segunda-feira, 5 de agosto de 2024

NOTÍCIA: COMO LER TEXTOS EM HIERÓGLIFO? (FRAGMENTO) - ANDRÉ NOGUEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Como ler textos em hieróglifo? – Fragmento

             André Nogueira – Publicado em 15/09/2019, às 08h00

        Os hieróglifos são muito famosos. Nesta forma de escrita, as palavras são formadas por pequenas imagens que compõem uma grande sequência de ícones, formando frases e enunciados. 

        [...]

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPogn4DW8JCMwaiC85O3Cznhu2a8co1WEgHLZUeJJHZQJ8LTba6dGu0zHg9Brc0RSOdIvrhW5q3mLeoQUKOn8zYkI9Eddhlm_3N1E4D9L29iVOXTFHKdZDDTaY4IWVd4214ErPrzai2o26tpK3v_l7M_2cscxVnNF_hK4kKnhgpYm9OrSYavB-RC_-euM/s1600/HIERO.jpg

        Hieróglifo é um nome posterior dado pelos gregos a esse tipo de escrita. Significa “escrito dos deuses”, pois sua origem está diretamente associada ao Deus Toth, que forneceu a forma para que os homens eternizassem as histórias e os conhecimentos adquiridos. Esta forma era conhecida por uma pequena esfera da sociedade egípcia antiga, restrita a grupos ligados ao palácio e aos tempos, como sacerdotes, escribas e agentes funerários.

        A primeira tradução dos hieróglifos só foi possível com a descoberta de um monumental artefato egípcio do fim do Império, a conhecida Pedra de Roseta. A pedra possui um texto escrito em hieróglifos, em demótico e em grego, possibilitando que o arqueólogo Jean-François Champollion decifrasse os grifos baseados na tradução grega e escrevesse o livro Relative a l'Alphabet des Hiéroglyphes Phonétiques, sobre o alfabeto fonético dos egípcios. Desde então, as traduções do hieróglifo se baseiam na esquematização de Champollion.

        Não se sabe exatamente a forma de elocução das frases do hieróglifo à fala, pois os textos não marcam nem as vogais utilizadas nas palavras nem as tônicas. Isso faz com que o hieróglifo seja somente uma forma de marcação escrita.

        Ao mesmo tempo, é necessário entender que não existe uma única gramática de hieroglifismo, pois esta forma de registro foi usada por milênios, passando por mudanças e diversas renovações. É normal que se divida em egípcio arcaico (Antigo Império), egípcio intermediário (Médio Império) e egípcio tardio (Novo Império), [...].

NOGUEIRA, André. Como ler textos em hieróglifo? Entenda como funcionava a escrita dos antigos egípcios. Aventuras na História, 15 set. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/como-ler-textos-em-hieroglifo.phtml. Acesso em: 20 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que são hieróglifos?

      Os hieróglifos são uma forma de escrita composta por pequenas imagens que formam sequências de ícones, criando frases e enunciados.

02 – Qual é a origem do termo "hieróglifo"?

      O termo "hieróglifo" foi dado pelos gregos e significa "escrito dos deuses", associando sua origem ao Deus Toth.

03 – Quem conhecia a escrita hieroglífica na antiga sociedade egípcia?

      A escrita hieroglífica era conhecida por uma pequena esfera da sociedade egípcia antiga, como sacerdotes, escribas e agentes funerários, ligados ao palácio e aos templos.

04 – Como foi possível a primeira tradução dos hieróglifos?

      A primeira tradução dos hieróglifos foi possível com a descoberta da Pedra de Roseta, que continha um texto em hieróglifos, demótico e grego.

05 – Quem decifrou os hieróglifos e qual foi a obra publicada sobre isso?

      Jean-François Champollion decifrou os hieróglifos e publicou a obra "Relative a l'Alphabet des Hiéroglyphes Phonétiques", sobre o alfabeto fonético dos egípcios.

06 – Qual é uma das limitações na tradução dos hieróglifos em relação à fala?

      Uma das limitações é que os textos hieroglíficos não marcam as vogais nem as tônicas, dificultando a elocução exata das frases na fala.

07 – Existem diferentes gramáticas de hieróglifos?

      Sim, não existe uma única gramática de hieroglifismo, pois essa forma de escrita foi usada por milênios, passando por várias mudanças e renovações. Ela é normalmente dividida em egípcio arcaico (Antigo Império), egípcio intermediário (Médio Império) e egípcio tardio (Novo Império).

Nenhum comentário:

Postar um comentário