terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): MISÉRIA - TITÃS - COM GABARITO

Música(Atividades): Miséria

                                  Titãs

Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Índio, mulato, preto, branco
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Filhos, amigos, amantes, parentes
Riquezas são diferentes
Ninguém sabe falar esperanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Todos sabem usar os dentes
Riquezas são diferentes

Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
A morte não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Riquezas são diferentes
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças

A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças

Índio, mulato, preto, branco
Filhos, amigos, amantes, parentes
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Cores, raças, castas, crenças
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria, é
Riquezas são miséria.
           Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Miklos / Sérgio Britto.

Entendendo a canção:
01 – Explique o que o grupo Titãs quis dizer com o seguinte verso da música: “Miséria é miséria em qualquer canto”.
      Ele quis dizer que quem está abaixo da linha de pobreza, ou seja, sem as condições mínimas de sobrevivência não tem tempo par pensar em filosofias, e a pobreza e falta de recursos são comuns no mundo.

02 – Pesquise o significado das palavras:
·        Esperanto: língua artificia, criada para ser usada na comunicação internacional na Vassóvia.

·        Casta: linhagem, raça.

03 – Escreva o que você entendeu sobre a mensagem do verso “Riquezas são diferenças”.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Há pessoas ricas de vários pontos de vista, como: numérico, financeiro; Há outras ricas como prósperas, pois geram dinheiro suficiente e constante para manter seus sistemas e luxos. Outras são ricas em saúde, alegrias.

04 – A canção embora não trate diretamente sobre “O respeito ao outro”, ela possibilita o quê?
      Possibilita algumas reflexões sobre as relações humanas (inclusive as relações éticas se analisarmos bem a canção e a “cores” predominantes da miséria e das riquezas no mundo).

05 – Há rimas na canção? Transcreva-as.
      Canto / branco
      Canto / branco / esperanto / espanto / diferentes / parentes / dentes / carentes / crenças / diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário