segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): MEU TIO DA AMÉRICA - ALAIN RESNAIS - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(Atividades): Meu tio da América

Data de lançamento desconhecida (2h 05min)
Direção: Alain Resnais
Gêneros DramaComédia Romance
Nacionalidade França

SINOPSE E DETALHES
        Henri Laborit comprova sua teoria sobre a interferência do ambiente na formação da personalidade por meio de três pessoas: René (Gérard Depardieu), ansioso funcionário de uma empresa têxtil em crise; Janine (Nicole Garcia), atriz e estilista que se sensibiliza com a doença da esposa de seu amante; e Jean (Roger Pierre), político com aspirações literárias.

Entendendo o filme:
01 – “O meu tio da América”, é considerada uma obra de grande complexidade, mas ao mesmo tempo de espantosa inteligibilidade. Por quê?
      O desenvolvimento de um intriga romanesca e o discurso científico coexistem paralelamente através de um desenvolvimento narrativo que é um achado de mise e scêne e de puro gênio cinematográfico.

02 – O filme apresenta a relação entre o quê?
      Entre a tese de biólogo comportamentalista e o conflito vivido por pessoas de diferentes níveis sociais, ou seja, dilemas reais humanos.

03 – De que se trata o filme?
      Conta a história de dois homens e suas esposas, desde a infância até a fase adulta, quando se casam e passam por problemas no trabalho e no relacionamento amoroso.

04 – Por que René se desespera e tenta o suicídio?
      Porque ele recebe uma proposta de promoção no emprego, mas teria que mudar para outra cidade, sua mulher é contra e o abandona, a direção da empresa ameaça rebaixá-lo de cargo e ele se desespera.

05 – Quem é o narrador do filme?
      É narrado por um médico que explica o que acontece no sistema nervoso dos seres humanos em todas as situações de sofrimento com cenas protagonizadas por ratos de laboratório que fazem paralelo aos personagens.

06 – Segundo o narrador como as pessoas ficam afetadas com as doenças psicossomáticas?
      A depressão acontece quando o ser humano encontra-se em uma situação em que não pode lutar ou fugir e o seu organismo fica afetado.

07 – Qual a parte mais interessante do filme?
      É que no decorrer da história é feita a amarração dos fatos do cotidiano com uma profunda análise da vida, como ela realmente é, e o quão podemos fazer par modifica-la quando nos entendemos psicologicamente, filosoficamente, socialmente e biologicamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário