sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NOTÍCIA: CAIRO, NO EGITO, TEM EXPOSIÇÃO COM MÚMIAS AO AR LIVRE - JORNAL JOCA - COM GABARITO

 Notícia: Cairo, no Egito, tem exposição com múmias ao ar livre

        Os egípcios aproveitaram que as múmias estavam sendo transferidas de museu e fizeram um desfile com as peças.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcnd1LS-D7LV7AYiWbkc4JHN2rHosLYpMx51k7I1oGexnMOLtJMt96ls53c2338wAyI5ephGePmSjrXMs7RQNX5x5bfuoy88yMzTCwrgr6hwtjvpETN6WZZ8ALu54fkbuTjxvILZmxQfZquxWklFaoZnuLvD562H_nADCadjtP5F-meO7uXxxmnQ9z_zY/s320/MUMIAS.jpg


        Enquanto estavam sendo transferidas para o Museu Nacional da Civilizaçāo Egípcia, no Cairo, Egito, 22 múmias foram exibidas em uma parada pública pelas ruas da cidade. As peças, que foram transportadas no dia 3 de abril, estavam no Museu Egípcio, na mesma cidade.

        Os egípcios aproveitaram a troca para fazer uma parada pública, de modo que a população pudesse ver as obras sem ter que ir aos museus – o que ficou mais difícil desde que a pandemia do novo coronavírus começou.

        As múmias de 18 reis (conhecidos por lá como faraós) e quatro rainhas foram expostas no desfile, que passou por algumas das principais ruas da cidade. Para ficar protegidas, as múmias foram colocadas em cápsulas preenchidas com nitrogênio, gás que ajuda na conservaçāo. Elas foram transportadas em veículos decorados de acordo com a época em que viveram, em ordem cronológica de quando governaram o país.

        Descobertos em 1871, os faraós e rainhas da exibiçāo viveram entre os séculos 16 a.C. (sendo o mais antigo o faraó Sekenenré Taá) e 12 a.C. (quando o Egito foi governado por Ramsés IV, o mais novo entre os que participaram do desfile). Também fizeram parte da exposição as múmias de Ramsés II, conhecido como "O Grande Ramsés", e da Rainha Hatshepsut, que foi a faraó mulher mais famosa da história.

        O Museu Nacional da Civilização Egípcia, onde as múmias vão ficar permanentemente, foi inaugurado no dia seguinte ao desfile, em 4 de abril.

CAIRO, no Egito, tem exposiçāo com múmias ao ar livre. Joca, São Paulo, 5 abr. 2021. Disponível em: https://www.jornaljoca. com.br/cairo-no-egito-tem-exposicao-com-mumias-ao-ar-livre/.  Acesso em: 8 abr. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que motivou a realização de uma parada pública com múmias no Cairo, Egito?

      Os egípcios aproveitaram a transferência das múmias para o Museu Nacional da Civilização Egípcia para realizar um desfile público, permitindo que a população visse as peças sem precisar ir aos museus, algo que se tornou mais difícil devido à pandemia do coronavírus.

02 – Quantas múmias foram exibidas durante o desfile público e quais foram os tipos de figuras históricas incluídas?

      Foram exibidas 22 múmias, incluindo 18 reis (faraós) e 4 rainhas. Entre elas estavam Ramsés II, conhecido como "O Grande Ramsés", e a Rainha Hatshepsut, a faraó mulher mais famosa da história.

03 – Qual foi o método utilizado para proteger as múmias durante a transferência?

      As múmias foram colocadas em cápsulas preenchidas com nitrogênio, um gás que ajuda na conservação, garantindo sua proteção durante a transferência.

04 – Qual foi o trajeto das múmias durante a parada pública?

      As múmias passaram por algumas das principais ruas da cidade do Cairo em veículos decorados de acordo com a época em que viveram, em ordem cronológica dos seus governos.

05 – Quando foi inaugurado o Museu Nacional da Civilização Egípcia, e qual é a sua relação com a parada de múmias?

      O Museu Nacional da Civilização Egípcia foi inaugurado no dia 4 de abril, um dia após a parada pública das múmias, que marcou a transferência dessas peças históricas para sua nova residência permanente no museu.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário