segunda-feira, 1 de novembro de 2021

POEMA: CONSIDERAÇÃO DO POEMA (FRAGMENTO) - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Consideração do poema (Fragmento)

              Carlos Drummond de Andrade

Não rimarei a palavra sono 

com a incorrespondente palavra outono.

Rimarei com a palavra carne
ou qualquer outra, que todas me convém.
As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis.

Uma pedra no meio do caminho
ou apenas um rastro, não importa.
Estes poetas são meus. De todo o orgulho,
de toda a precisão se incorporaram
ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vinícius
sua mais límpida elegia. Bebo em Murilo.
Que Neruda me dê sua gravata
chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski.
São todos meus irmãos, não são jornais
nem deslizar de lancha entre camélias:
é toda a minha vida que joguei.

Estes poemas são meus. É minha terra
e é ainda mais do que ela. É qualquer homem
ao meio-dia em qualquer praça. É a lanterna
em qualquer estalagem, se ainda as há.
— Há mortos? há mercados? há doenças?
É tudo meu. Ser explosivo, sem fronteiras,
por que falsa mesquinhez me rasgaria?
Que se depositem os beijos na face branca, nas principiantes rugas.
O beijo ainda é um sinal, perdido embora,
da ausência de comércio,
boiando em tempos sujos.

[...]

ANDRADE, Carlos Drummond de. Consideração do poema. In: _________. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 103.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 389-391.

Entendendo o poema:

01 – Uma das características da poesia de Drummond é a metalinguagem, isto é, o fato de que ele utiliza a língua par falar sobre o uso que faz dela no poema.

·        Destaque trechos em que há metalinguagem no poema.

Nos versos: “Não rimarei a palavra sono / com a incorrespondente palavra outono. / Rimarei com a palavra carne / ou qualquer outra, que todas me convém.”.

02 – É possível dizer que o título resume o poema. Por quê?

      Sim, pois Drummond faz uma consideração sobre aquilo que traz em suas obras / poemas.

03 – Releia o trecho:

        As palavras não nascem amarradas,
         elas saltam, se beijam, se dissolvem,
         no céu livre por vezes um desenho,
         são puras, largas, autênticas, indevassáveis.”

·        É possível dizer que há uma personificação de “palavras” no poema? Por quê?

      Ao dizer que elas saltam e se beijam atribuem-se ações humanas e algo inanimado.

04 – Releia os últimos versos do trecho:

        “O beijo ainda é um sinal, perdido embora,
         da ausência de comércio,
         boiando em tempos sujos.”

a)   O que esses versos querem dizer?

Querem dizer que o beijo – ou o amor – representa algo diferente daquilo com que a sociedade está acostumada, como o comércio.

b)   O beijo, nesse trecho, está sendo usado em sentido metafórico. Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário