quinta-feira, 4 de novembro de 2021

ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA VERBAL - FONTE: PROFª MARTA GERALDINI - COM GABARITO

 ATIVIDADES  DE CONCORDÂNCIA VERBAL – COM GABARITO

 Faça a concordância verbal conforme as regras estudadas:


01. [Fazem / Faz] hoje precisamente sete anos.

02. [Faz / Fazem] três anos que estou morando aqui.

03. Por cima do fogão [deviam / devia] haver fósforos.

04. Na cidade [havia / haviam] poucos médicos.

05. [Vai / Vão] haver grandes festas.

06. Nas fazendas [haveriam / haveria] verduras frescas.

07. Hoje [é / são] dez de setembro.

08. Nossa! Já [é / são] meia-noite.

09. Hoje [é / são] dia dois de abril

10. Na minha turma [havia / haviam] alunos brilhantes.

11. O pessoal não [gostaram / gostou] da festa.

12. A turma [gostou / gostaram] da aula de ontem.

13. Um bloco de foliões [animavam / animava] a festa.

14. Uma porção de índios [surgiram / surgiu] do nada.

15. O povo [aclamou / aclamaram] o candidato.

16. A multidão [invadiu / invadiram] o campo.

17. Os Andes [fica / ficam] na América do Sul.

18. Os Lusíadas [tornaram / tornou] Camões imortal.

19. Imigrantes [agradou / agradaram] os telespectadores.

20. Três Mosqueteiros [são / é] de Alexandre Dumas.

21. Vossa Excelência [agiu / agistes] com moderação.

22. Vossa Senhoria [está / estais] melhor agora?

23. Vossa Senhoria [continuais / continua] zangado comigo?

24. [Chegava / Chegavam] a multidão de passageiros.

25. Minhas férias [é / são] um período de descanso.

26. Frases [é / são] o sujeito da oração.

27. Lágrimas /são] coisa que ele não tem

28. Somos nós quem [levamos / leva] o prejuízo.

29. Fui eu quem [enviei / enviou].

30. Foste vós quem [falou / falastes].

31. Foram eles quem [escreveu / escreveram].

32. Eram elas que [fazia / faziam] a limpeza.

33. Fomos nós que [pichou / pichamos] o muro.

34. Fui eu que [espalhei / espalhou] os boatos.

35. Foste tu que [saíste / saiu].

Nenhum comentário:

Postar um comentário