segunda-feira, 1 de novembro de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: O PROGRESSO DA CIÊNCIA - TATIANA ROQUE - COM GABARITO

 Artigo de opinião: O progresso da ciência

Por Tatiana Roque – 17/06/2018 0:00

 Uma artimanha para enfraquecer as instituições públicas de ensino e ciência, reduzindo seu orçamento, é apresentá-las como dissociadas da sociedade, sorvedoras de recursos e descompromissadas com o desenvolvimento social e econômico. Para desmontar essa armadilha, a comunidade acadêmica precisa iluminar as pontes que ligam o conhecimento aos avanços do país. A universidade será mais forte quanto mais parecer robusta, transparente e útil aos olhos da população.

        O Brasil produz a maior parte de suas vacinas, economiza importações e erradica doenças. No auge da Zika, encontramos uma resposta rápida para a relação com a microcefalia. Ficamos fortes na indústria de medicamentos e na inovação em petróleo e gás. Tudo surgiu de arranjos entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo.

        Nossas instituições sofrem com cortes de verba quando mais precisam caminhar em direção à inovação tecnológica e social. O Ipea mostrou que empresas inovadoras pagam melhores salários e geram empregos mais estáveis. São mais produtivas. O investimento em ciência básica é público em qualquer país, mas a inovação é um processo interativo, com transferência de conhecimento ao tecido produtivo.

        Em 2016 o Brasil aprovou o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, regulamentado em 2018. É uma lei que incentiva as relações entre pesquisa pública e tecido produtivo, reduzindo a burocracia. Órgãos públicos passaram a ter o direito de compartilhar laboratórios, equipamentos, materiais e instalações e a negociar direitos de exploração de produtos e tecnologias. Foram reduzidos entraves excessivos da Lei 8.666 e a insegurança jurídica dos investimentos em pesquisa.

        Mecanismos já aplicados com sucesso em áreas tecnológicas devem agora se tornar disponíveis para áreas como cultura e ciências sociais. Entre universidade, empresa e sociedade há camadas que estimulam a integração, como parques tecnológicos e centros de inovação. Programas em ciência, cultura e tecnologia têm grande potencial para dinamizar a economia criativa, especialmente no Rio de Janeiro. São um caminho para reaquecer as cadeias produtivas do audiovisual e dos jogos eletrônicos, por exemplo.

        É possível encontrar soluções sustentáveis para segurança alimentar e nutricional, energia, habitação, saúde, saneamento, meio ambiente, agricultura familiar, geração de emprego e renda. A meta já constava do documento da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2010. Ele propõe tornar mais eficiente e ágil a máquina pública — diminuindo a burocracia, um instrumento de exclusão social — e a apropriação da C&T pelas comunidades locais. Temos bons planos e infraestrutura de pesquisa para o Brasil encontrar um modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e menos dependente de bens primários. Basta vontade política para implementá-los.

Tatiana Roque é professora de Matemática e Filosofia da UFRJ

         ROQUE, Tatiana. O progresso da ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.

Fonte: Língua Portuguesa – Programa mais MT – Ensino fundamental anos finais – 9° ano – Moderna – Thaís Ginícolo Cabral. p. 350-7.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Dissociado: separado, desagregação, apartado.

·        Microcefalia: é uma condição neurológica na qual a cabeça e o cérebro são de um tamanho menor que o normal, o que prejudica o desenvolvimento mental.

·        Sorvedor: relativo a desperdício, a fazer mau uso de algo.

·        Zika: doença notificada no Brasil pela primeira vez em 2015, ligada ao sistema neurológico e caracterizada por febre e dores nas articulações, entre outros sintomas.

02 – Converse com seus colegas e professor sobre as hipóteses que você levantou antes da leitura.

a)   Sua expectativa sobre o posicionamento da autora se confirmou?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Os argumentos que você encontrou no artigo foram os que você pensou que encontraria?

Resposta pessoal do aluno.

03 – O tema do artigo de opinião da professora Tatiana Roque é o progresso da ciência. Qual é o ponto de vista defendido por ela?

      Ela defende que o progresso da ciência depende de vontade política para implementar planos já existentes que promovem a integração entre empresa, universidade e sociedade.

04 – Em artigos de opinião, a escolha do vocabulário feita pelo autor é muito importante, uma vez que o uso de determinadas palavras funciona como estratégia para explicitar ou ocultar uma opinião sobre o que está sendo discutido.

a)   No primeiro parágrafo do artigo são usadas as palavras artimanha e armadilha. A que elas se referem?

Elas se referem à visão errônea, no ponto de vista da autora, de que as instituições de ensino e ciência estão dissociadas da sociedade, representam desperdício de recursos e não têm compromisso com o desenvolvimento social e econômico.

b)   Qual a finalidade da autora ao utilizar essas palavras?

Essas palavras são usadas pela autora para explicitar seu posicionamento sobre os argumentos em relação às universidades.

c)   Com essas palavras a autora mostra sua concordância ou discordância sobre o que está sendo discutido?

Ela mostra sua discordância deixando claro que esse argumento é um engano.

05 – Em um artigo de opinião, o autor costuma apresentar, no início, seu ponto de vista a respeito do tema sobre a qual vai desenvolver sua argumentação.

a)   Marque a afirmação que evidencia a estratégia escolhida por Tatiana Roque para iniciar seu texto argumentativo.

(  ) A argumentação inicia-se com a apresentação de fatos concretos sobre as instituições públicas de ensino e ciência.

(  ) A argumentação começa com uma comparação entre o passado e o presente das universidades.

(  ) A argumentação é introduzida com a observação de uma mudança na linha do tempo.

(X) A argumentação começa rebatendo os argumentos contrários ao ponto de vista que se quer defender.

b) Justifique sua resposta.

Tatiana Roque parte de contra-argumentos para construir a argumentação a favor de sua posição.

06 – No primeiro parágrafo do artigo, a autora apresenta uma missão para a comunidade acadêmica.

a)   Qual é essa missão?

A missão apresentada por Tatiana é que cabe à comunidade acadêmica mostrar à sociedade como o conhecimento e os avanços do país caminham juntos.

b)   É possível concluir que a autora se sente responsável por essa missão? Por quê?

Sim, porque, no artigo, ele procura, por meio de argumentos, mostrar como a universidade e as parcerias são importantes para o avanço do país.

07 – Qual alternativa a seguir é a correta em relação à linguagem empregada no texto?

(  ) No texto, predomina uma linguagem pessoal, cuja principal marca é o uso da 1ª pessoa do singular.

(X) No texto, predomina uma linguagem relativamente impessoal, com emprego da 1ª pessoa do plural.

(  ) No texto, predomina uma linguagem impessoal, com emprego de verbos e pronomes na 3ª pessoa do singular.

·        Justifique sua resposta.

A autora toma certo distanciamento para falar a respeito do tema, mas, em determinados momentos, ela emprega a 1ª pessoa do plural, como recurso de generalização. Por exemplo, no trecho “Temos bons planos [...]”, o “nós” representa todos os brasileiros, incluindo a autora. Já no início do texto, a 1ª pessoa do plural funciona para sinalizar que ela pertence ao grupo da “comunidade científica”.

08 – Volte ao segundo parágrafo do artigo e observe os argumentos que a autora apresenta para comprovar o papel das instituições de ensino e ciência no Brasil. Agora responda:

a)   Quais exemplos a autora apresenta como argumentos?

Ela argumenta que as universidades, em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos do governo, conseguiram desenvolver estudos sobre zika vírus, vacinas e medicamentos. Também cita a inovação em petróleo e gás.

b)   Esses exemplos têm relação com qual trecho do primeiro parágrafo?

·        Justifique sua resposta.

Esses exemplos têm relação com o contra-argumento no primeiro parágrafo, principalmente com o trecho “Uma artimanha é [...] apresenta-las como dissociadas da sociedade”. Os exemplos buscam convencer o leitor de que as universidades estão atentas às questões da sociedade.

09 – Releia o terceiro parágrafo do artigo de opinião e responda:

a)   De que maneira os cortes de verbas nas instituições de ensino e ciência impactam na inovação tecnológica e social?

Os cortes impedem que as instituições caminham em direção à inovação tecnológica e social, uma vez que comprometem a produtividade e a estabilidade.

b)   Nesse parágrafo a autora cita uma fonte de referência. Qual?

Ela cita o Ipea, fonte de referência em estudos ligados à política pública.

·        Na sua opinião, por que é importante citar uma fonte de referência em um artigo de opinião?

A citação de fonte de referência em artigo de opinião funciona como argumento de autoridade. Ao citar o Ipea, ela reforça sua visão sobre a importância do investimento em ciência e inovação.

10 – Leia um trecho da notícia publicada no portal da Agência Brasil sobre o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e responda às questões.

        Governo regulamenta Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

        Publicado em 08/02/2018 – 14:14

        Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil Brasília

        O Diário Oficial da União de hoje (8) publicou decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n° 13.243/2016) e traz a expectativa de desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país. As novas regras criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentiva investimentos em pesquisa.

        [...]

AQUINO, Yara. Governo regulamenta Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Agência Brasil, Brasília, 8 fev. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2018-02/governo-regulamenta-marco-legal-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao. Acesso em: 25 jul. 2019.

a)   Qual é a relação entre esse fato noticiado e a questão abordada no artigo de opinião?

A autora se posiciona favoravelmente ao fato noticiado: a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, considerado, por ela, um bom plano para o desenvolvimento da C&T no Brasil.

b)   Essa regulamentação resolve qual problema à Lei n° 8.666, citada no quarto parágrafo do artigo de opinião “O progresso da ciência”? Por quê?

A regulamentação resolve os problemas burocráticos e a insegurança jurídica dos investimentos em pesquisa, porque incentiva as relações entre pesquisa pública e tecido produtivo, permitindo o compartilhamento de laboratórios, materiais, instalações e a negociação dos direitos de produtos e tecnologias.

c)   Qual palavra expressa a opinião da autora Tatiana Roque, sobre a Lei n° 8.666?

É a palavra excessivos, que demonstra a opinião da autora sobre os entraves da Lei 8.666.

11 – A autora mostra-se favorável à parceria entre universidade, empresa e sociedade na área de inovação e tecnologia.

a)   Quais argumentos apresentados no texto buscam convencer o leitor sobre esse posicionamento?

A autora cita os benefícios econômicos e a possibilidade de criação de um modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e menos dependente de bens primários.

b)   Com relação ao custeio da ciência básica, qual é a posição da autora?

Ela defendeu o investimento público em ciência básica, como é feito em outros países do globo.

12 – Releia o trecho do quinto parágrafo:

        Mecanismos já aplicados com sucesso em áreas tecnológicas devem agora se tornar disponíveis para áreas como cultura e ciências sociais. Entre universidade, empresa e sociedade há camadas que estimulam a integração, como parques tecnológicos e centros de inovação. Programas em ciência, cultura e tecnologia têm grande potencial para dinamizar a economia criativa, especialmente no Rio de Janeiro. São um caminho para reaquecer as cadeias produtivas do audiovisual e dos jogos eletrônicos, por exemplo.”

ROQUE, Tatiana. O progresso da ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.

a)   De acordo com a autora, quais são os benefícios que a integração tecnológica trará ao serem estendidos para as áreas de cultura e ciência sociais?

Para a autora, os benefícios são a maior integração entre universidade, empresas e sociedade, a dinamização da economia criativa e o reaquecimento das cadeias produtivas do audiovisual e dos jogos eletrônicos.

b)   Na sua opinião, por qual razão a autora destaca o Rio de Janeiro?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Possivelmente porque conhece melhor a realidade fluminense, uma vez que trabalha na UFRJ. Além disso, pode ter sido uma estratégia para dialogar com os leitores de O Globo, um jornal com sede e grande circulação no Rio de Janeiro.

13 – Releia o último parágrafo do artigo de opinião e responda:

        “É possível encontrar soluções sustentáveis para segurança alimentar e nutricional, energia, habitação, saúde, saneamento, meio ambiente, agricultura familiar, geração de emprego e renda. A meta já constava do documento da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2010. Ele propõe tornar mais eficiente e ágil a máquina pública — diminuindo a burocracia, um instrumento de exclusão social — e a apropriação da C&T pelas comunidades locais. Temos bons planos e infraestrutura de pesquisa para o Brasil encontrar um modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e menos dependente de bens primários. Basta vontade política para implementá-los.”

                   ROQUE, Tatiana. O progresso da ciência. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 2018. Opinião, p. 19.

a)   O que a autora cita de positivo na conclusão do seu artigo?

Ela cita a existência de planos e infraestrutura de pesquisa no Brasil.

b)   Qual ressalva ela faz no fechamento do texto? Por quê?

Ela ressalva que é preciso vontade política para implementar os planos que já existem.

 

 

 

 

 

Um comentário: