História em Quadrinhos : Menino Maluquinho – Pela Metade
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ZIRALDO. Curta o
menino maluquinho. São Paulo: Globo, 2007. v. 2. p. 14.
Fonte: Língua Portuguesa – Português –
Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 19.
Entendendo a história:
01 – Explique por que o
título dessa história é “Pela metade”.
Porque Maluquinho
pede ao amigo que o deixe usar o computador por dez minutos, mas Sugiro só
empresta a máquina pela metade do tempo, cinco minutos. Depois, quando
Maluquinho quebra o computador, ele diz ao amigo que ele só havia quebrado
metade do aparelho e que, por isso, Sugiro não devia ficar inteiramente bravo.
02 – Como Sugiro Fernando
expressa que ficou bravo com o que Maluquinho fez?
Ele grita o nome de Maluquinho. Sua
expressão está muito zangada.
03 – Que recursos dos
quadrinhos mostram essa irritação do amigo?
O desenho da
fisionomia de Sugiro, com olhos saltados, boca aberta, cabelos desarrumados, e
o balão com o nome do Maluquinho escrito em letras maiúsculas e com as sílabas
separadas.
04 – Você já sabe que,
quando falamos, os fonemas se organizam em unidades chamadas sílabas. Qual é a função da separação
de sílabas nesse desenho?
A função é mostrar que o nome foi gritado
com todos os sons, com força e irritação.
05 – Examine as sílabas da
palavra Maluquinho.
a) Mostre, nas duas primeiras sílabas, quais fonemas são consoantes e quais são vogais.
Em ma, m é consoante e a, vogal. Em lu, l é consoante e u,
vogal.
b) Observe a última sílaba. Se não houvesse a vogal, a sílaba poderia ser pronunciada em português? Por quê?
Não, porque nh
sozinho não forma sílaba. É preciso haver uma vogal para formar uma sílaba.
Obrigada (o) pela ajuda!
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