sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CONTO: A DISCIPLINA DO AMOR - LYGIA FAGUNDES TELLES - COM GABARITO

Conto: A disciplina do amor
              Lygia  Fagundes Telles

        Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
        Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
        Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
        As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando… Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

Lygia Fagundes Telles. A disciplinas do amor.
Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980.p. 99-100.
Entendendo o conto:

01 – Quando ocorreu a história que você leu? E qual é o espaço (onde)?
      Durante a segunda grande guerra, na França.

02 – Qual é o personagem principal da história? Fale dele.
      Um cachorro que todos os dias ia esperar o dono voltar do trabalho.

03 – Por que o cão esperou pelo seu dono até a morte?
      Porque gostava muito dele.

04 – Conte o que aconteceu depois que o jovem soldado morreu.
      As pessoas, os familiares e os amigos esqueceram-se do soldado, menos o cão.

05 – Por que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu?
      Porque a memória dos homens, com o passar do tempo, vai ficando mais fraca.

06 – Qual o foco narrativo usado pela autora? Comprove com dois exemplos.
      Foco narrativo em 3ª pessoa: “Foi na França, durante a segunda grande guerra” / “Casou-se a noiva com um primo”.

07 – Há uma pequena passagem em que a narradora dialoga com o leitor. Localize-a.
      “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de espera-lo?”

08 – O narrador é personagem da história?
      Não. O narrador não é personagem da história.

09 – Em alguns textos, o narrador interrompe a narrativa em 3ª pessoa e se introduz na história para organizá-la, para explicar fatos fundamentais ao entendimento do que está sendo narrado. Em “A disciplina do amor”, com que finalidade a narradora interrompe a narrativa?
      A autora se introduz na narrativa para retomar a história, para voltar ao relato do fato acontecido durante a guerra, interrompido para apresentação dos personagens.

16 comentários:

  1. como pode explicar a palavra "disciplina"no titulo do texto?


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    1. Disciplina e uma coisa inportante

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    2. Que a disciplina não é só um substantivo feminino , ordem e regulamento. Mas também é um tema sob amor e obediência a regra .
      Acho que é isto
      Se eu errei desculpa
      Pois eu pensei que era isto
      Bjos

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  2. Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?

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  3. Qual tipo de narrador presente no texto? Narrador personagem, narrador observador? Explique com um trecho do texto ?

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  4. Obrigadaaa. Me ajudou muito!

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  5. classifique os verbos em negritos e grifados no texto quanto ao tempo e modo verbal.apos diga em que pessoa se encontra cada um


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  6. Qual valores você encontrou nesse texto

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  7. Identifique essa característica presente no conto lido a disciplina do amor

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  8. Releia o primeiro parágrafo do texto:
    Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
    a. Justifique a predominância dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo neste trecho.

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  9. Por que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu?

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  10. Ta tudo mais faltou o dez😭❤️

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