domingo, 5 de novembro de 2017

SIMULADO DE PORTUGUÊS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM DESCRITORES E GABARITO


01 – Leia o cartaz abaixo e responda à questão:


                        
De acordo com o texto, quem deve ser vacinado?
a)    Crianças com paralisia.
b)    Crianças menores de 5 anos.
c)    Meninas de várias idades.
d)    Meninos que tem 5 anos.

D.0 Compreender frases ou partes que compõem um texto.

02 – Leia o texto:

       

CANÇÃO DO EXÍLIO

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá,
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.
                                                      Gonçalves Dias, A. “Poesias Completas 2 ed.
                                                                     São Paulo: Saraiva, 1975. p. 83-84.

De acordo com o texto pode-se afirmar que o autor:
a)    Mora na cidade onde nasceu.
b)    Sente saudades de sua terra natal.
c)    Faz elogios ao lugar onde está morando.
d)    Quer morrer no lugar onde está vivendo.

D. 3 Inferir informações implícitas em um texto.

03 – No verso “Não gorjeiam como ”. O termo destacado refere-se a:
a)    Palmeiras.
b)    Minha terra.
c)    Sabiá.
d)    Céu.

D. 15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

04 – Leia o texto abaixo e responda a questão:

        Conheça o robô que tem como local de trabalho a maior floresta tropical do mundo!

        Ele tem uma tarefa muito importante: cuidar da floresta amazônica. Esse guardião é capaz de andar na água, na lama, na terra e na vegetação – e sem fazer barulho, para não incomodar nem os animais nem os moradores do lugar. Ele também é forte, aguenta até mordida de jacaré! E consegue obter dados importantes sobre a Amazônia, além de coletar amostras do local. Prepare-se para conhecer esse faz-tudo que é o robô ambiental híbrido.

                                                         Chico Mendes. www.cienciahoje.uol.com.br

Leia novamente a frase abaixo:

“Ele tem uma tarefa muito importante: cuidar da floresta amazônica”.

Nessa frase, o uso dos dois pontos (:) serve para:
a)    Marcar uma pergunta.
b)    Anunciar uma explicação.
c)    Indicar que alguém vai falar.
d)    Demonstrar surpresa.

D. 23 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

05 – Leia o texto e responda à questão:

    

    O ELEFANTE


      O Juquinha e outros dois garotos foram levados ao diretor do zoológico por causa de uma baita briga.
      O diretor começa o interrogatório:
      -- Quem é você e por que está aqui?
      -- Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes.
      Então o diretor perguntou ao segundo:
      -- Quem é você e por que está aqui?
      -- Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos elefantes.
      Então o diretor perguntou ao terceiro menino, que estava todo machucado:
      -- Quem é você e por que está aqui?

                                      Fonte Domenico, Guca; Sarrumar, Laert. O elefante. In:
                          Um campeonato de piadas. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.

O texto é engraçado porque:
a)    Juquinha e seus amigos foram levados para o diretor do zoológico.
b)    Os meninos jogaram amendoim no elefante.
c)    O terceiro menino tinha apelido de amendoim.
d)    O terceiro menino estava todo machucado.

D. 21 Identificar efeitos de ironia e humor em textos.

06 – Leia o texto:

                     

      MATAM OU ENGORDAM?


        Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças:
        “Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.
        Mas sem micróbios e bactérias também não dá para viver, porque há um montão deles que são essenciais para manter vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos antes de comer fica até meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha aquilo um exagero. É que os micróbios são microscópicos.
        Os micróbios – não há como negar – são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malária, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompõem o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.
        O vilão de nossa história, portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.

                                          Adaptado: Ciência hoje das crianças. Rio de Janeiro:
                                                                               SBPC, ano 6. n. 30, p. 20-23.
O assunto do texto é:
a)    A chatice dos micróbios.
b)    A falta dos micróbios.
c)    O papel dos micróbios.
d)    O desaparecimento dos micróbios.

D. 1 Identificar um tema ou sentido global de um texto.

07 – Leia o trecho abaixo retirado do texto:
No trecho: “... mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompões o corpo morto das plantas e animais...”, a palavra grifada significa:
a)    Que fazem mal.
b)    Que causam aborrecimentos.
c)    Que fazem bem.
d)    Que provocam doenças.

D. 5 Inferir o sentido de palavra ou expressão.

08 – Na frase: “E eles vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.” O termo destacado refere-se:
a)    Adultos.
b)    Crianças.
c)    Micróbios.
d)    Adultos e crianças.

D. 15 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

09 – Leia o texto abaixo:

                           

     A GALINHA MEDROSA


        Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
        Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
        -- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
        E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.


        A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

          Fonte: Lacocca, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.

De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
a)    Acordar com o nascer do sol.
b)    Ver sua própria sombra.
c)    Acordar antes das outras.
d)    Ver um bicho no galinheiro.

D. 2 Localizar informações explícitas em um texto.

10 – Leia o texto:

                           O DESPERDÍCIO DA ÁGUA

        A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene.
        Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derrete-las, etc.


A frase que expressa a opinião do autor é:
a)    “Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe (...)”
b)    “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derrete-las, etc.”
c)    “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água (...).”
d)    “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito (...).”

D. 10 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

11 – Leia o texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.”

        “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

O conselho dado por Ricardo Young pretende:
a)    Contribuir para a preservação das sacolas plásticas.
b)    Evitar desperdício das sacolas plásticas.
c)    Vender mais sacolas de pano.
d)    Evitar entupimento dos bueiros.
D. 3 Inferir informações implícitas em um texto.

12 – O texto acima tem a finalidade de:
a)    Divertir o leitor.
b)    Influenciar o leitor para que ele mude de atitude.
c)    Vender um produto.
d)    Contar uma história ao leitor.

D. 7 Identificar a função de textos de diferentes gêneros.

13 – Observe o quadrinho da Mafalda:


                                               Fonte: Quino, Joaquim. Toda Mafalda. São Paulo.
                                                                                 Martins Fontes, ed. 6, 2003.

A expressão de Mafalda, no último quadrinho, revela:
a)    Satisfação.
b)    Aborrecimento.
c)    Alegria.
d)    Realização.
D. 8 Interpretar textos que conjugam a linguagem verbal e não verbal.

14 – Leia o texto abaixo:

                         

   VIRA-PULGA


        “Eu sou um cachorro de cidade. Não tenho raça nenhuma, me chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de fura-saco, pois não existe mais lata de lixo hoje pela rua. Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino...”

                                            Fonte: Diléia Frate. Histórias de acordar. São Paulo.
                                                                 Companhia das Letrinhas, 1996. p. 69.

O cachorro se chama Palito por que:
a)    Late finíssimo.
b)    É um cachorro de rua.
c)    É um fura-saco.
d)    Não tem nenhuma raça.

D. 11 Reconhecer relações lógicos discursivas presentes no texto marcadas por conjugações, advérbios, etc.

15 – Observe a propaganda:


No trecho: “Sou Maluquinho, mas não sou doido de estragar meus livros!”. A palavra destacada estabelece uma relação de:
a)    Conclusão.
b)    Explicação.
c)    Contradição.
d)    Alternância.

D. 12 Estabelecer a relação de causa e consequência entre partes elementos do texto.

16 – Leia o texto:

                       

  O PULO
        A Onça encontrou o gato e pediu:
        -- Amigo Gato, você me ensina a pular?
        O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou.
        Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade, parecia um gato gigante.
        -- Você é um professor maravilhoso, amigo Gato!
        Dizia a Onça, agradando (...).

                                       Fonte: Francisco Marques. Contos e lendas populares.

Nesse texto, quem disse que a onça parecia um gato gigantefoi o:
a)    Professor.
b)    Gato.
c)    Leitor.
d)    Narrador.

D. 13 Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto.

17 – Leia o texto:

                       

    FANDANGO (dança cultura popular)


        É mais comum no sul e sudeste do país, principalmente no litoral. Os participantes formam rodas ou pares. Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo. Para isso, os homens usam botinas com saltos ou tamancos de madeira. O acompanhamento musical é feito por viola, rabeca, pandeiro e sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é conhecido como marujada.

                        Fonte: Almanaque recreio. São Paulo: Editora Abril, 2003. p. 92.

        No trecho “Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo”, as expressões em destaque dão ideia de:
a)    Ordem.
b)    Modo.
c)    Causa.
d)    Lugar.

D. 11 Reconhecer relações lógicas discursivas presentes no texto marcadas por conjunções, advérbios, etc.

18 – Leia o texto abaixo:

                              

        A GRALHA VAIDOSA


        Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias.
        “Vamos dar um jeito”, pensou ela.
        Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.
        Moral: Belas penas não fazem velos pássaros.

                         Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/agralhavaidosa.htm

O problema da gralha vaidosa começou quando ela:

a)    Decidiu participar do concurso.
b)    Teve as penas arrancadas.
c)    Apresentou-se diante de Júpiter.
d)    Usou as penas que não eram dela.

D. 19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.

19 – Observe a tirinha abaixo:


O humor na tirinha é provocado porque:
a)    Cascão não percebe a presença das moscas na sua cabeça.
b)    Cascão ficou bravo.
c)    Cascão não percebe a presença de sua amiga Mônica.
d)    As moscas saem voando.

D. 21 Identificar efeitos de ironia e humor em textos.

20 – Leia o texto abaixo:

                   

           ÁGUA: uma questão de sobrevivência.


        Ao mesmo tempo que precisamos evitar a poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos responsáveis. Atitudes de respeito e preservação do meio ambiente, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a partir de atitudes em sala de aula. Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo de água), calcular o consumo de água por pessoas e promover campanhas de redução de gasto são caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.
                                                        Revista Nova Escola – março/2007. pg. 17.

Qual é o principal assunto desse texto?

a)    A importância da atitudes em sala de aula.
b)    A poluição do planeta Terra.
c)    O monitoramento do hidrômetro.
d)    O consumo racional da água.

D. 1 Identificar um tema ou sentido global de um texto.

21 – Leia o texto abaixo:

        São Paulo, 24 de março de 2004.

        Querida vovó, hoje lembrei que uns dias atrás, você me perguntou de que eu tenho medo, então eu respondi que tenho medo do escuro. Aí você olhou para mim e perguntou o que é medo. Eu não soube responder. Então eu estive conversando com meus colegas da escola e descobrimos que o medo é uma palavra que arrepia o corpo, arregala os olhos, ergue os fios do cabelo, bate queixo e dentes, bambeia as pernas e molha as calças. Medo é uma palavra que tem a cara fria da morte, olhos de mula-sem-cabeça, transparência de fantasmas e corpo de alma do outro mundo. Tudo isso é o medo, por isso eu não consegui lhe responder, pois além do escuro, tenho medo de outras coisas. Papai me falou que quando estamos com medo precisamos fechar os olhos e esquecer que estamos com medo. Em julho, vou passar as férias aí na fazenda, então conversaremos mais sobre o medo.
        Um beijo do seu neto, Ricardo.

Esse texto é:
a)    Um anúncio.
b)    Um poema.
c)    Uma carta.
d)    Uma notícia.

D. 6 Identificar o gênero de um texto.

22 – Leia o texto abaixo:

                            

O MACACO E A VELHA

      Havia uma velha, muito velha, chamada Marocas. Ela possuía um lindo bananal. Mas a coitadinha da velha comia poucas bananas, pois havia um macaco que lhe roubava todas.
   Um dia, Marocas, cansada de ser roubada, teve uma ideia. Comprou no armazém vários quilos de alcatrão e com ele fez um boneco. Colocou-o num grande tabuleiro e o levou para o meio do bananal, pensando em dar uma lição no macaco.
        Logo que Marocas voltou para casa, lá veio o macaco Simão de mansinho. Quando avistou o boneco, zangou-se pensando que ele lhe roubava as bananas. O macaco, muito zangado deu-lhe uns sopapos ficando com a mão grudada no alcatrão. Deu-lhe um pontapé. Ficou preso no boneco também o seu pé. O macaco deu, então, uma cabeçada e ficou todinho grudado.
        Marocas, saindo do barraco, pegou o chicote e surrou o macaco e só parou, quando Simão, dando três pulos, desgrudou-se do alcatrão e fugiu.
        Certa manhã, Simão teve uma ideia para se vingar da velha Marocas. Ele entrou numa pele de leão que encontrou na floresta. Pulou o muro da casa da velha e escondeu-se no bananal.
        Quando a velha apareceu, Simão soltou um urro terrível e deu-lhe um bote. A velha gritou e tentou fugir, mas, naquele alvoroço, caiu bem no fundo do poço que havia no quintal.
        O macaco vendo o perigo que ela corria, ficou muito triste, pois assustá-la, mas não matá-la. Saiu bem rápido de dentro da pele e, olhando em volta, subiu num pé de jamelão, pegou num galho bem grosso e espichou bem o rabo até o fundo do poço.
        Os gritos chamaram a atenção dos vizinhos que, chegando ao bananal, surpreenderam-se com a cena.
        O macaco fazendo força, trazendo Marocas dependurada no seu rabo. Depois desse dia, as coisas mudaram. Marocas e o macaco ficaram amigos. Era uma beleza! Ela, em vez de pancadas, dava-lhe bananas e doces.

O que deu início à briga entre Marocas e o macaco?
a)    A lição que Marocas deu ao macaco.
b)    O boneco roubar as bananas do macaco.
c)    O macaco comer as bananas da Marocas.
d)    O macaco ter caído no poço.

D. 19 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.




sábado, 4 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ESTUDO ERRADO - GABRIEL O PENSADOR - COM GABARITO

Música(Atividades): Estudo Errado
                                              Gabriel O Pensador

 
– Atenção pra chamada! Aderbal?
- Presente!
- Aninha?
- Eu!
- Breno?
- Aqui!
- Carol?
- Presente!
- Douglas?
- Alô!
- Fernandinha?
- Tô aqui.
- Geraldo?
- Eu!
- Itamarzinho?
- Faltou.
- Juquinha?

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ignorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não aguentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio

Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora senão eu perco o meu emprego.

Interpretação da música:
1 – Qual o tema da música?
      O Sistema Educacional Tradicional.

2 – Destaque os pontos em que o compositor levanta problemas sociais.
      No verso: “A rua é perigosa...” fala da violência; já no verso: “A maioria das matérias que eles dão acho inútil” diz sobre a educação, e no verso: “Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios.

3 – Qual tipo de linguagem utilizada na música?
      Linguagem Informal.

4 – O texto é uma crítica? Em caso afirmativo a quem e o que.
      Sim. É uma crítica ao sistema educacional do país, mostrando a realidade decadente em que a educação se encontra.

5 – A quem o compositor se dirige no final da música quando diz “Encarem as crianças?”
      Aos políticos que tem sucateado as escolas públicas, desviando as verbas destinadas a elas em benefício próprio. Causando assim, um grande caos na educação.

6 – Você concorda com os argumentos de Gabriel o Pensador? Por quê?
      Sim. Pois a música faz refletir sobre a postura de uma educação tradicionalista, pela qual as escolas não cumprem seu papel corretamente, de forma que envolva realmente o aluno para que o mesmo possa aprender a conhecer seu real valor dentro da sociedade.

7 – Você acha que o compositor é argumentativo?
      Sim, para, cada parte da música ele usa um argumento, como exemplo na primeira parte indaga sobre a importância de estudar; na 2ª parte efetua uma crítica à falta de consciência política e estrutura familiar, e assim em toda a música.

8 – Por que o cantor diz “Não me digam que o Brasil foi descoberto por acaso?
      Ele faz uma insinuação sobre o “descobrimento” do Brasil, que é um eufemismo... (figura de linguagem que tem o objetivo de suavizar uma palavra ou expressão), uma maneira de tentar esconder o verdadeiro caráter da expedição que foi de invasão e dominação, pois já era habitado por índios.

9 – No trecho: “Meu pai nunca tem tempo pra nada”, o que o autor quis dizer?
      Que há uma falência da atmosfera familiar e diretamente influência a vida escolar da criança.

10 – Nos versos: “Não / A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil / Em vão, pouco interessantes, pro colégio!” Podemos perceber o que?

      Denota a falta de atenção dos alunos em relação a importância dos materiais estudadas na escola, ele não vê relevância para a sua vida no que está aprendendo, o que o deixa completamente desestimulado.

MÚSICA(ATIVIDADES): RECICLAGEM - MARCELO TORCA - COM GABARITO

Música(Atividades): Reciclagem
                                                Marcelo Torca

O importante é reciclar
Reciclar plástico, papel
O importante é reciclar
Para economizar
Se o papel vem da árvore
Para que derrubar mais uma
O importante é reciclar
Se o plástico vem do petróleo
Para que retirar mais
O importante é reciclar
Se o papel é jogado na rua
Vira poluição
Se o plástico é jogado na rua
Vira poluição
O importante é reciclar
Fazer papel reciclável não é difícil
Tem que ajuntar
Não jogar papel no chão
É importante
Recolher o papel
É importante
O plástico demora para decompor
Na terra
Por isso é importante reciclar
Mas para reciclar
Tem que ajuntar
Ajuntar para reciclar
O importante é reciclar
Ajuntar para reciclar
O importante é reciclar
Nem tudo é lixo
E se não aprendermos a reciclar
Nós é que seremos o lixo
Por isso
O importante é reciclar
Mas tem que ajuntar
O importante é reciclar
Nem tudo é lixo
O importante é reciclar
Eu não quero ser lixo
O importante é reciclar
Reciclagem.

Interpretação do texto:
1 – Qual é o título da música que você leu? Qual o significado dessa palavra?
      Reciclagem. Essa palavra significa refazer, renovar, modificar o que existia.

2 – Você concorda com o autor da música quando ele diz que é importante reciclar para economizar? Por quê?
      Sim. Pois com a reciclagem o que seria jogado no lixo pode se transformar em outro produto, economizando matéria-prima e poupando a natureza do lixo que seria mais um agente de poluição.

3 – O que você acha que o autor quer dizer nos versos:
                             “Mas para reciclar
                             Tem que ajuntar”
      Que os materiais que vão para o lixo têm de ser separados e armazenados em grandes quantidades, por categorias, para depois serem reciclados.

4 – Você concorda com o autor quando diz que “nem tudo é lixo”? Por quê?
      Sim. Muito do que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, existem pessoas que sobrevivem com os recursos que encontram nos lixos.

5 – Por que o importante é reciclar?
      Porque reciclando os materiais, não há necessidade de uma nova matéria-prima.

6 – Quando reciclamos o papel, qual o benefício dado a natureza?
      A diminuição do corte de árvores.

7 – Você acha que fazer a reciclagem, no dia de hoje é difícil?
      Resposta pessoal do aluno.

8 – Como o ser humano, pode ajudar a fazer a reciclagem?
      Juntando o lixo para a coleta seletiva, separando-os. Evitando jogas nas vias públicas.

9 – “... E se não aprendermos a reciclar / nós é que seremos o lixo”, o que este trecho da música quer nós transmitir?
      Que todo ser humano tem a obrigação de fazer a separação do lixo, para a reciclagem. Iniciando dentro de casa.

10 – Você sabe qual o tempo que leva para decompor: O plástico, o papel?

      Resposta pessoal do aluno.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): O SAL DA TERRA - BETO GUEDES - COM GABARITO

Música(Atividades): O Sal da Terra

                                       Beto Guedes
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra.

Interpretação do texto:

1 – Qual a mensagem da música O Sal da Terra?
      De amor, respeito e incentivo à preservação do planeta Terra.

2 – “... quero viver mais 200 anos” significa que o autor quer atingir essa idade ou que as gerações futuras consigam viver na terra por 200 anos ainda? Explique o porquê de sua resposta.
      Que as futuras gerações consigam viver na terra por mais 200 anos, pois a mensagem da música é de preocupação com a preservação da terra.

3 – Você acha que repartir melhor o pão irá ajudar na preservação do nosso planeta?
      Sim. Pois no mundo há pessoas que consomem muito e desperdiçam demais, em contrapartida, há pessoas que passam necessidade, inclusive alimentar. Se os alimentos fossem repartidos igualmente todos se alimentariam, não haveria desperdício nem fome no mundo.

4 – Em sua opinião, mudanças de comportamento e consciência ecológica individuais resolverão os problemas do meio ambiente? Por quê?
      Não. Os problemas do meio ambiente só serão resolvidos por atitudes coletivas, em escala mundial, pois as agressões que são feitas aqui atingem todo o planeta, e vice-versa.

5 – O que o autor quis dizer nos versos:
        “Terra, és o mais bonito dos planetas
        Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã”.
      Que o ser humano coloca o lucro, o dinheiro em primeiro lugar. Devasta a Terra pensando que desenvolvimento é sinônimo de acúmulo de riquezas retiradas à custa da destruição do planeta.

6 – Quem é o cantor? E qual o título da canção?
      Cantado por Beto Guedes. O Sal da Terra.

7 – “... Quero não ferir meu semelhante / Nem por isso quero me ferir”. O que você entende nestes versos?
      Resposta pessoal do aluno.

8 – O que significa banir do mundo a opressão? Conforme o texto.
      Significa unir o mundo contra poucos, que querem destruir o planeta.

9 – No trecho: “Recriar o paraíso agora / Para merecer quem vem depois”. Qual a mensagem que nos transmite?
      Que devemos cuidar melhor nossa Terra hoje, para que amanhã nossos filhos possam viver em harmonia com a natureza.

10 – Temos que deixar nascer, fluir, crescer e viver o amor, por quem?
      O Sal da Terra.

11 – Quando dizemos, “Leva tua vida em harmonia / E nos alimenta com seus frutos”. O que se entende?

      Que a Terra produz tudo o que o ser humano precisa, sem que seja necessário o desrespeito com a natureza.