quinta-feira, 1 de agosto de 2024

POEMA: FIQUEI DE CASTIGO - CELSO SISTO - COM GABARITO

 Poema: Fiquei de castigo

             Celso Sisto

Não sei por que estou aqui,

trancado nesse quarto!

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_tj7OTlppCx2srwbk_b9nWMwmgTZDJlHAwnQiqq3uGaJbUPaOyVtrnxNSg3Nei9xd6eUB6l4pVL82rcywhTwed_UN_Kkct-btBNkWbtT_QRxSDtp2QJspgBTIGCgICSrvIwDMBJ9aHCk38aCXiNyRrwbKdzNu46CUZ-5W48M72e5OG85H-b36rgDT_W8/s320/GELADEIRA.png

Eu só deixei a geladeira aberta,

a cama sem coberta,

uma tarefa incompleta,

uma mentirinha encoberta,

e não achei a palavra certa

para inventar uma história esperta!

Celso Sisto. Fiquei de castigo. In: Celso Sisto. Emburrado. São Paulo: Paulus, 2005. Não paginado.

Fonte: Encontros – Língua Portuguesa – Isabella Carpaneda – 5º ano – Ensino fundamental anos iniciais. FTD – São Paulo – 1ª edição. 2018. p. 115.

Entendendo o poema:

01 – Por que o narrador está trancado no quarto?

      O narrador está trancado no quarto porque deixou a geladeira aberta, a cama sem coberta, uma tarefa incompleta, contou uma mentirinha e não conseguiu inventar uma história esperta.

02 – Qual é o sentimento do narrador em relação ao castigo?

      O sentimento do narrador é de confusão e talvez um pouco de injustiça, pois ele começa o poema dizendo "Não sei por que estou aqui," sugerindo que ele não entende bem a razão do castigo.

03 – Que tipo de história o narrador tentou inventar?

      O narrador tentou inventar uma história esperta, mas não conseguiu encontrar a palavra certa para isso.

04 – Como o narrador descreve as suas ações que levaram ao castigo?

      O narrador descreve as suas ações de forma aparentemente trivial e casual, como se não fossem grandes coisas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário