sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

POEMA: BEIJA-FLOR - ROSEANA MURRAY - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Beija-flor 
             
      Roseana Murray

Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho,
me dá um pouco de amor,
que hoje estou tão sozinho...

Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho,
que hoje estou tão sozinho...


01 – No poema, há um eu lírico que fala na 1° pessoa.
     a) A quem esse eu lírico se dirige?
      Se dirige ao beija-flor.

     b) Que sentimento ele demonstra ter no apelo que faz?
      Ele demonstra um sentimento de solidão em seu apelo.

02 – O tipo de verso empregado no poema é a redondilha maior, ou seja, o verso de sete sílabas. Esse tipo de verso é o mais popular e está presente nas cantigas de roda e na literatura de cordel. Deduza: Que efeito o uso desse tipo de verso produz no poema?
      Este tipo de verso é utilizado para dar um efeito de rima, um efeito de como se ele estivesse recitando esse poema no momento em que estamos lendo, para dar uma enfatização no poema.

03 – Completar as frases:
     a) O nome do poema é Beija-flor.
     b) A autora da poesia chama-se Roseana Murray.
     c) O beija-flor é um pequenininho.
     d) O beija-flor beija a flor com carinho.

04 – Marcar a resposta certa.
a)   O beija-flor é:
    (  ) grandinho .
    (X) pequenininho.
    (  ) magrinho.

b)   O texto lido é:
    (  ) uma notícia.
    (  ) um convite.
    (X) um poema.

c)   O poema foi escrita por:
    (  ) Tatiana Belinky.
    (  ) Roseana Monteiro.
    (X) Roseana Murray.

05 – Para pensar e responder.
a)   Como está se sentindo a pessoa que está pedindo um pouco de amor e um beijinho ao beija-flor?
Está se sentindo sozinha.

b)   Que nome você daria ao beija-flor?
Resposta pessoal do aluno.

06 – Completar as palavras, são do texto.
CARINHO.
BEI JIN HO.
FLOR.
SOZINHO.
BEIJA -FLOR.

07 – Copiar do poema as palavras que rimam.
      Pequenininho / carinho / sozinho / beijinho.
      Amor / flor.

08 – As frases abaixo estão fora de ordem, enumerá-las observando a sequência correta das frases do poema “BEIJA-FLOR”.
(3) Me dá um pouco de amor.
(4) Que hoje estou tão sozinho.
(7) Mas eu quero um beijinho.
(1) Beija-flor pequenininho.
(6) É certo que não sou flor.
(2) Que beija a flor com carinho.
(5) Beija-flor pequenininho.
(8) Que hoje estou tão sozinho...


Um comentário: