sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): ABRIL DESPEDAÇADO - WALTER SALLES - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): ABRIL DESPEDAÇADO
Criador(es): Walter Salles
Gênero Drama
Nacionalidades FrançaSuiçaBrasil

SINOPSE E DETALHES
        Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.

Entendendo o filme:
01 – Que tema aborda o filme?
      Aborda o conflito de terras entre duas famílias no interior nordestino do Brasil.

02 – Quem é o diretor deste filme?
      Walter Salles.

03 – Quem são os personagens principais que atuam neste filme?
      Tonho (Rodrigo Santoro), seu pai (José Dumont), seu irmão (Pacu) e Matheus.

04 – Em qual ano/década a história acontece? 
      Aconteceu em 1910.

05 – Qual é a história narrada? Onde e como tudo acontece?
      A história se passa no sertão nordestino em uma localidade com o nome de Riacho das Almas. Retrata o conflito entre duas famílias, Breves e Ferreira, que disputam terras, terras essas que era de uma das famílias e por meio de conflitos disputas e mortes acabam passando para o domínio da outra.
      Ela se centra em contar a história de Pacu e Tonho, irmãos e membros da família Breves. Tonho como filho mais velho, foi incumbido pela sua família com a missão de vingar a morte de seu irmão, assassinado por um membro da família rival em um dos vários conflitos entre as duas famílias que já perduravam por um período. Tonho realizou a tarefa de vingar seu irmão, porém, como consequência assinou sua sentença de morte, pois a partir daí seria perseguido pela família rival.

06 – Quem eram as pessoas que viviam no "Riacho das Almas"? Em que região do Brasil se localiza este lugar?
      Viviam as famílias Breves e Ferreira entre tantos outros moradores retratando a pobreza vivida no sertão nordestino.

07 – Que cenário é mostrado do povo que vive no sertão nordestino?
      Mostra um cenário de trabalho árduo, violência física e psicológica, trabalho infantil, a dificuldade que essas pessoas passam, vemos pessoas sem nenhuma perspectiva de crescimento, sem educação, sem um trabalho digno, nos levando a refletir sobre a desigualdade e o descaso em que vivem essas famílias.

08 – Por que Abril despedaçado?
      Porque enfatiza as tragédias em um determinado período. O tempo era algo marcante no filme, a moenda nos lembra um relógio marcando o momento em que o personagem principal (Tonho) seria morto e que cada momento era próprio, já que poderia acontecer a qualquer hora.

09 – Identifique aspectos religiosos no filme. São relativos? Por quê?
      O apego religioso é demonstrado no filme de maneira muito fiel.
      Devido à época, isso era muito constante e por muitas vezes os ritos chegavam a ser estranhos. A cena em que a mãe reza para “que cada gota de sangue do filho sejam duas do inimigo” mostra claramente o tom religioso do filme, mesmo que os personagens possam parecer confusos. Na cabeça deles aquilo era o certo e não existia outra vida, por isso eles chegavam a pedir às suas divindades.

10 – Explique o processo de Zoomorfização dos personagens no enredo narrado. Qual a importância desse processo na narrativa?
      As personagens por muitas vezes são ingênuos, agindo por puro consultudinarismo e instinto. Fazem usa da força e violência desregrada ao invés do diálogo racional. Não conseguem entender a realidade deplorável em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário