sistina no primeiro dia do Conclave (quarta-feira, dia 7), a partir das 11h30?

      A partir das 11h30, ocorrem a entrada dos cardeais na Capela Sistina e os juramentos coletivos e individuais. Em seguida, após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, espaço aberto para possíveis perguntas e, por fim, a realização da votação.

03 – Qual é o horário previsto para a emissão da primeira fumaça no primeiro dia de Conclave e qual local específico do Vaticano ela deve expelir?

      A primeira fumaça tem previsão de sair às 14h da quarta-feira (7) e será emitida pela chaminé da Capela Sistina.

04 – De acordo com o cronograma de quinta-feira (8), em quais circunstâncias específicas a fumaça sairá da chaminé nos horários das 5h30 e das 12h30?

      Nos horários das 5h30 e das 12h30, a fumaça só sairá da chaminé caso um papa seja de fato eleito nessas votações. Se não houver eleição nesses horários específicos, a fumaça não é expelida imediatamente.

05 – Em que condições a fumaça preta é expelida da chaminé da Capela Sistina durante a quinta-feira (8)? Indique os horários associados a esse evento no texto.

      A fumaça preta é expelida quando uma votação é encerrada e não se chega à escolha de um novo papa. Segundo o texto, isso está previsto para ocorrer às 7h00 e às 14h00 caso a decisão não seja alcançada.

06 – Como o texto descreve o procedimento a ser adotado caso os cardeais não cheguem a um consenso ao final da quinta-feira (8)?

      O texto indica que, se não houver uma definição sobre a escolha do novo papa ao término da quinta-feira, haverá mais dias seguidos de votação até que ocorra a eleição.

07 – O que a variação na cor da fumaça (ou a sua ausência em determinados horários intermediários) representa do ponto de vista jornalístico e de comunicação com o público externo?

      Representa um código visual de comunicação informativa instantânea: a fumaça (e sua cor) serve para informar ao público externo, em horários predeterminados, o andamento do processo secreto de escolha. A fumaça preta indica a indefinição (ausência de consenso), enquanto a fumaça branca (ou a presença da fumaça nos horários de 5h30 e 12h30) anuncia a eleição efetuada do novo pontífice.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário