segunda-feira, 1 de novembro de 2021

NOTÍCIA: MÃE DE CRIANÇA CADEIRANTE CRIA PLAYGROUND INCLUSIVO NO INTERIOR DE SÃO PAULO - FERNANDA TESTA - COM GABARITO

 Notícia: Mãe de criança cadeirante cria playground inclusivo no interior de São Paulo

                        Projeto tem brinquedos com cinto de segurança e gangorras com travas

11/05/18 às 17h00 – FERNANDA TESTA – RIBEIRÃO PRETO

        A cena de Maria Eduarda, 10, brincando com o irmão João Lucas, 6, no gira-gira do parquinho em uma praça de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, parece comum não fosse o detalhe do brinquedo: ele tem espaço para uma cadeira de rodas, o que permite a Duda, que não anda nem fala, fazer parte da brincadeira.

        Graças à mãe dela, Selma Meneses Nalini, 34, a menina e outras crianças com deficiência têm a oportunidade de brincar em playgrounds 100% acessíveis. Desde 2016, Selma conduz o projeto Duda Nalini, que implanta parquinhos inclusivos em diferentes regiões do município.

        Três espaços (nas zonas sul, norte e leste) já foram contemplados com os playgrounds, e um quarto local deve ser inaugurado até o fim deste ano.

        Além do gira-gira com acesso para cadeira de rodas, os playgrounds têm brinquedos como balanços com cinto de segurança específico, gangorras com travas e assentos maiores, com cinto ajustável. Os equipamentos também têm painéis de comunicação alternativa – para pessoas sem fala ou sem escrita funcional.

        Desde que soube da má-formação congênita da filha, no início da gravidez, Selma procura meios de garantir qualidade de vida para a menina.

        Portadora de agenesia cerebelar (ausência de cerebelo), Duda nasceu sem expectativa de sobrevida. No decorrer dos anos, no entanto, passou por inúmeras internações e cirurgias e segue estável, prestes a completar 11 anos.

        Nas idas e vindas de hospitais, Selma conheceu famílias semelhantes à dela. Começou a organizar, em casa, eventos como piqueniques e festinhas temáticas para promover o encontro entre mães e crianças.

        “As mães trocavam experiências. Era um ambiente de apoio e, ao mesmo tempo, lazer”, diz. Com o passar do tempo, o grupo de mães cresceu e o espaço ficou pequeno. Também Selma viu que o caçula queria um meio de brincar mais com a irmã.

        Ela passou a pesquisar a acessibilidade em outros países. “Vi que existiam fábricas de brinquedos inclusivos, e pensei que com esses brinquedos eu poderia fazer algo permanente para as crianças. Foi aí que veio a ideia de instalá-los em áreas públicas”.

        Em 2016, protocolou um projeto na prefeitura. Após tramitar por seis pastas diferentes, foi finalmente aprovado no início do ano seguinte.

        Com ajuda da iniciativa privada, Selma consegue a doação, implantação e manutenção dos brinquedos em áreas públicas. Cabe à prefeitura apenas autorizar o uso dessas áreas para que os playgrounds sejam construídos.

        O primeiro espaço foi inaugurado em junho do ano passado, na zona sul; o segundo, em outubro em uma praça na zona leste. Em abril deste ano, um parque na zona norte foi contemplado. Outro espaço, na zona sul, deve ganhar o parque inclusivo ainda este ano.

        Característica comum a todos os locais, os brinquedos permitem que crianças com e sem deficiência brinquem juntas. “Não queria algo somente para pessoas com deficiência. Quero acabar com essa cultura da exclusão e do isolamento. Colocando todos juntos, acredito que podemos diminuir o preconceito”.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/05/mae-de-crianca-cadeirante-cria-playground-inclusivo-no-interior-de-são-paulo.shtml. Acesso em: 6 jun. 2018.FOLHAPRESS.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 41-3.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Acessibilidade: possibilidade de acesso, de entrada e saída de lugares.

·        Cadeirante: pessoa que se locomove em cadeira de rodas.

·        Cerebelo: parte do cérebro responsável pela coordenação dos movimentos.

·        Congênito: que se manifesta desde o nascimento.

·        Inclusivo: que possibilita a inclusão, o acolhimento, a integração.

·        Playground: palavra da língua inglesa que significa “área com brinquedos usada para recreação de crianças”.

02 – Observe o título da notícia e responda às questões. Se necessário, consulte o glossário.

a)   Quem é a pessoa de quem se fala?

A mãe de uma criança cadeirante.

b)   O que ela fez?

Criou playgrounds inclusivos no interior de São Paulo.

c)   Por que a ação noticiada é importante?

Porque as crianças cadeirantes muitas vezes não podem brincar em playgrounds, já que os brinquedos não são próprios para elas. A notícia divulga uma iniciativa importante para a comunidade. 

03 – O subtítulo acrescenta quais informações? Por que elas são importantes?

      O subtítulo explica que os brinquedos têm cinto de segurança e travas nas gangorras. Isso é importante porque mostra como são os brinquedos do playground inclusivo.

04 – No primeiro parágrafo da notícia:

a)   Quem são as pessoas citadas? Onde elas estão? O que estão fazendo?

Maria Eduarda e seu irmão João Lucas. No parquinho de uma praça em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Brincando no gira-gira do parquinho.

b)   Que dados numéricos a respeito delas são citados?

A idade. A menina tem 10 anos e o menino, 6 anos.

05 – Indique a alternativa correta. A cena descrita no primeiro parágrafo:

a)   Contém todos os detalhes da notícia.

b)   Apresenta as pessoas envolvidas, mas não diz o que faziam.

c)   Mostra o lugar onde tudo ocorreu, sem nada informar sobre a ação desenvolvida.

d)   Resume os elementos fundamentais a serem desenvolvidos no restante do relato feito pela notícia.

06 – No segundo parágrafo, a notícia tem continuidade.

a)   Que outra pessoa é citada? Que dado se informa sobre ela?

A mãe da menina, Selma Meneses Nalini, informa-se que ela tem 34 anos.

b)   Com base no glossário, explique o que caracteriza um playground 100% acessível.

Um playground 100% acessível é aquele que possibilita o acesso também de pessoas com dificuldade de locomoção.

c)   O nome do projeto faz referência a que pessoa citada na notícia?

O projeto tem o nome de Duda Nalini, a menina com dificuldade de locomoção.

07 – Releia o trecho a seguir.

        “Desde que soube da má-formação congênita da filha, no início da gravidez, Selma procura meios de garantir qualidade de vida para a menina.

        Portadora de agenesia cerebelar (ausência de cerebelo), Duda nasceu sem expectativa de sobrevida. No decorrer dos anos, no entanto, passou por inúmeras internações e cirurgias e segue estável, prestes a completar 11 anos.

        Nas idas e vindas de hospitais, Selma conheceu famílias semelhantes à dela. Começou a organizar, em casa, eventos como piqueniques e festinhas temáticas para promover o encontro entre mães e crianças.”

a)   No trecho transcrito, que tempo verbal predomina: presente, passado ou futuro?

Passado.

b)   O que esse tempo verbal indica a respeito das ações relatadas?

Indica que elas já aconteceram.

c)   Coloque em ordem a sequência de acontecimentos de acordo com a notícia.

1 – No início da gravidez, Selma soube da má-formação congênita da filha.

2 – Selma conheceu famílias semelhantes à dela.

3 – Duda passou por internações e cirurgias.

4 – Selma organizou eventos em casa para promover encontros entre mães e crianças.

5 – Duda nasceu sem expectativa de sobrevida.

      A sequência é: 1 – 4 – 3 – 5 – 2.

d)   Lembre-se do que aprendeu na Unidade 1 a respeito das sequências descritivas e narrativas e identifique o tipo de sequência predominante no trecho destacado. Justifique sua resposta.

Sequências narrativas, porque o trecho destacado relata uma sucessão de acontecimentos.

08 – Observe o trecho a seguir.

        “As mães trocavam experiências. Era um ambiente de apoio e, ao mesmo tempo, lazer”, diz.

a)   Quem fala nesse trecho?

Selma, a mãe de Duda.

b)   Você considera que é importante ouvir as pessoas envolvidas na notícia? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

09 – Relembre as características que você já observou na notícia.

·        Relato bem apresentado do fato noticiado.

·        Localização do acontecimento no tempo e no espaço.

·        Citação de nomes e dados das pessoas envolvidas.

·        Fala direta das pessoas envolvidas.

Esses procedimentos indicam que a notícia oferece informações:

a)   Comprováveis, que levam o leitor a confiar na notícia.

b)   Duvidosas, pois não podem ser conferidas e deixam o leitor em dúvida sobre o fato.

c)   Desnecessárias, uma vez que o leitor não precisa saber de nada disso para compreender o fato noticiado.

d)   Verdadeiras, mas pouco importantes, porque não garantem a confiança do leitor na notícia.

 

 

Um comentário:

  1. Essa mãe fez o certo no meu ver mas não jugo outras pessoas que tem outros comentários cada um tem o seu ver

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