quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

POEMA: BILHETE - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

Poema: Bilhete 

Se tu me amas,
ama-me baixinho.
Não o grites de cima dos telhados,
deixa em paz os passarinhos.
Deixa em paz a mim!
Se me queres, enfim,
... tem de ser bem devagarinho,
... amada,
... que a vida é breve,
... e o amor
... mais breve ainda.
                                                                            Mário Quintana.

Entendendo o poema:

01 – Por que esse título?
      Esse título pode ter sido especificamente escolhido pelo eu lírico por representar o que o poema significa.

02 – De que se trata este poema?
      É um bilhete, como um aviso ou recado deixado à Amada pelo poeta, deixando claro o que sente, porém não é algo realmente sério que o leve a findar este relacionamento.

03 – Observe os versos seguintes, para explicar o seu sentido:
         "a vida é breve,
         ... e o amor    
         ...mais breve ainda."
      Nestes versos, o eu lírico já pede que a Amada não perca tempo com reclamações, mas que aproveite o que eles têm, que o ame prazerosamente porque a vida é muito curta.

04 – O que seria, para você, "amar baixinho"? Explique bem:
      “Amar baixinho” é não se expor a ninguém, ou seja, guardar esse segredo entre dois indivíduos.

05 – Cite os versos em que o eu lírico faz um pedido para que seu amor o ame, mas ame sem que os outros saibam; um amor em segredo.
      “Se tu me amas, / Ama-me baixinho.”

06 – Em que versos o eu lírico expressa seu descontentamento?
      “Deixe em paz os passarinhos”
      “Deixe em paz a mim!”.

07 – Você concorda que o amor é breve? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.


Um comentário:

  1. Em que verso contém ironia esse poema e o que ele realmente quis dizer?

    ResponderExcluir