quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RESENHA DO LIVRO: A SOLIDÃO É BONITA - PADMINI - COM GABARITO

 Resenha do livro: A solidão é bonita

        Consideramos que este é um livrinho para adultos e crianças.

        Afinal, não é todo mundo que se dá bem com a solidão, não é mesmo?

        De maneira geral, o que percebemos no mundo é um movimento contrário: uma busca de companhia o tempo todo, seja real ou virtual.

        E vemos muitas crianças que não sabem lidar com o tempo de espera, com os momentos sozinhos. Numa geração tão sobrecarregada de estímulos, qualquer momento sozinho pode ser considerado um tédio.


Muito se pode fazer sozinho

        Isso pode ser bem triste, se pensarmos que, ao ficar sozinhos, na verdade estamos com aquela companhia que nunca nos falta: nós mesmos.

        É essencial saber estar só – e com alegria – desde pequeno.

        O livro O MONSTRO DA SOLIDÃO, de Vana Campos, publicado pela Cachecol Editora, vem nos lembrar disso. Por meio da história do menino Fred, percebemos que a solidão não é tão assustadora assim; na verdade, “a solidão é bonita”.

        Tantas coisas podemos fazer quando estamos sozinhos: imaginar livremente, ler, relaxar, dormir, pensar, refletir, ou inclusive não fazer nada.

        É na escuridão do seu quarto antes de dormir que Fred se depara com o monstro da solidão. Ele pensa em todos os malefícios que esse monstro pode trazer, como perigosos alienígenas ou ondas gigantes.

        Mas nada disso acontece.

        É a voz do narrador que interrompe seu fluxo de medo e vem contar de todos os lados positivos da solidão.

      Encontro consigo mesmo

   Até que sua empolgação fica enorme, quando ele é capaz de notar a beleza da solidão. É tanta sua empolgação, que ele precisa gritar, para espantar qualquer medo: “Sou só eu! E eu não tenho medo de mim”

        Recomendamos a todos essa aventura com Fred. Porque os momentos sozinhos podem ser mesmo muito especiais, criativos e revigorantes.

        Contudo, se por acaso ficar difícil ficar só, faça como nosso personagem: aventure-se e veja o que seu interior está querendo lhe mostrar. Boa aventura!

               Padmini. A solidão é bonita. Bamboleio. Disponível em: www.bamboleio.com.br/2018/02/22/a-solidao-e-bonita. Acesso em: 28 maio 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 183-6.

Entendendo a resenha:

01 – Identifique o título do livro de que se fala na resenha, o nome da autora e da editora.

      O monstro da solidão, de Vana Campos, da editora Cachecol.

02 – Na página inicial do blog, o trecho publicado era o transcrito a seguir:

        “Consideramos que este é um livrinho para adultos e crianças. Afinal, não é todo mundo que se dá bem com a solidão, não é mesmo? De maneira geral, o que percebemos do mundo é um movimento contrário, uma busca.”

a)   Em que pessoa do discurso vem escrita a resenha? Localize palavras no texto que justifiquem a sua resposta.

Na 1ª pessoa do plural: Consideramos, percebemos.

b)   A projeção dessa pessoa do discurso causa que efeito de sentido?

Torna o texto mais pessoal, subjetivo, aproximando a resenhista do leitor.

c)   Que ideia o uso do diminutivo livrinho reforça?

Reforça um modo afetivo e coloquial de fazer referência ao livro.

d)   Com quem a resenha está dialogando? Que expressão justifica essa resposta?

Com o leitor. A expressão coloquial “não é mesmo?”, própria de uma conversa.

e)   A resenhista apresenta alguma opinião sobre o livro nesse trecho inicial? Justifique sua resposta.

Sim, ela diz que o livro se destina a adultos e crianças.

f)    Como o texto não está completo na página de abertura do blog, o que o leitor deve fazer para ler a continuação dele?

O leitor que quiser continuar a leitura deve clicar em “Saiba mais”, poder ler o texto integral.

g)   Quais são os objetivos de comunicação desse primeiro texto?

Ele apresenta o livro, já aponta alguma qualidade nele e convida o leitor a prosseguir a leitura da resenha.

h)   Considerando as atividades anteriores, reflita: Que tipo de comunicação se estabelece entre a resenhista e o leitor?

Estabelece-se uma comunicação próxima, pessoal, como se fosse uma conversa.

03 – Analise observações apresentadas na resenha.

a)   Como você acha que a maioria das pessoas costuma lidar com a solidão? Para você, estar sozinho é o mesmo que estar solitário?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Que coisas as pessoas podem fazem quando estão sozinhas?

Imaginar, ler, relaxar, dormir, pensar, refletir, não fazer nada.

c)   E você, o que costuma fazer nos momentos de solidão? A internet ajuda a lidar com isso?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia:

        “[...] Por meio da história do menino Fred, percebemos que a solidão não é tão assustadora assim; na verdade, “a solidão é bonita”.

a)   Aparecem no trecho texto ideias diferentes sobre a solidão. Quais são elas?

A ideia de que a solidão é assustadora e a ideia de que é bonita.

b)   Qual dessas ideias ganha força no livro?

A ideia de que a solidão é bonita.

c)   Como se sabe disso?

Sabe-se disso porque a resenhista usa a expressão “na verdade” e transcreve uma frase do livro. Já no título do texto, ao transcrever a frase do livro a resenhista destaca essa ideia. Mais adiante, na resenha, isso se confirma.

d)   A oração entre aspas expressa um juízo de valor, uma apreciação sobre o valor de alguma coisa? Explique sua resposta.

Sim, expressa um juízo de valor positivo, fala da solidão atribuindo a ela uma qualidade.

e)   A resenhista parece compartilhar dessa opinião? Justifique sua resposta.

Sim, ela parece compartilhar, porque repete a oração e a introduz com a expressão “na verdade”.

05 – Descubra na resenha os seguintes elementos do enredo desenvolvido no livro:

a)   A personagem principal, ou protagonista:

O menino Fred.

b)   Seu antagonista:

O monstro da solidão.

c)   O local em que se passa a história:

O quarto de Fred.

d)   O momento em que ocorre a história:

À noite, quando a personagem se prepara para dormir.

e)   A transformação ocorrida com a personagem:

No início, Fred tem medo e imagina que existe o monstro da solidão, depois percebe que estava sozinho e que o monstro não existia. No início, ele está com medo dela e depois passa a não ter medo e enxerga a beleza da solidão.

06 – A leitura da resenha despertou em você a vontade de ler o livro? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Observe outro trecho.

        “É essencial saber estar só – e com alegria – desde pequeno.

        O Livro O monstro da solidão [...] vem nos lembrar disso [...]”.

a)   O livro nos lembra de quê?

De que é essencial saber só – e com alegria – desde pequeno.

b)   Que palavra, na segunda frase, retoma o que foi dito anteriormente?

Disso.

08 – Releia a primeira frase da resenha.

        “Consideramos que este é um livrinho para adultos e crianças”.

a)   Nos parágrafos finais, essa ideia é retomada em que passagem?

“Recomendamos a todos essa aventura com Fred”.

b)   Explique como foi feita a retomada mostrando as substituições feitas.

O verbo consideramos foi substituído por recomendamos. Livrinho foi substituído por “essa aventura com Fred”. E “adultos e crianças” foi substituído por todos.

        Um texto pode retomar palavras e ideias já mencionadas por meio de pronomes, palavras e expressões de sentido equivalente.

        Ao rebater elementos, o texto mantém a ligação entre suas partes, reforça ideias e avança, segue adiante.

c)   Para que serviu a retomada de palavras e expressões do primeiro parágrafo que é feita no final do texto?

      Para ligar o início do texto ao seu final, mostrando que a resenha se desenvolve em torno da ideia já apresentada no início.

09 – Observe mais um trecho da resenha.

        “Isso pode ser bem triste, se pensamos que, ao ficar sozinhos, na verdade estamos com aquela companhia que nunca nos falta: nós mesmos.”

a)   De acordo com o texto, o que pode ser bem triste?

Considerar qualquer momento sozinho como um tédio.

b)   O parágrafo não deixa clara essa informação. Onde o leitor a encontra?

No parágrafo anterior.

c)   Que função o pronome isso desemprenha no parágrafo?

O pronome indica que a informação já foi apresentada e está sendo retomada.

10 – Releia mais um trecho.

        “Recomendamos a todos essa aventura com Fred. Porque os momentos sozinhos podem ser mesmo muito especiais, criativos e revigorantes”.

a)   O que o resenhista recomenda aos leitores?

Que leiam a história de Fred.

b)   De que modo ele justifica essa recomendação?

Dizendo que os momentos de solidão podem ser mesmo muito especiais, criativos e revigorantes.

c)   A recomendação expressa uma avaliação positiva ou negativa a respeito das ideias desenvolvidas no enredo do livro?

Expressa uma avaliação positiva.

Numa resenha de livro, apresenta-se o ponto de vista do resenhista, o que ele pensa sobre o livro. Palavras que indicam o valor das ideias desenvolvidas numa obra, como adjetivo “especiais”, “criativos” e “revigorantes”, que se referem aos momentos de solidão, expressam um ponto de vista positivo sobre o livro. Os adjetivos ajudam a construir a argumentação nesse gênero de texto.

11 – De acordo com a resenha, que ponto de vista sobre a solidão o livro apresenta?

      O livro apresenta o ponto de vista de que a solidão pode ser bonita, revigorante, importante para a pessoa conhecer a se mesmo.

12 – A resenhista parece concordar com o ponto de vista que é defendido no livro? Justifique sua resposta.

      Sim, porque ela repete ideias do livro, como “a solidão é bonita”, e fala da solidão como algo positivo.

Um comentário:

  1. A recomendação expressa uma avaliação positiva ou negativa a respeito das ideias contidas no enredo do livro me ajudem por favor

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