quarta-feira, 10 de novembro de 2021

RESENHA DO FILME: VIVA - A VIDA É UMA FESTA - COM GABARITO

 Resenha do filme: Viva – A vida é uma festa


        Existem filmes que conseguem fazer com que você se sinta mais leve depois de assisti-los. Viva – A vida é uma festa é um deles: traz uma sensibilidade única para tratar de temas complexos como morte, de uma maneira que não subestima os espectadores e, ao mesmo tempo, não assusta os mais jovens que não têm tanta experiência em lidar com perdas.

        A trama em si segue uma estrutura que já vimos outras vezes: Miguel, o jovem protagonista, é um músico talentoso que é impedido por sua família de seguir seus sonhos, de maneira similar a Remy, de Ratatouille, ou Moana, de Moana: um mar de aventuras. [...].

        Os locais representados no longa são muito detalhados e na pequena cidade mexicana, na qual a trama se inicia, é quase possível sentir o cheiro das flores colocadas nos altares e túmulos, em homenagem aos parentes que partiram. Já na terra dos mortos, a sensação de mergulhar naquele universo é ainda mais intensa, com uma explosão de cores neon e músicas alegres que transportam o espectador imediatamente para um mundo vibrante que difere completamente de qualquer caracterização de pós-vida que conhecemos.

        [...].

          Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/viva-vida-e-uma-festa-critica. Acesso em: 19 jun. 2018.

Fonte: Língua Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª edição – 6° ano. p. 188.

Entendendo a resenha do filme:

01 – Logo no início da resenha, é possível saber o ponto de vista do resenhista a respeito do filme. Comente isso mostrando os argumentos que ele usa.

      O resenhista tem um ponto de vista positivo sobre o filme, pois afirma que ele faz o espectador se sentir mais leve quando sai do cinema, e diz que o longa-metragem tem “sensibilidade única” para tratar de temas complexos como a morte. Ele elogia o filme, apontando aspectos positivos nele.

02 – No segundo parágrafo, o resenhista compara a personagem do filme com as de outros filmes. Quais são essas personagens? Que semelhança há entre elas?

      Ele compara a personagem com Remy, de Ratatouille, e Moana, de Moana: um mar de aventuras, porque todas são impedidas pelas famílias de seguir seus sonhos.

03 – Para compreender bem a comparação entre as personagens, o leitor precisa de quais informações?

      Ele precisa conhecer as personagens e suas histórias, ter assistido aos filmes citados.

04 – No terceiro parágrafo, que elementos da linguagem do filme são destacados?

      As cores e a música.

05 – O espectador de cinema costuma prestar atenção a esses elementos? Por quê?

      Sim, o espectador que gosta muito de cinema presta atenção a esses elementos, porque eles são importantes para perceber como a história é contada.

06 – Ao falar de outros filmes e da linguagem do cinema, o que o resenhista demonstra?

      Resposta pessoal do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário