01 – Leia o cartaz abaixo e responda à questão:
De acordo com o texto, quem deve ser vacinado?
a) Crianças
com paralisia.
b) Crianças menores de 5 anos.
c) Meninas
de várias idades.
d) Meninos
que tem 5 anos.
D.0 Compreender frases ou partes que compõem um
texto.
02 – Leia o texto:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá,
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.
Gonçalves Dias, A. “Poesias Completas 2 ed.
São Paulo: Saraiva, 1975. p. 83-84.
De acordo com o texto pode-se afirmar que o autor:
a) Mora
na cidade onde nasceu.
b) Sente saudades de sua terra natal.
c) Faz
elogios ao lugar onde está morando.
d) Quer
morrer no lugar onde está vivendo.
D. 3 Inferir informações implícitas em um
texto.
03 – No verso “Não gorjeiam como lá”. O termo destacado refere-se a:
a) Palmeiras.
b) Minha terra.
c) Sabiá.
d) Céu.
D. 15 Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua
continuidade.
04 – Leia o texto abaixo e responda a questão:
Conheça o
robô que tem como local de trabalho a maior floresta tropical do mundo!
Ele tem uma tarefa muito importante:
cuidar da floresta amazônica. Esse guardião é capaz de andar na água, na lama,
na terra e na vegetação – e sem fazer barulho, para não incomodar nem os
animais nem os moradores do lugar. Ele também é forte, aguenta até mordida de
jacaré! E consegue obter dados importantes sobre a Amazônia, além de coletar
amostras do local. Prepare-se para conhecer esse faz-tudo que é o robô
ambiental híbrido.
Chico Mendes. www.cienciahoje.uol.com.br
Leia novamente a frase
abaixo:
“Ele tem uma tarefa muito
importante: cuidar da floresta amazônica”.
Nessa frase, o uso dos dois
pontos (:) serve para:
a)
Marcar uma pergunta.
b)
Anunciar uma explicação.
c)
Indicar que alguém vai falar.
d)
Demonstrar surpresa.
D. 23 Reconhecer o
efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
05 – Leia o texto e responda
à questão:
O ELEFANTE
O Juquinha e outros dois garotos foram
levados ao diretor do zoológico por causa de uma baita briga.
O diretor começa o interrogatório:
-- Quem é você e por que está aqui?
-- Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos
elefantes.
Então o diretor perguntou ao segundo:
-- Quem é você e por que está aqui?
-- Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos
elefantes.
Então o diretor perguntou ao terceiro
menino, que estava todo machucado:
-- Quem é você e por que está aqui?
Fonte
Domenico, Guca; Sarrumar, Laert. O elefante. In:
Um campeonato de
piadas. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
O texto é engraçado porque:
a)
Juquinha e seus amigos foram levados para o
diretor do zoológico.
b)
Os meninos jogaram amendoim no elefante.
c)
O terceiro menino tinha apelido de
amendoim.
d)
O terceiro menino estava todo machucado.
D. 21 Identificar
efeitos de ironia e humor em textos.
06 – Leia o texto:
MATAM OU ENGORDAM?
Tem uma coisa que os adultos dizem que
eu tenho certeza de que aborrece as crianças:
“Vá lavar as mãos antes de comer! Ela
está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o
machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando:
“Coisa chata essa de micróbio!” E eles vão ficando com essa fama de
monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.
Mas sem micróbios e bactérias também
não dá para viver, porque há um montão deles que são essenciais para manter
vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos antes de comer fica até
meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha aquilo um exagero. É que
os micróbios são microscópicos.
Os micróbios – não há como negar – são responsáveis
por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malária, febre amarela,
paralisia infantil e um bocado de coisas mais. Mas também há inúmeros micróbios
benéficos, que decompõem o corpo morto das plantas e animais, transformando
suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das
plantas.
O vilão de nossa história, portanto,
não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto
com ele.
Adaptado: Ciência hoje das crianças. Rio de Janeiro:
SBPC, ano 6. n. 30, p. 20-23.
O assunto do texto é:
a)
A chatice dos micróbios.
b)
A falta dos micróbios.
c)
O papel dos micróbios.
d)
O desaparecimento dos micróbios.
D. 1 Identificar
um tema ou sentido global de um texto.
07 – Leia o trecho abaixo
retirado do texto:
No trecho: “... mas também
há inúmeros micróbios benéficos, que decompões o corpo morto das plantas
e animais...”, a palavra grifada significa:
a)
Que fazem mal.
b)
Que causam aborrecimentos.
c)
Que fazem bem.
d)
Que provocam doenças.
D. 5 Inferir o
sentido de palavra ou expressão.
08 – Na frase: “E eles
vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de
desleixo.” O termo destacado refere-se:
a)
Adultos.
b)
Crianças.
c)
Micróbios.
d)
Adultos e crianças.
D. 15 Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade.
09 – Leia o texto abaixo:
A GALINHA MEDROSA
Logo ao nascer do sol, uma galinha
medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída,
viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
-- Cocó... cococó... cocoricó...
socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda
arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
A barulheira acordou as outras galinhas
que, assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: Lacocca, Liliana e Michele. A
galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.
De acordo com o texto, o que
provocou medo na galinha:
a)
Acordar com o nascer do sol.
b)
Ver sua própria sombra.
c)
Acordar antes das outras.
d)
Ver um bicho no galinheiro.
D. 2 Localizar
informações explícitas em um texto.
10 – Leia o texto:
O DESPERDÍCIO DA
ÁGUA
A maioria das pessoas tem o costume de
desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem
aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por
causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que
encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para
proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene.
Soluções inviáveis e caras já foram
cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da
água do mar, transportar geleiras para derrete-las, etc.
A frase que expressa a
opinião do autor é:
a)
“Por causa do desperdício, a água tem de ser
buscada cada vez mais longe (...)”
b)
“São elas: retirar o sal da água do mar,
transportar geleiras para derrete-las, etc.”
c)
“A maioria das pessoas não têm o costume de
desperdiçar água (...).”
d)
“A maioria das pessoas têm o
costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água
vem aumentando muito (...).”
D. 10 Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato.
11 – Leia o texto abaixo que
pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento
global e outros desafios da atualidade.”
“Ao fazer compras, leve sua própria
sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do
Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de
participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os
lixões das grandes cidades.
O conselho dado por Ricardo
Young pretende:
a)
Contribuir para a preservação das
sacolas plásticas.
b)
Evitar desperdício das sacolas plásticas.
c)
Vender mais sacolas de pano.
d)
Evitar entupimento dos bueiros.
D. 3 Inferir informações
implícitas em um texto.
12 – O texto acima tem a
finalidade de:
a)
Divertir o leitor.
b)
Influenciar o leitor para que ele
mude de atitude.
c)
Vender um produto.
d)
Contar uma história ao leitor.
D. 7 Identificar a
função de textos de diferentes gêneros.
13 – Observe o quadrinho da
Mafalda:
Fonte:
Quino, Joaquim. Toda Mafalda. São Paulo.
Martins Fontes, ed. 6, 2003.
A expressão de Mafalda, no
último quadrinho, revela:
a)
Satisfação.
b)
Aborrecimento.
c)
Alegria.
d)
Realização.
D. 8 Interpretar
textos que conjugam a linguagem verbal e não verbal.
14 – Leia o texto abaixo:
VIRA-PULGA
“Eu sou um cachorro de cidade. Não
tenho raça nenhuma, me chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade
deviam me chamar de fura-saco, pois não existe mais lata de lixo hoje pela rua.
Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome: Palito, que
foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino...”
Fonte: Diléia
Frate. Histórias de acordar. São Paulo.
Companhia das Letrinhas, 1996. p. 69.
O cachorro se chama Palito
por que:
a)
Late finíssimo.
b)
É um cachorro de rua.
c)
É um fura-saco.
d)
Não tem nenhuma raça.
D. 11 Reconhecer
relações lógicos discursivas presentes no texto marcadas por conjugações,
advérbios, etc.
15 – Observe a propaganda:
No trecho: “Sou Maluquinho, mas
não sou doido de estragar meus livros!”. A palavra destacada estabelece uma
relação de:
a)
Conclusão.
b)
Explicação.
c)
Contradição.
d)
Alternância.
D. 12 Estabelecer
a relação de causa e consequência entre partes elementos do texto.
16 – Leia o texto:
O PULO
A Onça encontrou o gato e pediu:
-- Amigo Gato, você me ensina a pular?
O Gato ficou muito desconfiado, mas
concordou.
Nas últimas aulas, a Onça pulava com
rapidez e agilidade, parecia um gato gigante.
-- Você é um professor maravilhoso,
amigo Gato!
Dizia a Onça, agradando (...).
Fonte:
Francisco Marques. Contos e lendas populares.
Nesse texto, quem disse que
a onça “parecia um gato gigante” foi o:
a)
Professor.
b)
Gato.
c)
Leitor.
d)
Narrador.
D. 13 Identificar
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto.
17 – Leia o texto:
FANDANGO (dança cultura popular)
É mais comum no sul e sudeste do país,
principalmente no litoral. Os participantes formam rodas ou pares. Em algumas
variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para
marcar o ritmo. Para isso, os homens usam botinas com saltos ou tamancos de
madeira. O acompanhamento musical é feito por viola, rabeca, pandeiro e
sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é conhecido como marujada.
Fonte: Almanaque recreio. São Paulo: Editora
Abril, 2003. p. 92.
No trecho “Em algumas variações, os
dançarinos arrastam os pés, enquanto
em outras, batem os pés para marcar
o ritmo”, as expressões em destaque dão ideia de:
a)
Ordem.
b)
Modo.
c)
Causa.
d)
Lugar.
D. 11 Reconhecer
relações lógicas discursivas presentes no texto marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
18 – Leia o texto abaixo:
A GRALHA VAIDOSA
Júpiter deu a notícia de que pretendia
escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles
comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo
arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas
às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que
tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito
feias.
“Vamos dar um jeito”, pensou ela.
Depois que os outros pássaros foram
embora, muitas penas ficaram pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e
prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era
mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram
diante do trono de Júpiter; Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha
para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros
avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando
a gralha exatamente como ela era.
Moral: Belas penas não fazem velos
pássaros.
O problema da gralha vaidosa
começou quando ela:
a)
Decidiu participar do concurso.
b)
Teve as penas arrancadas.
c)
Apresentou-se diante de Júpiter.
d)
Usou as penas que não eram dela.
D. 19 Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
19 – Observe a tirinha
abaixo:
O humor na tirinha é
provocado porque:
a)
Cascão não percebe a presença das
moscas na sua cabeça.
b)
Cascão ficou bravo.
c)
Cascão não percebe a presença de sua amiga
Mônica.
d)
As moscas saem voando.
D. 21 Identificar
efeitos de ironia e humor em textos.
20 – Leia o texto abaixo:
ÁGUA: uma questão de sobrevivência.
Ao mesmo tempo que precisamos evitar a
poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a
torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos
responsáveis. Atitudes de respeito e preservação do meio ambiente, em
particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a partir de atitudes
em sala de aula. Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo de água), calcular
o consumo de água por pessoas e promover campanhas de redução de gasto são
caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.
Revista Nova Escola – março/2007. pg. 17.
Qual é o principal assunto
desse texto?
a)
A importância da atitudes em sala de aula.
b)
A poluição do planeta Terra.
c)
O monitoramento do hidrômetro.
d)
O consumo racional da água.
D. 1 Identificar
um tema ou sentido global de um texto.
21 – Leia o texto abaixo:
São Paulo, 24 de março de 2004.
Querida vovó, hoje lembrei que uns dias
atrás, você me perguntou de que eu tenho medo, então eu respondi que tenho medo
do escuro. Aí você olhou para mim e perguntou o que é medo. Eu não soube
responder. Então eu estive conversando com meus colegas da escola e descobrimos
que o medo é uma palavra que arrepia o corpo, arregala os olhos, ergue os fios
do cabelo, bate queixo e dentes, bambeia as pernas e molha as calças. Medo é
uma palavra que tem a cara fria da morte, olhos de mula-sem-cabeça,
transparência de fantasmas e corpo de alma do outro mundo. Tudo isso é o medo,
por isso eu não consegui lhe responder, pois além do escuro, tenho medo de
outras coisas. Papai me falou que quando estamos com medo precisamos fechar os
olhos e esquecer que estamos com medo. Em julho, vou passar as férias aí na
fazenda, então conversaremos mais sobre o medo.
Um beijo do seu neto, Ricardo.
Esse texto é:
a)
Um anúncio.
b)
Um poema.
c)
Uma carta.
d)
Uma notícia.
D. 6 Identificar o
gênero de um texto.
22 – Leia o texto abaixo:
Havia uma velha, muito velha, chamada
Marocas. Ela possuía um lindo bananal. Mas a coitadinha da velha comia poucas
bananas, pois havia um macaco que lhe roubava todas.
Um dia, Marocas, cansada de ser
roubada, teve uma ideia. Comprou no armazém vários quilos de alcatrão e com ele
fez um boneco. Colocou-o num grande tabuleiro e o levou para o meio do bananal,
pensando em dar uma lição no macaco.
Logo que Marocas voltou para casa, lá
veio o macaco Simão de mansinho. Quando avistou o boneco, zangou-se pensando
que ele lhe roubava as bananas. O macaco, muito zangado deu-lhe uns sopapos ficando
com a mão grudada no alcatrão. Deu-lhe um pontapé. Ficou preso no boneco também
o seu pé. O macaco deu, então, uma cabeçada e ficou todinho grudado.
Marocas, saindo do barraco, pegou o
chicote e surrou o macaco e só parou, quando Simão, dando três pulos,
desgrudou-se do alcatrão e fugiu.
Certa manhã, Simão teve uma ideia para
se vingar da velha Marocas. Ele entrou numa pele de leão que encontrou na
floresta. Pulou o muro da casa da velha e escondeu-se no bananal.
Quando a velha apareceu, Simão soltou
um urro terrível e deu-lhe um bote. A velha gritou e tentou fugir, mas, naquele
alvoroço, caiu bem no fundo do poço que havia no quintal.
O macaco vendo o perigo que ela corria,
ficou muito triste, pois assustá-la, mas não matá-la. Saiu bem rápido de dentro
da pele e, olhando em volta, subiu num pé de jamelão, pegou num galho bem
grosso e espichou bem o rabo até o fundo do poço.
Os gritos chamaram a atenção dos
vizinhos que, chegando ao bananal, surpreenderam-se com a cena.
O macaco fazendo força, trazendo
Marocas dependurada no seu rabo. Depois desse dia, as coisas mudaram. Marocas e
o macaco ficaram amigos. Era uma beleza! Ela, em vez de pancadas, dava-lhe
bananas e doces.
O que deu início à briga
entre Marocas e o macaco?
a)
A lição que Marocas deu ao macaco.
b)
O boneco roubar as bananas do
macaco.
c)
O macaco comer as bananas da Marocas.
d)
O macaco ter caído no poço.
D. 19 Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.