Conto: A disciplina do amor
Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande
guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia
esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da
tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria
acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já
conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia,
chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar
atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava
lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de
guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?
Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a
orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono
bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal
de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se
tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num
bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram
prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele
disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a
memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.
Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros
familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era
jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse
cachorro está esperando… Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho
voltado para aquela direção.
Lygia Fagundes
Telles. A disciplinas do amor.
Rio de Janeiro, Nova
Fronteira, 1980.p. 99-100.
Entendendo o conto:
01 – Quando ocorreu a
história que você leu? E qual é o espaço (onde)?
Durante a segunda
grande guerra, na França.
02 – Qual é o personagem
principal da história? Fale dele.
Um cachorro que
todos os dias ia esperar o dono voltar do trabalho.
03 – Por que o cão esperou
pelo seu dono até a morte?
Porque gostava
muito dele.
04 – Conte o que aconteceu
depois que o jovem soldado morreu.
As pessoas, os
familiares e os amigos esqueceram-se do soldado, menos o cão.
05 – Por que os parentes e
amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu?
Porque a memória
dos homens, com o passar do tempo, vai ficando mais fraca.
06 – Qual o foco narrativo
usado pela autora? Comprove com dois exemplos.
Foco narrativo em
3ª pessoa: “Foi na França, durante a segunda grande guerra” / “Casou-se a noiva
com um primo”.
07 – Há uma pequena passagem
em que a narradora dialoga com o leitor. Localize-a.
“Mas eu avisei que o tempo era de guerra,
o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de espera-lo?”
08 – O narrador é personagem
da história?
Não. O narrador não é personagem da
história.
09 – Em alguns textos, o
narrador interrompe a narrativa em 3ª pessoa e se introduz na história para
organizá-la, para explicar fatos fundamentais ao entendimento do que está sendo
narrado. Em “A disciplina do amor”, com que finalidade a narradora interrompe a
narrativa?
A autora se
introduz na narrativa para retomar a história, para voltar ao relato do fato
acontecido durante a guerra, interrompido para apresentação dos personagens.
como pode explicar a palavra "disciplina"no titulo do texto?
ResponderExcluirDisciplina e uma coisa inportante
ExcluirQue a disciplina não é só um substantivo feminino , ordem e regulamento. Mas também é um tema sob amor e obediência a regra .
ExcluirAcho que é isto
Se eu errei desculpa
Pois eu pensei que era isto
Bjos
Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
ResponderExcluirQual tipo de narrador presente no texto? Narrador personagem, narrador observador? Explique com um trecho do texto ?
ResponderExcluirnarrador observador 3 pessoa
Excluirn sei
ResponderExcluirObrigadaaa. Me ajudou muito!
ResponderExcluirclassifique os verbos em negritos e grifados no texto quanto ao tempo e modo verbal.apos diga em que pessoa se encontra cada um
ResponderExcluirQual valores você encontrou nesse texto
ResponderExcluirIdentifique essa característica presente no conto lido a disciplina do amor
ResponderExcluirnn sei
ResponderExcluirReleia o primeiro parágrafo do texto:
ResponderExcluirFoi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
a. Justifique a predominância dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo neste trecho.
A 6 ficou sem sentido
ResponderExcluirPor que os parentes e amigos se esqueceram do soldado e só o seu cão não o esqueceu?
ResponderExcluirTa tudo mais faltou o dez😭❤️
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