segunda-feira, 5 de agosto de 2024

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POR QUE TEMOS CE-CÊ? (FRAGMENTO) - LUIZ FERNANDO MONTE - COM GABARITO

 Artigo de divulgação científica: Por que temos ce-cê? – Fragmento

        [...]

        Na verdade, esse cheirinho azedo, popularmente conhecido como ce-cê, não aparece de um dia para o outro. Ele surge e vai aumentando de intensidade aos poucos, quando nossas glândulas sudoríparas apócrinas começam a funcionar. Glândulas sudoríparas são aquelas que produzem o suor. E nós, humanos, temos dois tipos delas: as écrinas e as apócrinas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRQNTTmms_E0KXkMUv5YkQEHrmwrfpp-hwuCJTp0zeEGddbQO9IF0-i-5sz2RURl5shubQ-JmuPTOoQRfMx7Im7Ywo58IH5FSrtkae2yQvEa0uWvAwCguE8JLdcg18Vqcsi7Eua8ynJ4LEIz3_IOn2m86VmGl3XKrJfjFF4wgBKoQe7zO-BQ03eij3nIw/s320/mau-cheiro-crianca.jpg


        [...]

        Engana-se quem pensa que este suor já é o próprio ce-cê! Este cheirinho esquisito surge do lado de fora, quando bactérias que estão no nosso corpo entram em contato com o suor apócrino.

        Para evitá-lo é preciso cuidados com a higiene. Ao tomar banho, dê uma atenção especial aos seus sovacos, lave-os com água e sabão e, depois, faça uso de um desodorante. Esse produto reduz as bactérias da axila, e quanto menos bactérias em contato com o suor apócrino, menor será a intensidade do ce-cê.

        [...]

Luiz Fernando Monte. Por que temos ce-cê? In: Universidade das Crianças. Minas Gerais, 9 out. 2012. Disponível em: http://www.universidadedascrianças.org/perguntas/resposta.php?id=91. Acesso em: 13 set. 2017.

Fonte: Encontros – Língua Portuguesa – Isabella Carpaneda – 5º ano – Ensino fundamental anos iniciais. FTD – São Paulo – 1ª edição. 2018. p. 215.

Entendendo o artigo:

01 – O que são glândulas sudoríparas e quantos tipos existem no corpo humano?

      Glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção de suor no corpo humano. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas.

02 – Como o cheirinho azedo do ce-cê é formado?

      O cheiro azedo, conhecido como ce-cê, é formado quando bactérias presentes no corpo entram em contato com o suor produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas.

03 – O suor apócrino, por si só, já possui o cheiro característico do ce-cê?

      Não, o suor apócrino não possui o cheiro característico do ce-cê. O odor surge do lado de fora do corpo, quando bactérias entram em contato com esse tipo de suor.

04 – Quais são as principais medidas para evitar o cheiro de ce-cê?

      Para evitar o cheiro de ce-cê, é essencial manter cuidados com a higiene, como lavar bem as axilas com água e sabão durante o banho e usar desodorante, que ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na área.

05 – Por que o uso de desodorante ajuda a diminuir o cheiro de ce-cê?

      O uso de desodorante ajuda a diminuir o cheiro de ce-cê porque ele reduz a quantidade de bactérias na axila. Com menos bactérias em contato com o suor apócrino, a intensidade do cheiro diminui.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário