sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): A ESCOLHA DE SOFIA - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): A ESCOLHA DE SOFIA

Data de lançamento desconhecida (2h 30min)
Direção: Alan J. Pakula
Gêneros DramaRomance
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
     Trata do drama de "Sofia", uma mãe polaca, filha de pai antissemita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a fazer uma difícil e dolorosa escolha que lhe afetaria pelo resto de sua vida. Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem "Stingo", um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de "Yetta Zimmerman", onde ele acaba tendo Sofia como sua melhor amiga.
 
Entendendo o filme:
01 – Quem era Sofia?
      Sofia era uma mãe  que chegava de trem em um campo de concentração nazista. Ao desembarcar do vagão, seguiu para a fila de triagem com seus dois filhos, uma menina e um menino.

02 – O que o soldado alemão, responsável pela triagem pede para Sofia?
      Para ela escolher qual dos filhos seria enviado à câmara de gás e qual sobreviveria. Se não o fizesse, ambos seriam mortos.

03 – Qual é a questão central do filme?
      São necessárias doses de loucura para que a sobrevivente do Holocausto continue vivendo nessa terra de oportunidade, a grande América de estruturas gigantes que anunciam, ao mesmo tempo, o progresso e o aprisionamento.

04 – Cite alguns momentos vividos pela personagem principal durante o filme.
      Há momentos dela sorrindo, dançando, chorando na beira da escada, apanhando do namorado, mentindo, confessando, aprendendo a falar inglês e muitos outros.

05 – Somos avisados no título de que Sofia vai fazer uma escolha. Quando é levada ao campo de concentração nazista o soldado alemão pede para ela escolher entre os dois filhos, qual deve viver; seu filho de dez anos ou sua filha de oito? Quem ela mandaria para a câmara de gás? Qual a mãe que conseguiria responder? Mas se não respondesse, Sofia veria os dois exterminados. O que aconteceu?
      Ela sequer pode pensar, pois o soldado disse: “levem as duas crianças”

06 – Como Sofia se sentia depois que seus filhos foram arrancados dela?
      Sofia se torturou para o resto de sua vida.

07 – O que se sabe sobre que aconteceu com as crianças?
      Que a menina foi para a caldeira e que o menino poderia estar vivo, sendo criado por uma família alemã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário