sábado, 21 de setembro de 2024

SONETO: A UMA AUSÊNCIA - ANTÔNIO BARBOSA BACELAR - COM GABARITO

 Soneto: A uma ausência

            Antônio Barbosa Bacelar

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado

No rigoroso fogo que me alenta;

O mal, que me consome, me sustenta;

O bem, que me entretém, me dá cuidado.

 
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVeu1BGe5mtUu_xuGcRsWmAzI0LxRorGI0rR7hAU460NBl185N2zEowUkBMYMKN8EyZ39QhzERlY0Fat_c_pXCbtDzFxRnoDcNavRon8Bo15Q1jJdkKg195tslRvk8wQy-s3EQFTL7EdzAe-xNoq9bgT9MU4LnOIsG3I6Mn8El82c3XilSqtfTaY3OejY/s1600/AUSENCIA.jpg

 

Ando sem me mover, falo calado;

O que mais perto vejo, se me ausenta,

E o que estou sem ver, mais me atormenta;

Alegro-me de ver-me atormentado.

 

Choro no mesmo ponto em que me rio;

No mor risco me anima a confiança;

Do que menos se espera estou mais certo.

 

Mas se de confiado desconfio,

É porque, entre os receios da mudança,

Ando perdido em mim como em deserto.

António Barbosa Bacelar, in 'Fénix Renascida'.

Fonte: livro Língua e Literatura – Faraco & Moura – vol. 1 – 2º grau – Edição reformulada 9ª edição – Editora Ática – São Paulo – SP. p. 255.

Entendendo o soneto:

01 – Qual a principal emoção expressa pelo eu lírico no soneto?

      O eu lírico expressa uma intensa angústia e confusão. Ele se sente dividido entre sentimentos contraditórios, como prazer e dor, movimento e imobilidade. A ausência parece ter criado um estado de perturbação interna que o impede de encontrar paz.

02 – Como a ausência é representada no poema?

      A ausência não é representada de forma concreta, mas sim como uma força que domina o eu lírico. Ela é a causa do sofrimento e da perturbação interior, e parece estar presente em todos os momentos da vida do poeta. A ausência é tanto física quanto emocional, e se manifesta de diversas formas no poema.

03 – Quais os paradoxos presentes no soneto?

      O soneto é repleto de paradoxos, como "sinto-me, sem sentir", "o mal, que me consome, me sustenta" e "alegro-me de ver-me atormentado". Esses paradoxos revelam a complexidade dos sentimentos do eu lírico e a impossibilidade de encontrar uma explicação lógica para seu sofrimento.

04 – Qual o significado da imagem do deserto no final do soneto?

      O deserto representa o estado de solidão e desorientação interior do eu lírico. Ele se sente perdido em si mesmo, sem encontrar um caminho para sair daquela situação de angústia. O deserto simboliza a vastidão e a aridez da sua alma.

05 – Como a linguagem do poema contribui para a construção do sentido?

      A linguagem do poema é marcada por um alto grau de subjetividade e expressividade. O uso de antíteses, paradoxos e imagens fortes cria um clima de tensão e intensifica a experiência emocional do leitor. A linguagem poética permite que o eu lírico expresse de forma intensa e complexa seus sentimentos de angústia e desespero.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário