segunda-feira, 29 de julho de 2024

EDITORIAL: ATENÇÃO AO PEDESTRE - (FRAGMENTO) - FOLHA DE S.PAULO - COM GABARITO

Editorial: Atenção ao pedestre – Fragmento

                 Pesquisa mostra pico de movimento às 12hs e, SP, com 52% de deslocamentos a pé

        A cena tornou-se comum em locais de São Paulo com concentração de arranha-céus comerciais [...]: por volta do meio-dia, milhares de pessoas descem à rua para almoçar. Muitos vão ao banco, à escola dos filhos ou tratar de outros compromissos e problemas do cotidiano. [...]

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia58JHMp-zJZye5wISS-oZ2UDTp9nKSFYpv3lErhegvbBdzgwXMznITPR1Jd5eqaF-DPDJ3DRNgqnGLucQnY88JPqKgCtJOCHFs0W6fi6NxPKzsV3IIDbbcIgGAbKp3zV8gUk8hCLMyG_PpzDNgc4wmcEbw-PtrZimpZhuEyDincaKC-bHujB_hUIUp5w/s320/PICO.jpg

        Nada menos que 5,2 milhões de pessoas iniciam viagens entre as 12hs e as 13hs. Se isso não chega a causar os maiores congestionamentos do dia, é porque as movimentações são de curta duração e em grande número feitas a pé.

        O troféu dos engarrafamentos ainda permanece com o horário das 7hs. Como muitas das viagens em curso nesse momento começaram bem antes, os cidadãos em trânsito geram cifras ainda mais espantosos – 6,9 milhões de pessoas transitando ao mesmo tempo.

        De toda maneira, o novo pico das 12hs merece entrar no foco do poder público. Uma das razões é a predominância de pedestres. Se ao longo do dia os deslocamentos a pé perfazem32% do total, na hora do almoço eles somam 52%.

        Não raro essa grande concentração de gente a andar extravasa a superfície da calçada, que se torna pequena para acomodar a todos. As pessoas passam a descer para o leito carroçável da via, com o que se expõem a risco maior de atropelamento e contribuem para conturbar o trânsito de veículos.

        Parece evidente que, onde houver gargalos, o poder público deve considerar a ampliação dos passeios e a melhoria dos pisos. Medidas para acalmar ou restringir o tráfego de automóveis também podem impor-se como soluções locais.

        Outra providência possível seria aumentar o tempo de travessia nas faixas com semáforos para pedestres. Quem anda a pé pela cidade já teve a experiência de precisar correr para completar o percurso até o lado oposto, tão exíguos são os intervalos reservados para os bípedes atravessarem a pista. [...].

ATENÇÃO ao pedestre. Folha de S. Paulo, 6 jul. 2019. Dispensável em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/07/atencao-ao-pedestre.shtml. Acesso em: 13 jul. 2019.

Entendendo o editorial:

01 – Qual é o principal pico de movimento de pedestres em São Paulo mencionado no editorial?

      O principal pico de movimento de pedestres em São Paulo ocorre ao meio-dia, entre as 12hs e as 13hs, quando milhares de pessoas saem às ruas para almoçar e resolver outros compromissos.

02 – Quantas pessoas iniciam viagens entre as 12hs e as 13hs em São Paulo?

      Entre as 12hs e as 13hs, 5,2 milhões de pessoas iniciam viagens em São Paulo.

03 – Qual horário é mencionado como o de maior congestionamento em São Paulo?

      O horário das 7hs é mencionado como o de maior congestionamento em São Paulo.

04 – Quantas pessoas estão em trânsito ao mesmo tempo durante o horário das 7hs em São Paulo?

      Durante o horário das 7hs, 6,9 milhões de pessoas estão em trânsito ao mesmo tempo em São Paulo.

05 – Qual a porcentagem de deslocamentos a pé ao longo do dia em São Paulo e qual a porcentagem durante o horário do almoço?

      Ao longo do dia, 32% dos deslocamentos em São Paulo são feitos a pé, enquanto durante o horário do almoço essa porcentagem sobe para 52%.

06 – Quais medidas o editorial sugere para melhorar a segurança dos pedestres durante o pico das 12hs?

      O editorial sugere que o poder público deve considerar a ampliação dos passeios, a melhoria dos pisos, medidas para acalmar ou restringir o tráfego de automóveis e aumentar o tempo de travessia nas faixas com semáforos para pedestres.

07 – Por que a concentração de pedestres nas ruas durante o horário do almoço é um problema, segundo o editorial?

      A concentração de pedestres durante o horário do almoço é um problema porque a superfície da calçada se torna insuficiente para acomodar todos, fazendo com que muitos pedestres desçam para o leito carroçável da via. Isso os expõe a maior risco de atropelamento e contribui para conturbar o trânsito de veículos.

 

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