quinta-feira, 1 de agosto de 2024

POEMA: LAGOA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Lagoa

             Carlos Drummond de Andrade

Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_E2fckpt-lAnYdHqp2GqTp_M3RzW8bLbc8FChlY0mZJijo-yHkggvu5NvcW-U5r-yEvFKLEr4gMUNv867mrF24a-4MRStwhpXvvUEr3IdvbSUk8xW97SYqmLeFft_mugFlZNSAPQtXuvN7Gl25uGek4BGeY30JnW4W8zbutmmEj5ZXEfkJI9HGDcJDp4/s320/MAR.png


Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
e calma também.

Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.
Eu vi a lagoa. . .

Lagoa. In: Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, Companhia das Letras, São Paulo. Carlos Drummond de Andrade @ Graña Drummond www.carlosdrummond.com.br.

Fonte: Encontros – Língua Portuguesa – Isabella Carpaneda – 5º ano – Ensino fundamental anos iniciais. FTD – São Paulo – 1ª edição. 2018. p. 132.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o tema principal do poema "Lagoa" de Carlos Drummond de Andrade?

      O tema principal do poema é a contemplação e a valorização da lagoa, destacando a sua beleza e a paz que ela transmite, em contraste com o mar, que é desconhecido e indiferente ao eu lírico.

02 – Por que o eu lírico diz que o mar "não me importa"?

      O eu lírico afirma que o mar "não me importa" porque ele nunca o viu e, portanto, não tem nenhum sentimento ou apego por ele. Em vez disso, ele valoriza a lagoa, que ele conhece e aprecia.

03 – Como a lagoa é descrita no poema?

      A lagoa é descrita como grande e calma, especialmente bela durante o entardecer, quando brilha e se pinta de todas as cores na "chuva de cores" da tarde.

04 – Qual é a importância da imagem da "chuva de cores" no poema?

      A "chuva de cores" simboliza o pôr-do-sol refletido na lagoa, criando uma imagem visual deslumbrante que destaca a beleza natural e a tranquilidade da lagoa. Essa imagem é central para transmitir a admiração do eu lírico pela lagoa.

05 – Como o poema "Lagoa" reflete a relação do eu lírico com a natureza?

      O poema reflete uma relação de intimidade e apreço do eu lírico com a natureza, particularmente com a lagoa. Ele encontra beleza e paz na simplicidade da lagoa, preferindo-a ao mar desconhecido e talvez tumultuado.

06 – Qual é o contraste estabelecido entre o mar e a lagoa no poema?

      O contraste é que, enquanto o mar é desconhecido e irrelevante para o eu lírico, a lagoa é familiar, apreciada e cheia de beleza. A lagoa é calma e colorida, proporcionando um sentido de paz e fascinação, ao contrário da indiferença sentida pelo mar.

07 – O que a repetição da frase "Eu não vi o mar" sugere sobre os sentimentos do eu lírico?

      A repetição da frase "Eu não vi o mar" reforça a ideia de que o mar não tem importância para o eu lírico. Sugere que a experiência e a conexão emocional com a lagoa são suficientes para ele, tornando desnecessário o conhecimento do mar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário