quinta-feira, 1 de agosto de 2024

POEMA: MINHA CAMA - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: Minha cama

             Sérgio Capparelli

Um hipopótamo na banheira

molha sempre a casa inteira.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOOR-1LlIrD6BrEvQ8eq-JoO-iqVa4HoVJ_s9W3sjJnAqB4rt_n9ovwCAp14Ix97MTfGwUQsloNvz_2edT0XNWPVtsICelSC1alLnIGoknMgOMgPd8tmiaAWr2mubf67IepkfEmf4POXYFXSSNuAVWCs3XI8BoB1HYkCtKeK_mkketvPSm3be-vwnyM98/s320/HIPO.jpg
 

A água cai e se espalha

molha o chão e a toalha.

 

E o hipopótamo: nem ligo

estou lavando o umbigo.

 

E lava e nunca sossega,

esfrega, esfrega, esfrega

 

a orelha, o peito, o nariz

as costas das mãos, e diz:

 

Agora vou dormir na lama

pois é lá a minha cama!

Sérgio Capparelli. Minha cama. In: Sérgio Capparelli. Tigres no quintal. São Paulo: Global, 2008. p. 53.

Fonte: Encontros – Língua Portuguesa – Isabella Carpaneda – 5º ano – Ensino fundamental anos iniciais. FTD – São Paulo – 1ª edição. 2018. p. 113.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o animal principal do poema "Minha cama" e onde ele está?

      O animal principal do poema é um hipopótamo, e ele está na banheira.

02 – O que acontece quando o hipopótamo está na banheira?

      Quando o hipopótamo está na banheira, ele molha a casa inteira, espalhando água pelo chão e pela toalha.

03 – Como o hipopótamo reage ao fato de molhar a casa inteira?

      O hipopótamo não se importa com o fato de molhar a casa inteira. Ele diz "nem ligo" porque está ocupado lavando o umbigo.

04 – Quais partes do corpo o hipopótamo esfrega enquanto está na banheira?

      O hipopótamo esfrega a orelha, o peito, o nariz e as costas das mãos.

05 – Onde o hipopótamo decide dormir no final do poema e por quê?

      No final do poema, o hipopótamo decide dormir na lama porque é lá que fica a sua cama.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário