quarta-feira, 10 de novembro de 2021

NOTÍCIA: CÃO DOS BOMBEIROS É TREINADO PARA SER SALVA-VIDAS EM PRAIAS DE SC - O GLOBO - COM GABARITO

 Notícia: Cão dos bombeiros é treinado para ser salva-vidas em praias de SC

        Labrador Ice faz parte de um projeto para salvamento aquático. Além dele, oito labradores dos bombeiros serão treinados para o verão

Além de auxiliar nas buscas após o rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais, e contribuir com a Polícia Civil para encontrar vítimas de homicídio, o cão Ice, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, agora, será salva-vidas nas praias, como mostrou o Hora desta quarta-feira (6).

        O herói de quatro patas passará o verão se arriscando para resgatar banhistas. O labrador premiado está em treinamento em um projeto para preparar cães com habilidades na água.

        O animal, acostumado a trabalhar em buscas em meio a escombros ou até na mata fechada, encara o novo desafio no mar como uma grande diversão. Basta um bombeiro simular um afogamento para Ice correr e prestar socorro. "Apesar de ele ter iniciado recentemente com este treinamento, já executa o exercício corretamente", disse o soldado Erton Marotta.

          Cão rebocador

        Segundo o treinador do cão, sargento Evandro Amorim, Ice participaria, por exemplo, do salvamento simultâneo de três vítimas. "É um cão rebocador: os dois salva-vidas se deslocariam até as três vítimas, utilizando o cão junto. Esses dois salva-vidas retirariam duas vítimas, e o cão se deslocaria para a terceira, levaria o life belt (um flutuador) até essa vítima, e rebocaria, até que os salva-vidas conseguissem apoiá-la, para retirar da água", explicou.

          Um cão para a história

        Ice está fazendo história. Ele foi selecionado para a missão pelo currículo típico de campeão. Com oito 8 prêmios internacionais, faz parte da quarta geração de cães de resgate de Santa Catarina.

        Além dele, oito labradores dos bombeiros do estado também receberão o treinamento. Os habilitados para a nova função passam a trabalhar como salva-vidas em dezembro de 2016.

        Em João Pessoa (PB), o Corpo de Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba também treina desde 2015 um labrador chamado Valentino para o trabalho de guarda-vidas.

G1, 6 jul. 2016. Disponível em: www.g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/07/cao-dos-bombeiros-e-treinado-para-ser-salva-vidas-em-praias-de-sc.html. Acesso em: 6 jun. 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 55-7.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com a notícia, qual é a raça de Ice? Faça uma breve pesquisa, na internet ou com amigos que conhecem cães, sobre essa raça e, depois, explique a passagem a seguir.

        “[...] Apesar de ele ter iniciado recentemente com este treinamento, já executa o exercício corretamente", disse o soldado Erton Marotta.

      A raça dos labradores, à qual Ice pertence, é conhecida por sua capacidade de aprender rapidamente o que lhe ensinam.

02 – No texto, Ice é chamado de “cão rebocador”. Veja o verbete rebocador extraído de um dicionário on-line.

        Rebocador – re bo ca dor. Diz-se de embarcação que reboca outra. [...].´

·        Com base na comparação entre os sintagmas cão rebocador e barco rebocador, explique o sentido do verbo rebocar e sua relação com a função de Ice.

O verbo significa “puxar”, e Ice puxa a vítima para um lugar seguro até a chegada do socorrista.

03 – De acordo com o texto, Ice tem “currículo típico de campeão”.

a)   Você sabe o que é um currículo?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Por que o currículo de Ice é considerado “típico de campeão”?

Porque ele já ganhou oito prêmios internacionais.

c)   No segundo parágrafo da notícia, há duas expressões que antecipam que o currículo de Ice é muito bom. Quais são elas?

São “herói de quatro patas” e “labrador premiado”. Chame a atenção para o fato de que, na primeira expressão, o sentido positivo concentra-se no substantivo, pela associação incomum do cão com uma denominação (herói) geralmente atribuída a seres dotados de poderes especiais. No segundo caso, é o adjetivo premiado que contém a carga positiva, ao qualificar o cão da raça labrador. Mostre também que a figura principal da notícia é destacada em todo o texto por meio de retomadas que favorecem a coesão e ampliam as informações sobre o animal.

d)   A caracterização de Ice feita pela notícia revela uma avaliação positiva ou negativa em relação ao cão? Por quê?

Positiva. Porque o cão é apresentado com todas as suas qualidades. A notícia se caracteriza, como gênero, por imparcialidade e objetividade. No entanto, não existe neutralidade no discurso. Na notícia em análise, há um ponto de vista favorável ao trabalho desenvolvido pelo cão. Não se trabalhará, neste momento, a identificação de pontos de vista na notícia, por inadequação da complexidade do assunto à faixa etária e ao grau de escolaridade. No 7° ano, o tema será explorado.

04 – Como ocorre a sucessão de acontecimentos na vida de Ice? Para reconstituir essa linha do tempo, leia alguns trechos da notícia e responda às questões.

a)   “O herói de quatro patas passará o verão se arriscando para resgatar banhistas. O labrador premiado está em treinamento em um projeto para preparar cães com habilidades na água.

  •            Qual seria a ordem, numa linha do tempo, dos acontecimentos relatados nesse trecho?

      Primeiro o cão “está em treinamento”, para depois passar “o verão se arriscando” no salvamento de banhistas.

  •          As formas verbais passará e está referem-se a que momentos do tempo?

         Futuro e presente, respectivamente.

  •    “O animal, acostumado a trabalhar em buscas em meio a escombros ou até na mata fechada, encara o novo desafio no mar como uma grande diversão. [...]”.
  •        O que Ice fazia antes do novo desafio de salvar vidas no mar?

        Ele trabalhava em buscas de pessoas em meio a escombros ou na mata fechada.

  • ·   Que verbo situa esse novo desafio no momento presente da vida de Ice?

       Encarar.

05 – Destaque, das passagens transcritas na atividade anterior, palavras e expressões que identifiquem os lugares em que se passa a história de Ice.

      Barragens em Mariana (Minas Gerais), nas praias (de Santa Catarina), escombros, mata fechada e mar.

06 – De acordo com as indicações de tempo e de espaço, você diria que a vida de Ice é dinâmica (movimentada) ou estática (sem movimento)? Por quê?

      A vida do cão é dinâmica, movimentada, porque ele tem um passado de realizações e agora está treinando para uma nova vida. Ele se desloca de um lugar para outro. Estava em Minas Gerais e agora está em Santa Catarina. Atuou nas matas e agora o fará no mar.

07 – Considerando o que você analisou nas questões anteriores e pensando no que você já estudou a respeito de sequências narrativas e descritivas, responda: Que tipo de sequência predomina na notícia?

      Sequência narrativa.

08 – Antes de iniciar a leitura da notícia, você refletiu sobre a relação dos animais com as pessoas.

  • ·        Em que outras situações, além da relatada na notícia, um cão pode proteger e ajudar pessoas?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com o adestramento adequado, os cachorros podem atuar em parceria com a polícia para encontrar drogas ou para imobilizar suspeitos em perseguições; com bombeiros, para localizar pessoas desaparecidas em acidentes ou em montanhas e trilhas. Podem ainda atuar como cães-guia para deficientes visuais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário